Resenha: Foo Fighters - Learning to fly


Resenha Foo Fighters Learning to fly

*resenha postada originalmente no Estante Diagonal

Como já vem escrito na própria capa, Foo Fighters Learning to Fly é a biografia definitiva de uma das bandas de rock mais importantes do cenário musical atual. O livro faz uma trajetória desde o início da carreira do vocalista, guitarrista e líder da banda Dave Grohl até o momento atual da banda Foo Fighters.

Sou fã da banda desde que eu tinha 14 ou 15 anos. Desde a primeira vez que vi Dave em cima de um palco, pulando e berrando no microfone foi amor à primeira vista. Algumas pessoas se surpreendem quando digo que essa é, sem dúvida, minha banda favorita porque eu gosto de muitos estilos diferentes de música. Porém, acompanho o Foo Fighters há muito tempo e sou completamente apaixonada pelas músicas, apresentação ao vivo e, claro, pelo próprio Dave Fuckin*** Grohl! Infelizmente nunca tive a oportunidade de ir a um show deles, até porque a banda se apresentou poucas vezes no Brasil. Mas através do livro de Mick Wall fui capaz de conhecer mais a fundo como tudo começou e os caminhos que levaram Dave a pegar firme com a nova banda.

O autor já anuncia de imediato que o livro focará mais no Dave em si, pois afinal de contas ele foi quem criou a banda e esse sonho sempre foi dele. Tanto é que o primeiro álbum ele gravou completamente sozinho, a guitarra, a bateria, o vocal. Tudo foi ele quem escreveu, produziu e gravou em um estúdio. Só depois do primeiro álbum já finalizado é que Dave foi atrás de outras pessoas para integrar a banda. Por este motivo analisar a trajetória dele, desde seus primeiros passos no mundo da música, passando por seu período no Nirvana, até chegar aos dias de hoje é tão importante.

E a partir da descrição de Mick podemos perceber como o Nirvana influenciou Dave em cada decisão que ele tomou com o Foo Fighters para não cometer os mesmos erros e se manter sempre com o pé no chão. Além do fato de ele ter se tornado seu próprio empresário e sempre ficar atento a cada detalhe sobre sua banda e sua carreira. Dave se tornou um dos grandes nomes no meio musical, principalmente no rock contemporâneo. 

Outro ponto interessante do livro é que ficamos sabendo em detalhes como foi a criação das músicas mais emblemáticas da banda e o quanto Dave lutou para se distanciar da imagem de baterista do Nirvana e se estabelecer como vocalista e líder do Foo Fighters. Querendo ou não, todos ainda o associam muito com sua antiga banda, mas Dave deixou claro que superou o triste falecimento de Kurt Cobain e seguiu em frente com sua carreira.

Também conhecemos mais de perto sua personalidade leve e engraçada, sem deixar de lado a seriedade quando necessário. Como ele mesmo já disse - você não se torna o maior astro mundial de rock sendo um cara legal. O que nos dá uma ideia de que para gerar um negócio como o Foo Fighters é preciso ter pé no chão e pulso firme.



Falando um pouco sobre a parte editorial e gráfica do livro, acredito que a Planeta fez um ótimo trabalho, tanto com a foto da capa, quanto com as fotos que vão bem no meio do livro e que ilustram a carreira de Dave e a trajetória do Foo Fighters em seus momentos mais simbólicos. Por tanto, para aqueles que são fãs de música e/ou fãs do Foo Fighters recomendo muito a leitura. O autor fez um ótimo trabalho de pesquisa e teve o cuidado de manter a cronologia dos acontecimentos para que o leitor sempre se situe bem na leitura. 

Nascia em 1994 a banda que emplacaria diversos hits desde sua criação, transformando-se em um sucesso internacional e inegável. Foo Fighters - Learning to Fly é um livro com grandes ensinamentos para os iniciantes no meio musical e nostálgico para os apreciadores que tiveram a oportunidade de acompanhar o Nirvana e o início do Foo Fighters. Os fãs com certeza ficarão satisfeitos, assim como eu fiquei.

Comentários

  1. Eu não conheço muito da banda, talvez uma ou outra música. Por esse motivo, talvez eu procure a biografia, se me causar alguma empatia com a história, é mais fácil para que consuma outros produtos. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Estou passando para conhecer seu site, amei inclusive.

    A resenha é interessante, mas não me incitou vontade, pois não gosto do título e nem do gênero.

    Parabéns pelo lindo site. Visite o meu se possível: www.cafeidilico.com

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiii! É a banda favorita do meu namorado :D
    Ótima dica, sempre bom conhecer um pouco sobre a história por detrás da música.

    bjo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou fã da banda há tanto tempo que nem sei quando comecei a escutar, não lembro quantos anos eu tinha. Tô na querência desse livro
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, é muito visível que esse esforço dele pra se distanciar da imagem de baterista do Nirvana funcionou (pelo menos pra mim). Ainda bem, né? Porque esse sonho de criar a banda deu super certo, Foo Fighters é sensacional. Me identifiquei com esse lance das pessoas acharem estranho que essa é sua banda favorita. A minha é The Doors e todo mundo fica "que? logo você, que gosta da Taylor Swift?" HAHAHAH. Fiquei com vontade de ler <3
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto de muitas músicas da banda ! Não sabia do livro , achei demais!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. nossaaaaaaaaa eu amei saber do lançamento dessa biografia! to arrependida até hj de nao ter ido no show deles por aqui, eu adoro a banda, com certeza vou querer ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Ooi tudo bom ? Ainda não conhecia a banda, mas adorei a resenha, depois vou ouvir algumas musicas, quem sabe eu não goste.
    Adorei seu blog, beijos boa semana.
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com