#PorqueEuLeio

#PorqueEuLeio



Recentemente a editora Harper Collins começou uma campanha na internet usando a hastag #PorqueEuLeio, convidando as pessoas a dizer o motivo de sua paixão pelos livros. Até este momento eu nunca tinha pensado muito sobre esse assunto, mas depois que assisti ao vídeo da Nina, do canal Psicose da Nina, refleti sobre isso.

Comecei a ler desde pequena, com os gibis da turma da Mônica, depois quando fiquei mais velha, passei para livros juvenis como a série Poderosa do autor Sérgio Klein. Mas foi só com dezesseis anos que meu gosto pela leitura aumentou e se tornou o que é hoje.



A partir desse momento é que realmente descobri a mágica que os livros podem fazer. Além dos benefícios práticos que a leitura trás, como escrever melhor e ser capaz de se expressar melhor também, eles nos transportam para outro mundo e neles nada é impossível. Por alguns momentos podemos ser outras pessoas e ter habilidades sobrenaturais.

Mas também existe um outro lado da leitura, que foi citado pela Nina. A leitura nos torna empáticos. Os livros nos dão a oportunidade de nos colocarmos no lugar do outro, sentir suas emoções e ler seus pensamentos.

Por isso é tão importante ler sobre temas que não conhecemos por nossas próprias experiências. Como eu já disse no vídeo resenha do livro À Procura de Audrey, ler é a forma mais clara de empatia.

Comentários

  1. Oi, tudo bem lindona?
    Ler nos torna mais empáticos com certeza. E a gente desenvolve um senso crítico incrível também, além de todos esse conforto em conhecer o novo como você citou.

    Um bjinho!
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Sim, com certeza! Adoraria ver tu respondendo essa # !!

      Excluir
  2. Que # mais legal, nunca parei p pensar pq leio!
    hehehehehehehe

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma engraçada nós nunca pensarmos nisso, né?

      Excluir
  3. ah adorei esse ponto de vista da leitura ser uma forma de empatia! eu leio pra visitar diferentes realidades, viver outras vidas, e historias!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Raissa! Muito legal essa campanha, adorei!
    Eu leio há tanto tempo que realmente não me lembro qual foi o primeiro livro que li, por exemplo kkk. Mas meus primeiros vícios foram os livros da Agatha Christie e do Sidney Sheldon, sempre ia na biblioteca emprestar, haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa TAG, ler é vida né. Não respondi à tag mas sempre que me perguntam porque leio tanto, e leio muito mesmo, digo exatamente isso, ler é vida, ler é viagem à lugares inesperados, ler é conhecer novas coisas, pessoas, culturas, e, acima de tudo ler é distração, ler é voce se dar o prazer de ter esse momento so pra voce. Eu amo amo amo LER

    Bjs
    Ana Paula
    Paixão por Leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não sei como mais pessoas não são adeptas da leitura!

      Excluir
  6. Adorei o post! Nunca pensei nos motivos para ler, mas seu texto já esclarece muito: empatia e pararmos em outro universo. Fora que a sensação de ler também é muito prazerosa!
    Estou gostando muito do seu blog, já estou seguindo <3

    Beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu leio para me sentir bem, sentir que existe magia no mundo. Leio porque amo conhecer novas histórias. E sim, ler nos torna mais empáticos. Acredito que a leitura nos torna pessoas melhores.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi
    fazia tempo que não visitava aqui, eu gosto de ler porque esqueço dos problemas da realidade, e vivo em um outro mundo mais emocionante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei os seus porquês, Rai! Como você me citou (hehe), acho a empatia a melhor coisa que tiramos de qualquer leitura. Infelizmente não é em todo livro que isso acontece e ai quando eu termino sinto até um vazio, como foi o caso do Confissões de uma garota.

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com