5 coisas para saber sobre fazer uma tatuagem

Quando se decide fazer uma tatuagem é normal ter uma série de dúvidas. Veja aqui 5 coisas que você precisa saber sobre essa arte cada diz mais comum.

Embora esse assunto seja de certa forma até bastante debatido, inclusive já foi abordado aqui no blog e você pode relembrar aqui, ainda me deparo com tantas dúvidas sobre o tema fazer uma tatuagem que resolvi escrever esse texto e também porque a Raíssa (namorada e criadora desse blog) fez uma recentemente e fiquei com isso na cabeça, além da vontade de eu mesmo fazer mais uma.

Primeiramente gostaria de deixar claro que não sou nenhum especialista, escrevo aqui as minhas impressões, formada pela minha experiência e por conversas com amigos tatuadores e outros que são tatuados, o que pode ajudar a quem ainda está na dúvida se deve ou não fazer a sua também.

A cada dia que passa é mais comum ver pessoas decidindo fazer uma tatuagem, uma arte muito mais antiga do que se imagina. Fazer um desenho na pele já deixou de ser algo de “marginal”, como se dizia por muita gente por aí, durante muito tempo. E aqui, logo de cara já está a primeira coisa que você que pensa em se tatuar precisa saber.

Antigamente, embora em uma época nem tão distante assim, era bem comum você ouvir coisas do tipo: “mas é coisa de maloqueiro”, “homem tatuado já é feio, mulher então...”, “gente tatuada não consegue emprego”.

Evidente que tudo isso é um preconceito sem sentido, um mito que vem sendo derrubado ano a ano e que já não tem mais espaço em uma sociedade cada vez mais aberta e mais tolerante, ainda que eu seja obrigado a reconhecer que falta um longo caminho até chegarmos ao ideal, por enquanto estamos caminhando para o aceitável.

Antes de começar, apenas uma ressalva, algo que não coloquei na lista, porém, muito importante. Tatuagem é tipo ordem judicial, "não se discute, se acata".  Se a pessoa que faz a tatuagem está feliz, gosta do desenho, é apenas isso que importa.

Dito isso, quem vai partir para seu primeiro desenho na pele, aqui vão 5 importantes coisas que você vai querer saber nesse momento tão importante e para quem já tem tatuagem mas ainda possui algum tipo de receio sobre algum dos tópicos.

1 – NÃO É COISA DE VAGABUNDO!
- Como eu disse acima, esse tipo de coisa que durante muito tempo ouvia-se repetidamente por aí não condiz com a verdade em hipótese alguma. Primeiro que não é um desenho na pele que vai definir o caráter de alguém, e segundo, hoje em dia muita gente, de todas as idades e profissões tem alguma tatuagem, até mesmo em ambientes de trabalho onde antes não era visto com bons olhos. Portanto, não caia nesse papo furado.

2 – DÓI MUITO?
- Essa é uma das dúvidas mais comuns. E a resposta é impossível dar com precisão, simplesmente porque cada um encara a dor de uma forma, tem limites particulares em que a suporta. Já ouvi várias pessoas com tatuagens nos mesmos lugares que eu falar que sentiram uma dor absurda, enquanto eu aguentei muito bem, até gosto da dor. Ela é totalmente suportável. Porém, como eu disse cada um vai sentir em um grau, existem uma série de variáveis que vão influenciar nesse quesito, desde o local da tatuagem até a técnica do tatuador.

3 – E QUANDO EU FICAR VELHO?
- Essa é outra bem comum e que, honestamente, pra mim é uma preocupação bem esquisita, apesar de ouvir bastante esse tipo de questionamento, talvez por acharem que apenas jovens podem ter tatuagem, o que é outra besteira sem tamanho que anos de preconceito criou. Oras, vamos ficar velhos de qualquer forma, tatuados ou não. Seremos velhos tatuados, assim como muitos outros e nada disso vai fazer diferença alguma. Inclusive, muita gente já com certa idade faz sua primeira tatuagem, provando que isso não tem nada a ver, fique tranquilo.

4 – TEM QUE TER ALGUM SIGNIFICADO?
- Não, não tem! É claro que se você quer fazer uma tatuagem com um significado especial, ótimo! Mas fazer um desenho simplesmente porque achou bonito não tem problema nenhum. Todas as minhas tatuagens possuem algum significado (bem pessoais, por isso não curto muito explicar o que elas significam para quem não conheço bem rs), mas, se não tiver, sua tatuagem vai ser importante da mesma forma. Mas se eu fosse dar um conselho, seria para tatuar algo que tivesse a ver com você, com sua personalidade, afinal, ela vai te acompanhar pra vida toda, um clichê, é verdade, porém verdadeiro.

5 – E SE EU ME ARREPENDER?
- E pra fechar, a campeã, sem dúvida o maior receio de grande parte das pessoas que querem fazer uma tatuagem. Acredite, o número de arrependimentos é extremamente baixo em comparação com com o de tatuagens feitas, eu, por exemplo, não conheço ninguém que tenha se arrependido. A tatuagem vai ser parte de você, irá se orgulhar dela, é muito difícil se arrepender depois de feita. Porém, desde que você pense bem no tipo de desenho que irá fazer, isso é importante. Claro que tem aqueles casos clássicos de pessoas que fazem com o nome de namorado(a), aí a relação termina e a pessoa se arrepende, inclusive, conversando com amigos tatuadores eles sempre falam que esse é o maior motivo de arrependimentos e coberturas por outra tattoo, mas isso é um caso à parte. Se não quer correr o risco de se arrepender, pense com calma, escolha com certa lucidez, peça opiniões, mas também não seja influenciado, e o principal, se tiver na dúvida não faça ainda, espere para ter 100% de certeza que não tem erro.

Caso você que pensa em fazer uma tattoo e está na dúvida, espero ter ajudado com essas 5 dicas, esclarecimentos até. Ter uma tatuagem é muito legal, além de, na minha opinião, ser realmente muito bonito.


Handerson

2 comentários:

  1. minha dica é, faz logo! haha se pensar demais a gente no faz nada, eu tenho 6 tattoos e sempre pretendo fazer mais!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!! Realmente, tem bastante gente que defende essa linha de pensamento. E o bom é que a maioria das dúvidas fica apenas na primeira tattoo.
      Beijos!

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Instagram