Vida Literária | Os 13 Porquês

Resenha Os 13 Porquês



Olá leitores! Estão a procura de um livro pra te deixar no chão? Então vieram pro lugar certo! Os 13 Porquês foi escolhido pela Ana do blog Entre Chocolates e Músicas para o projeto Vida Literária deste mês. Eu já tinha vontade de ler esse livro, pois já me chama a atenção e a oportunidade finalmente se apresentou.

O livro tem como protagonista Clay, um jovem que há pouco tempo perdeu uma amiga (uma garota que ele tinha uma queda) após ela ter cometido suicídio. Um dia ele recebe uma caixa em casa que contém sete fitas cassete. Ele acha estranho, mas arruma um jeito de ouvi-las e toma um susto ao constatar que a voz que está nas fitas é de Hanna, a garota que morreu. Clay, apesar de perturbado, continua ouvindo as fitas que explicam os treze motivos pelos quais Hanna cometeu suicídio. 

É bem complicado escrever uma resenha desse livro, até porque é um tema muito delicado e complexo. O tema central é o suicídio e cada um vê essa situação de uma maneira diferente. Mas, ao mesmo tempo, é importante que isso seja discutido, pois ainda existe muita desinformação a respeito das causas do suicídio, principalmente a respeito da depressão, que é a principal delas.

O livro já em suas primeiras páginas começa com um clima bem pesado, o leitor é envolvido pelas palavras de Hanna nas gravações e um sentimento ruim começa a se instalar na nossa cabeça. Ainda assim é importante continuar a leitura, por mais que você nem sempre concorde com ela.

O que mais me chamou a atenção neste livro é que os personagens são bem autênticos, nem sempre você vai concordar com eles. Mas é assim que as pessoas são na vida real, cada um tem seu ponto de vista e reage as situações do dia a dia de maneira particular. Por isso que o jeito como Hanna foi construída pelo autor é bem importante para esta trama. 

E caso vocês estejam se perguntando, é importante saber que o que leva ao suicídio não é apenas uma coisa que aconteceu na vida de alguém, mas sim uma sucessão de acontecimentos e, principalmente, a falta de ajuda para a vítima. Muitas vezes elas são confundidas com pessoas passivas, mas na verdade em alguns casos a vitima tem muita dificuldade em se abrir e se as pessoas em volta dificultam ainda mais isso, então o problema só agrava mais.



É importante lembrar que a série baseada no livro estreia hoje na Netflix!!

Espero que tenham gostado da resenha e deixem a opinião de vocês nos comentários. Apoveitem também para conferir o canal do blog no Youtube, vou deixar o link AQUI !

Quotes Os 13 Porquês

"Demorei muito para ler e conhecer esse livro e me arrependo disso, é uma obra pesada e necessária. Falar sobre depressão, pressão e suicídio é necessário com os jovens. Passamos mais tempo tentando nos esconder do que antigamente. Nenhuma vida é fácil, todos nós temos problemas, mas podemos resolver com amigos, por isso, sempre procure ajuda! Sempre. Os 13 Porquês me fez repensar muito em minha vida." Ana, Entre Chocolates & Músicas


A escrita do Jay é boa, mas a trama não me convenceu por causa da passividade de Hannah. Valeu demais sair da zona de conforto, mas não é o tipo de história que eu recomendaria a alguém, por causa da protagonista em si. Porém, recomendaria pela originalidade da trama. Nunca que eu pensaria em escrever algo assim. A mensagem que ele transmite sobre suicídio, boatos e cultura escolar é bem interessante. Kamila, Resenha e Outras Coisas

Essa resenha faz parte do:

O Outro Lado da Raposa

15 comentários:

  1. Oi, Raissa!
    Eu amo esse livro! Amo amo amo! Estava já morrendo de esperar por essa adaptação!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Rá.

    Sempre quis ler esse livro mas tb não surgiu a oportunidade.
    Na verdade, acho que tinha um pouco de medo pois tive depressão e entrar em contato com um livro desse acho que não ajudaria naquele momento.
    Mas agora que estreou a série, quero muito ler.

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ba. Às vezes é melhor esperar o momento certo pra ler determinadas estórias. Mas espero que você esteja bem agora..

      Excluir
  3. Olá!
    Queria ler o livro antes de ver a série e encontrei ele ontem na biblioteca da minha cidade, então já comecei a leitura!! Está um mistério muito gostoso de acompanhar e estou curiosa pra saber quem é o 13º e o que o personagem que narra fez.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chamaria de gostoso. Mas com certeza o mistério é intrigante!!

      Excluir
  4. Eu já tinha visto ele por aí e não tinha dado muita bola, mas fiquei bem interessada nele, depois dessa sua resenha maravilhosa. Obrigada por compartilhar


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. esse livro me lembra td que eu mais amava ler na minha adolescencia e com certeza ja quero ler e ver a adaptação! \o/

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raíssa! Comecei a ler esse livro um tempo atrás e parei, porque era ebook e senti que precisava ler o físico. Me interesso por temas assim e acho bom que sejam tratados em livros voltados para o público jovem, pois gera reflexões. Agora que a série saiu, preciso terminar de ler logo!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Oi Raíssa!
    Eu já conheço esse livro há bastante tempo, mas nunca li. Agora com a série, provavelmente assistirei primeiro.
    Confesso que fujo de alguns temas para leitura, suicídio é um deles. São importantes, mas me deixam num clima muito pesado.
    A protagonista é uma coisa que me preocupa nele, talvez eu não goste como a Kamilla disse ali no quote.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te marquei numa tag hoje!
      http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com/2017/04/tag-literaria-minha-estante-meu-mundo.html

      Excluir
  8. Olá!

    Que bom que você gostou da leitura, porque, como já disse, a protagonista não me convenceu. Vi um pessoal no meu facebook que diz até mesmo ter se identificado com alguns dos personagens. Apesar da Hannah, a trama serve para alertar os jovens para temas como suicídio e depressão.

    ResponderExcluir
  9. EU e minha vontade imensa de ler esse livro. Não vou aguentar esperar e vou ver a série antes, já decidi.
    Adorei sua resenha e as coisas que você pontuou sobre a depressão e a falta de informação das pessoas, que muitas vezes agem de forma grotesca por pura ignorância.

    Bju
    Diego, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. EU e minha vontade imensa de ler esse livro. Não vou aguentar esperar e vou ver a série antes, já decidi.
    Adorei sua resenha e as coisas que você pontuou sobre a depressão e a falta de informação das pessoas, que muitas vezes agem de forma grotesca por pura ignorância.

    Bju
    Diego, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sei que não foi uma comentário seu, mas eu gostei bastante do livro, inclusive dos personagens. É difícil você querer se envolver e se sentir "cativado" de alguma forma por alguém que chegou ao ponto de cometer suicídio. Isso incomoda e é para incomodar.

    Adorei a resenha, Raposinha!

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Instagram