Resenhas

O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

15:00

Olá leitores!

Há algum tempo tem se falando nesse livro, muitas resenhas têm sido escritas e diversos elogios tem sido proferidos em relação à essa história. Por isso eu estava extremamente ansiosa com essa leitura e, assim que vi uma promoção, corri para comprar o livro.


O Orfanato para Crianças Peculiares da Srta. Peregrine é um livro bastante intrigante, que nos apresenta um universo completamente novo e cheio de possibilidades interessantes. Somos iniciados na estória através dos olhos de Jacob Portman, um garoto de dezesseis anos conformado com sua vida monótona e sem grandes acontecimentos.

Jacob acredita que sua vida é completamente comum e sem graça, seus dias passam devagar enquanto ele trabalha em uma das lojas de sua família. As coisas mudam no dia que ele recebe uma ligação estranha do avô, o senhor pede para que ele lhe diga onde estão as chaves de seu armário de armas. Jacob não entende porque ele precisaria de armas sendo que vive em uma vizinhança pacífica e está aposentado de seus dias na guerra há muitos anos.

Mesmo com todas as suas desconfianças quanto ao estado mental do avô, Jake decide ir até a casa dele para checar se tudo está bem, entretanto, o que o garoto acaba encontrando por lá com certeza mudará completamente sua vida tediosa para sempre.

Autor: Ransom Riggs
Ano: 2016
Editora: Leya
Páginas: 336
*Resenha postada originalmente no blog Estante Diagonal


Quando Jake era criança, seu avô costumava contar histórias fantásticas de crianças com habilidades peculiares que viviam em um orfanato, num lugar bonito e com uma tutora sábia e igualmente peculiar. Porém, os pais de Jacob sempre foram céticos e com o passar dos anos, acabaram influenciando o filho a pensar da mesma maneira e abandonar as aventuras incríveis, porém improváveis do avô.

Entretanto um dia algo fora do comum acontece na vida de Jake e ele percebe que, na verdade, o tempo todo, tudo o que seu avô fez foi lhe contar a verdade. A partir daí o leitor embarca em uma viagem sem volta para o passado de Abe, avô de Jake, onde descobrimos que o mundo pode ser um pouco mais complicado do que aparenta.

A obra tem um quê de interação com o leitor, já que as fotos que ilustram a capa e o interior do livro permitem que quem o leia tenha um registro em foto dos personagens, o que pode dar mais credibilidade à história. Além disso, Ransom descreve extremamente bem as cenas, talvez isso se deva à sua experiência escrevendo roteiros, por isso, enquanto lemos, podemos visualizar com precisão a cena que está se desenrolando.

Sem dúvidas a estória contém grandes emoções e seus personagens nos conquistam com sua inocência e virtudes. Como é o caso de Emma, uma das crianças do Orfanato (na verdade não tão criança assim), no começo ela se mostra arisca à Jake, acreditando piamente que ele seja um ser maligno, mas bastam poucos dias ao lado do garoto para ela vê-lo com outros olhos.

O interessante é que Abe, avô de Jake, viveu com aquelas mesmas pessoas, naquele mesmo orfanato e Jake se parece em muitos aspectos com o avô, então é como se ele substituísse o papel do avô no lar, inclusive em sua habilidade peculiar. Por outro lado, o próprio Jake percebesse disso e trata logo de mostrar que ele é uma pessoa diferente de Abe e tem suas próprias percepções de mundo.

A única coisa que incomoda um pouco no livro é o ritmo que o autor deu para os acontecimentos. Parece que, na verdade, o primeiro livro é mais uma premissa para os próximos. Como se o autor tivesse escrito a história toda e depois decidiu separá-la em mais de um volume.

De qualquer maneira, gostei muito do que encontrei em O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, mesmo querendo ler os demais livros para encontrar mais ação da parte de Jake e seus amigos peculiares. A trama termina justamente com essa expectativa de que algo grande está para acontecer e instiga o leitor a buscar os próximos volumes para concluir as aventuras do protagonista neste novo mundo fantástico.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Oii Raissa

    Muita vontade de conferir essa trilogia, só escuto boas coisas apesar de ja terem me avisado que o começo pode ser um pouco lento, até a história tomar forma. Ainda assim, super curiosa por ler esses livros, e tb conferir a adaptação.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rai!
    Eu particularmente não tenho muita vontade de ler esse livro. Não sei.. algo não me conquistou ainda. Mas já assisti a adaptação e curti.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  3. Fiquei um tanto curiosa!!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Raissa!
    Eu tenho o livro, comprei na bienal em promoção, mas fiquei esperando o filme para poder ler o livro, porque ai não me decepciono e ainda o livro completa o filme. Eu achei que no filme faltaram algumas coisas, fiquei levemente perdida e desconfiada de que algumas respostas ficaram faltando, mas talvez, eu as ache no livro, neh!?
    É verdade que o livro parece meio uma grande introdução? Hmmmm... agora já sei que vou precisar começar a ler e correr para comprar os outros!
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah, nossa, eu super entendo esse sentimento quando a gente tá lendo e sente que o autor dá essa segurada no ritmo ou mudada nas coisas pra poder lançar mais livros... anyway, parece um bom livro e vejo muitas pessoas falando bem, tenho vontade de ler!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Oiii! Eu não li os livros pela falta de grana uaushausha mas vi o filme, mas a bela curiosa que sou fui atrás de todos os spoilers possíveis do livro para saber o que tinha de diferente do filme e bom, parece que temos muitas coisas XD eu quero ler e gostei da sua resenha!
    Vi que está lendo Jogador Nº1, EU AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI. foi mt nostalgico para mim

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com/

    ResponderExcluir
  7. OI RAÍSSAAAAAAAAA

    esse livro acabou sendo exatamente o contrário do que eu imaginava. Sério, eu achei que fosse algo bem dumal, trevoso e assustador. Mas encontrei uma história bonita, embora (como o nome sugere) peculiar.
    Também tive essa sensação de que o final não é o final, e sim um fragmento de um livro maior. Mas agora fica a curiosidade de ler os próximos, né? E quanto a mim, eu quero :B HAHAHA

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raíssa!
    Eu acabei de ler esse livro e simplesmente AMEI! Pesquisei um pouquinho e descobri que na verdade o autor escreveu a história se baseando nas fotos. Então sim, é meio que uma introdução mesmo, pra gente ficar bem por dentro desse universo peculiar. O que eu achei mais legal foi bem isso que você disse, que o Ransom consegue detalhar tudo sem ficar maçante. Já comecei o segundo e adianto: é bom ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  9. Raposinha!!

    Tenho que ler esse livro e ver o filme! Ele está aqui na minha estante. Mas você sabe que a minha lista está enorme.

    E isso de você sentir que a escrita é mais lenta (foi isso?) e que parece um prólogo (não sei se esse foi o termo que você usou), as vezes de fato era para ser um livro só e aí vem o mercado editorial (e sua ganância) e "estragam tudo". Não que eu ache que esse tenha sido o caso. Mas talvez esteja aí o motivo da "enrolação".

    beijos, amore!

    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  10. eu tava doida de vontade de ver o filme (ainda estou!!) e descobri que tbm sao livros! quero ler tbm com certeza!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Oi Raíssa, tudo bem?

    Eu só li o primeiro, fiquei mesmo com aquela sensação de que nos próximos algo grande deve acontecer, mas de modo geral gostei bastante do livro e de conhecer os personagens peculiares! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Olá Raíssa, tudo bem?
    Eu ainda não me senti fisgada pela série. Tenho muita vontade de conferir o filme, mas sem pressa. Ótima resenha. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ah eu tenho que ler esse livro!
    Vejo todo mundo elogiando ele e minha curiosidade só aumenta. Espero conseguir ler ele logo.
    Gostei da sua resenha, ficou bem prática :D

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
  14. A carinha dele é bem sinistra! Hahah
    A história parece interessante, quero ler!
    Beijo

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias