Eventos como a Bienal do Livro são mais que importantes, são essenciais


Um dos principais eventos literários do país, a 18ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, mostra toda sua importância e tem como uma das principais funções incentivar o hábito da leitura e fidelizar ainda mais o público que já é fiel a essa prática

Como todos vocês sabem, começou na última quinta, 31, a 18ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, evento que é um verdadeiro sonho e lugar perfeito para os amantes da literatura.

E como não poderia deixar de ser, o O Outro Lado da Raposa está presente no evento muito bem representado na figura da Raíssa, portanto, quem quiser ficar por dentro do que está acontecendo basta ficar de olho nas redes sociais do blog.

O que é importante que todos saibam, e cada vez é necessário reforçar esse tipo de informação, é que a Bienal do Livro é daqueles eventos que carregam consigo uma importância muito maior do que alguns possam imaginar. Claro que para quem vive de forma mais efetiva o mundo da literatura dizer isso é lugar comum.

Stand da Cia das Letras, na Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Foto: Raíssa Martins

Mas para aqueles que eventualmente têm algum tipo de contato com a leitura é sempre bom reforçar, o impacto de eventos literários dessa magnitude é imenso e muitas vezes pode passar batido.
Já não é novidade nenhuma que o ritmo de leitores no Brasil nunca foi dos mais acelerados, infelizmente somos um país que lê pouco, basta fazer uma comparação simples com outros países, inclusive com os nossos “subdesenvolvidos” vizinhos sul-americanos, para chegar a dados bem alarmantes. "Em 2014, vendíamos, em média, 2,75 milhões de livros por ano. Em 2016, verificamos que esse número caiu para 2,25 milhões. Isso coloca o Brasil nas ultimas posições no ranking de livros consumidos em países da América Latina. Sobretudo se compararmos o desempenho nacional com nações como Argentina, Chile e México", disse ao G1, o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Marcos da Veiga Pereira.

Inclusive um levantamento que esse mesmo Sindicato, fez recentemente, mostra que, entre 2014 e 2016, houve uma queda de 20% no número total de livros vendidos no País. Complicado né!?
Não vou nem entrar no mérito da questão dos motivos desse tipo de dado, pois exigiria uma reflexão muito mais ampla e talvez o principal deles nós já sabemos, a internet.

O que necessário é que exista uma consciência daqueles que detém o poder de mudar essa situação, oferecendo ferramentas para que a leitura no Brasil ocupe um lugar de destaque na sociedade. Ações como facilitar o acesso a leitura, seja através de preços mais baixos nos títulos, ingressos mais baratos para os eventos, incentivo a escritores nacionais, mais eventos literários como a Bienal do Livro e por aí vai.

Entendo que tudo isso pode ser complicado por uma série de fatores, honestamente eu não saberia dizer como essas coisas poderiam ser feitas, mas tenho certeza que existem pessoas altamente capacitadas para isso e com um pouco de boa vontade é totalmente possível.

Tudo isso passa por uma reformulação no cenário literário nacional, onde as editoras tem papel fundamental, seja trazendo seus escritores de sucesso para o país, promovendo encontros, palestras, workshops, o máximo para que as pessoas que não tem o costume de ler possam despertar esse desejo e aumentando cada vez mais os interesses nos que já estão imersos nesse universo.



Comentários

  1. ah as bienais sao mesmo eventos mt incriveis, eu procuro ir nas de SP sempre que posso, adorei saber mais dessa que está rolando no RJ

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo né Lívia!? Eu também tento prestigiar sempre que possível, pena que nessa do Rio não deu, mas aqui em SP quase sempre estou por lá

      Excluir
  2. Fico babando nas fotos e comentários de quem conseguiu ir à Bienal
    Um vontade de correr p lá hehehehe
    Tô vendo se terá por aqui em PE, tomara que tenha e q eu consiga ir!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma baita vontade mesmo né Fernanda, e pelo que estou ouvindo falar, essa está bem bacana. Tomara que tenha por aí também aí você consegue aproveitar tudo.
      Beijoos!!

      Excluir
  3. Concordo com você, esses eventos são essenciais. Eles dão visibilidade a nós, leitores e colocam em alto relevo a necessidade de incentivar o habito de ler... e nossa como o Brasil é carente disso.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com