Como é escrever no Wattpad?

junho 20, 2017


Como é escrever no Wattpad

Olá leitores!

Como eu disse no post anterior estou tentando trazer um pouco mais sobre mim aqui no blog. Então resolvi falar um pouco sobre a minha experiência com a plataforma de auto publicação Wattpad. Quem sabe até não ajuda você que está pensando em começar a escrever um livro e publicar lá?

Eu escrevo já desde pré adolescente, só que antes eu usava uns cadernos velhos e criava umas estórias bem loucas e (quase sempre) nunca as terminava. Mas conforme fui crescendo percebi que essa realmente uma paixão pra mim. Motivo pelo qual escolhi o curso de Jornalismo na faculdade.

Quando o Orkut surgiu eu comecei a publicar minhas estórias em comunidades. Só que naquela época as pessoas chamavam de "web novelas". Eu também lia bastante coisa por lá e vocês iriam se surpreender com a quantidade de escritor enrustido que existe por ai.. 

A prova disso hoje em dia é o Wattpad (que na minha visão é uma versão adaptada das web novelas). Muita gente tem paixão por inventar estórias (e às vezes até muita habilidade), mas não leva isso tão a sério ou não tem tanta oportunidade. Mas o Wattpad está ai para isso, já que você pode publicar seus escritos gratuitamente e depois é só ficar divulgando por ai para ganhar leitores.

Foi assim que eu fiz (apesar de precisar seriamente dar mais atenção a esse meu hobbie). Primeiro publiquei um conto que eu inicialmente tinha começado a escrever para um concurso, mas que depois desisti de me inscrever e publiquei lá. O conto se chama Rômulo & Júlia, sim foi inspirado em Romeu e Julieta, apesar de ser uma "versão moderna".


Publiquei esse conto lá sem nenhuma pretensão, só queria ver como era. E na verdade gostei bastante de receber esse feedback imediato, pois é possível que os leitores comentei diretamente na sua estória. Isso gera uma interação muito massa entre autor e leitor. Além disso, você saber que tem pessoas (mesmo que só algumas) lendo algo que você criou te dá motivação de continuar escrevendo.

Depois eu comecei a postar no Wattpad uma estória que eu já havia finalizado, mas que precisava de revisão. Problemática Mente é um livro muito, mas MUITO íntimo que eu comecei a escrever a partir de um desabafo em um momento de crise. Eu vi na escrita uma fuga dos meus medos e dos meus problemas. Minha intensão não era publicar nada daquilo, mas depois eu pensei que talvez, só talvez alguém pudesse se identificar com o que eu estava passando e se sentir melhor lendo a estória e percebendo que não estava sozinho nessa. 


Hoje o Problemática Mente está com mil e seiscentas leituras na plataforma e eu não poderia estar mais feliz com isso (mesmo não sendo um número tão alto). Acabei encontrando várias pessoas que passam ou passaram pelos mesmos problemas que a personagem principal e se sentiram melhor lendo a estória dela. Esse era o objetivo então transbordei de felicidade e orgulho.

Então o que eu levo dessa experiência é que o Wattpad foi um ótimo lugar para eu começar a mostrar para as pessoas a minha escrita e receber o feedback delas. Não sei se vou postar outras coisas lá, talvez eu poste uma coletânea de textos que tenho aqui no computador guardado. Talvez eu publique outra estória. Mas o importante é que foi um jeito de perceber que é isso mesmo o que eu gosto de fazer e vou continuar escrevendo não importa como e nem onde. :)

Link dos meus livros no Wattpad:

You Might Also Like

5 comentários

  1. super legal conhecer mais sobre essa plataforma wattpad, pra mim é novidade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. OI RAÍSSa

    Até hoje eu PRECISO ler Problemática Mente. Como te falei, rolou toda uma identificação com a sinopse e preciso mesmo tirar um tempinho pra prestigiar os eu trabalho *-*
    e mais de mil e quinhentas leituras é um arraso, viu? a senhora ja ja ta famosona (K)

    beeeeeeeeijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rai!
    Estamos sempre em sintonia mesmo hahhaha
    Eu tenho em mente uma história que pretendo colocar no papel quando acabar meu TCC e provavelmente colocarei no Wattpad. Foi muito legal ler seu depoimento.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raissa

    Não sabia que você escrevia, que legal! Gostei da capa dos seus livros, pois por mais que elas sejam diferentes, se complementam.
    Eu não uso a plataforma... já tentei uma vez e não rolou. Não consigo ler livros no PC e em nenhum dispositivo que não seja o Kindle, vai entender.
    Espero que seu livro alcance muito mais leituras do que as que já tem.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Canal

Canal
Se inscreva!

Facebook

Estou lendo

Estou lendo
A Maldição do Tigre