A importância de filmes como Pantera Negra

março 06, 2018


Olá leitores!
Finalmente consegui assistir Pantera Negra nos cinemas! Eu já imaginava que o filme iria me agradar, mas sinceramente, superou minhas expectativas. Mas hoje não vou fazer uma resenha propriamente dita. Na verdade eu estava refletindo sobre a repercussão do filme e sobre todas essas pessoas que passaram se sentir um pouquinho mais representadas. 

Parece surreal o que um simples filme de super herói pode fazer. Mas é claro que não estamos falando de um simples filmes de super herói, e sim de representatividade. Essa palavrinha que incomoda alguns e que significa tanto para muitos outros. 

Desde 2018, quantos filmes de super heróis com protagonistas negros saíram nos cinemas? Ou quantos filmes com protagonistas negros tiveram o mesmo destaque? Bem poucos...

Esse não é meu lugar de fala e eu não tenho essa pretensão. Meu único objetivo é tomar essa situação como exemplo para mostrar que existe SIM racismo ainda no mundo e no Brasil. Por isso é tão importante que existam filme enaltecendo a figura do negro como o Pantera Negra fez. 



Eu senti esse gostinho de ser representada quando saiu o filme da Mulher Maravilha. Nossa, ver uma mulher forte, corajosa, independente e segura de si nas telonas, lutando em guerras e derrotando inimigos. O que eu não daria para ter essa referência de força feminina desde pequena, quando eu era uma garota insegura, tímida e que me achava fraca. 

Os filmes, livros e desenhos tem esse poder. Ainda mais quando se é criança e você ainda é inocente e influenciável. Imagine se influenciar por mulheres fortes assim? Crescer sabendo que existe essa possibilidade, de ser determinada e corajosa e ir atrás do que quer sem nada te prendendo. 

É mais ou menos assim que eu imagino que o filme Pantera Negra esteja fazendo as pessoas se sentirem. Depois de anos de repressão (que ainda acontece), ver uma figura negra forte, em uma posição de poder como é o caso do T'challa que se torna rei. Imagine uma criança negra vendo esse personagem e se inspirando nele? Em sua força?



E o que dizer das mulheres desse filme? Eu fico arrepiada só de pensar! Guerreiras habilidosas, usando somente sua força e inteligência para se destacar. Sem ter que apelar para o esteriótipo de que as mulheres conseguem as coisas na base da sedução somente. 



Enfim, Pantera Negra tem muito o que nos ensinar e espero que venham mais filmes e mais referência assim para nosso mundo, porque estamos precisando desesperadamente!

You Might Also Like

9 comentários

  1. Quero muito assistir esse filme :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu que nem sou mt fa de filme de super herois quero super ver esse, tem uma representatividade super bacana e necessaria mesmo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Caraca, disse tudo! Realmente é um modo fácil e de ótima influência as crianças, mas ainda não assisti!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rai!
    Só de lembrar desse filme eu tenho vontade de chorar de tão maravilhoso que ele é. Tanta representatividade tanto negra quanto da mulher negra que muitas vezes é objetificada. Só quero mais mais e mais.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rai!
    CARA ESSE FILME É LINDO, simplesmente. Eu me apaixonei pela forma como abordaram tantas culturas dentro de um país, exaltando todos os povos e a inteligencia dos personagens. Eles não são previsiveis, tanto que ate as piadas que me incomodam paca nos filmes da Marvel, me cativaram muito ai, porque funcionaram. Era inesperada. Sério. E essas mulheres. JESUS! As guardas do rei SÃO FODASTICAS DEMAIS <3

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, esqueci de dizer que AMEI ESSE TEXTO <3 Amei mesmo. Todo mundo deve ler <3 Jesus <3

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Canal

Canal
Se inscreva!

Facebook

Estou lendo

Estou lendo