Superando a ressaca literária

novembro 23, 2017


Todo leitor um pouco mais ávido já passou por uma ressaca literária e se não passou ainda, certamente passará. Ou seja, esse post é para você também, é para todo mundo, pois falaremos aqui de como superá-la. 


Eu já comentei aqui no blog algumas vezes sobre minha história com a leitura. Até pela minha profissão leio com certa frequência, ler bastante sempre foi um requisito básico para qualquer jornalista.

Desde que comecei a namorar a Raíssa, que é uma leitora mais efetiva do que eu e consegue ler livros com quantidade razoável de páginas em apenas um dia, algo que eu nem tento fazer, eu engatei uma sequencia de ótimos livros em um ritmo mais acelerado, incentivado por ela.

Aí ela me emprestou um livro já tem quase um mês e eu não tinha lido nada dele, não conseguia ler, começava e parava e mesmo sem perceber abandonei de vez. Quando contei isso, ela disse “você está com ressaca literária”. 

Acredito que a maioria aqui está familiarizada com o esse termo, todo leitor já deve ter passado ao menos uma vez por isso, aquelas coisas que são inerentes à atividade. Mas já estou superando, maravilha!

Seja por gostar muito de uma leitura e passar um tempo assimilando seu fim, o motivo mais normal, ou por ler bastante em um curto espaço de tempo, a ressaca literária bate forte quando chega. Mas, não tem jeito é melhor enfrenta-la de uma vez para poder voltar aos nossos queridos livros.




Para isso, não tem muito segredo, a melhor forma de curá-la e começar a ler novamente, seja um livro menor, algum conto ou crônica, ou até mesmo relendo algum título que gostamos muito.

Por outro lado, alguns também tentam respeitar o próprio tempo, se a vontade de ler ainda não voltou, seguem com outra atividade, esfriam a cabeça até que o interesse pelos livros volte.

Seja qual for o método escolhido, é importante saber que a ressaca literária é temporária e no seu devido tempo ela se despedirá, pelo menos até o próximo ciclo de leitura se completar e aí é provável que ela volte. O bom é que nesse momento nós já sabemos como curá-la.


You Might Also Like

6 comentários

  1. Ixeee nem me fale
    eu tenho qd leio uma série...
    Terminei hoje o terceiro livro da série Royals e acho (certeza) q li rapido demais
    hehehehehehehe
    to sem conseguir focar em outra coisa, minha cabeça tá na história!

    Ainda bem que passa, ufaaaaaaaa
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Fernanda!
      Ah foi mais ou menos o que aconteceu comigo dessa vez, as últimas leituras fluíram tão bem que li super rápido. Agora, to meio travado para voltar ao ritmo.
      Simm!! Ainda bem mesmo, comigo já está passando.
      Bjão!

      Excluir
  2. Oi, Handerson!
    Eu tive meio que uma ressaca literária depois que terminei o TCC. Eu estava ávida a voltar meu ritmo de leitura que eu acabei entrando em uma ressaca. Mas segui o baile..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Luiza!!
      Ahhh você sabe que aconteceu exatamente o mesmo comigo, teve até um texto aqui que falei sobre isso. Tive que ler tanto para o meu TCC que quando entreguei passei um tempão sem ler absolutamente NADAAA! HAHA
      Ai voltei a ler bem, e já tive outra, mas já ta passando.
      Beijos!

      Excluir
  3. Ressaca literária é pior do que bebida, gente.
    Eu estava assim há alguns meses atrás e pra mim o que deu certo foi justamente me afastar. Na minha cabeça eu tinha que ler e produzir e estava vendo como obrigação..
    Depois de semanas fiz o que vc sugeriu peguei um livro que gosto muito e reli <3

    Melhor sensação
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Handerson, ressaca literária é terrível mesmo, mas eu concordo com vc, o melhor pra superar é lendo mesmo, sempre escolho algo mais leve nesses casos. Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Canal

Canal
Se inscreva!

Facebook

Estou lendo

Estou lendo
A Maldição do Tigre