Bienal Internacional do Livro em São Paulo 2016

setembro 07, 2016

Olá leitores!

Acho que todo mundo deve saber que semana passada houve a Bienal aqui de São Paulo, né? haha
Bom eles felizmente deram a oportunidade de blogueiros se inscreverem para conseguir credencial e eu ganhei uma! Yei o/

Bom pensei em fazer basicamente um resumão do evento se não fico falando só dele aqui o mês inteiro, já que fui em quase todos os dias.. haha

A Bienal Internacional do Livro é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e está em sua 24ª edição. O evento teve um custo total de R$34 milhões, mesmo valor de 2014. Foram 280 expositores, inclusive de editoras internacionais.

*fonte site da Bienal

Primeiro na sexta feira eu não fui porque recebi a Dani do blog Psicose da Nina (não o nome dela não é Nina é Dani mesmo haha) pra ficar aqui em casa. Ela mora no Rio e eu me ofereci para hospedá-la aqui em SP.

Então passamos a sexta passeando no centro e só fomos para a Bienal no sábado.


Começando então pelo estande da editora Rocco, que foi um dos grandes destaques desta edição da Bienal de SP. O motivo foi que o estande inteiro foi dedicado ao novo lançamento de J.K. Rowling, The Cursed Child, livro que segue o roteiro da peça estrela em Londres de nome homônimo.

Lá havia um cenário onde as pessoas podiam tirar fotos como se estivessem a ponto de entrar da plataforma 9 3/4, na estação King's Cross. E é claro que a fila para tirar a foto estava enorme. Tanto que eu e a Dani até chegamos a ser expulsas para diminuir o tamanho dela. Mas felizmente conseguimos tirar a bendita foto!



Acho que esse foi o ponto alto da Bienal pra mim. haha

Depois, no mesmo dia, fomos para o evento da Rocco. Na verdade era só para os parceiros, mas como sou bem intrometida fiquei na fila assim mesmo e, como sobrou lugar lá dentro, eles acabaram liberando a entrada para mais pessoas.


Lá eles falaram um pouco sobre os lançamentos, mas principalmente sobre The Cursed Chield. Também distribuíram pôsters, sacola com estampa da capa do livro e marcadores. Houve também sorteio de uma edição de Harry Potter ilustrado e de um box especial da saga.


Deu para perceber que a proposta este ano da Bienal foi bem mais abranger a cultura de modo geral e não somente os livros. Um exemplo disso foi o espaço Cozinhando com Palavras. Eu, infelizmente não consegui ir na palestra que eu queria, que foi com o Erick Jacquin. Mas ainda assim achei a iniciativa dos organizadores em criar esse espaço bem interessante.
FOTO: site uol
Outro espaço legal foi o Espaço Todateen, da editora Astral Cultural, onde aconteceram eventos bem bacanas, como o papo com os autores Augusto Alvarenga (Um Amor, Um Café & Nova York), Thati Machado (Poder Extra G), Vinicius Grossos (O Garoto Quase Atropelado), Larissa Siriani (Amor Plus Size) e Robson Gabriel (Imperfeito), sobre Literatura LGBTT*. 

O bate papo foi super interessante e rico com a contribuição da opinião de todos os autores e também do público presente. Eles falaram um pouco de como foi escrever livros cujos personagens se encaixam entre as minorias, processo de criação e muito mais!


A Bienal de modo geral não estava com muuitas promoções, acredito que isso só aconteceu no último dia. Mas um estande que estava todos os dias com preços muito em conta foi o da Universo dos Livros! E além do bom preço, eles também colocaram lá um Stormtrooper, então todo mundo fez fila para tirar foto ao lado da réplica!


Outra fila grande foi no estande da Saraiva que, aliás estava beem maior esse ano. Lá eles colocaram um Trono de Ferro que eu até achei mais bonito do que o da editora Leya. haha


Já na Arena Cultural tiveram vários bate papos muito legais com diversos autores. E o melhor de tudo foi que não precisava de senha para participar. Eu não fui em todos, mas vou deixar aqui algumas fotos para vocês conferirem!

Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Babi Dewet e Bruna Vieira





Então por hoje é isso galera. No próximo post conto mais sobre os encontrinhos que rolaram na Bienal!!

Beijos!

You Might Also Like

15 comentários

  1. Olá!!

    Eu adorei o evento, acho que a ideia da Bienal era unir e transformar em um evento mais Cultural. Estou com sdds inclusive hahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Raíssa!

    Eu fui só na quinta e achei o estande da Rocco lindíssimo, tive vontade de levar toda a decoração pra casa rsrsrsrs Queria ter visto a Marina keyes, quem sabe na próxima vez!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raíssa :)
    Também achei o estande da Rocco o mais bonito e o trono da Saraiva mais bonito que o da Leya.
    Você não foi a única a estar de intrusa no evento da Rocco haha ;) apesar de eu não ter lido os livros de HP, saí de lá com vontade de lê-los.
    Eu quase pirei quando vi o Stormtrooper no estande da Universo dos Livros e quis tirar foto, mas a minha não ficou tão criativa quanto a sua! Gostei mesmo.
    E gostei muito da Bienal desse ano ter se proposto a oferecer atividades culturais também, espero que a próxima seja assim também.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  4. Oi só sofri durante essa Bienal, gente. E olha que eu ia, hein?! Mas me programei mal e em cima da hora estava tudo muito caro, sem condições. Fiz um trabalho mental e resolvi me conformar que não iria, agora me resta esperar pela Bienal aqui do Rio no ano que vem.
    Não sabia que o Jacquin estava lá! :o Eu adoro esse homem, gente! Ele é fofo demais.
    A Rocco investiu bastante no marketing nessa bienal, babei naquela reprodução da plataforma 9 3/4 que eles fizeram.
    Eu vi uma foto sua com a Ry do Hear the Bells! *--*

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. ai como eu sofro por não ter ido nessa Bienal, menine D: tanta coisa linda, tanta gente linda, A MARIAN KEYES EM PESSOA, tanto livro... que saco morar em fim do mundo, viu? E tô com invejinha da foto no trono de ferro D: ME LEVEM NA PRÓXIMA, POR FAVOR, JURO QUE OCUPO POUCO ESPAÇO HAHAH

    beeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente o estande da Rocco está incrível! O mais lindo de todos! A Bienal esse ano estava sensacional não tenho do que reclamar, amei cada detalhe e se fosse reclamar de algo seria: cade vocês Novo Conceito?

    Amei seu post, super completo!
    Beijos
    Dani Cruz
    www.blogemcomum.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  7. Adorei Raíssa, vc aproveitou bastante! Adorei q "invadiu" o evento da Rocco! Kkkk
    Eu amei esse espaço de HP pra tirar foto, ficou lindo *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    legal que teve a chance de ir em vários dias na Bienal, sonho em ir e legal a sua iniciativa de hospedar outra blogueira, gostei do poste da sua experiência.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amei o post! Queria muito ter ido, mas a grana estava meio curta e me disseram que os estandes não estavam com preços muito acessíveis.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Moça, obrigado pela menção no post, que tá lindo de morrer <3 Agora quero saber: foi tu que gravou o bate-papo? Eu vi alguém com o cabelo parecido com o seu gravando, mas não lembro!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Ra, tu conseguiu ir em vários eventos ein ??? Foi até em alguns que eu nem sabia que estavam rolando, rsrsrsr.
    Achei muito bacana essa iniciativa dos organizadores de abranger outras temáticas esse ano, poxa, até os youtubers entraram na onda né ?! Pena que não consegui tirar fotinha com o Zangado, mas depois que vi a finura do livro dele, nem sei se me arriscaria não, rsrsrs.
    Agora, uma coisa que achei que precisava melhorar eram os preços. Fui sonhando com preços bem camaradas, mas não era bem isso não ... Fiquei um pouco decepcionada nesse sentido, mas logo a decepção passou e eu já estava dando o meu dinheiro para várias editoras, hahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Raíssa,

    Eu não curto Harry Potter, mas esse estande da Rocco tava lindo. O melhor da Bienal. Não acompanhei os mesmos eventos que você, aliás, de alguns nem fiquei sabendo, mas adorei as fotos. E essa Bienal para mim foi ótima, bem tranquila para ver os amigos e visitar os estandes. Valeu cada dia!!

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Canal

Canal
Se inscreva!

Facebook

Estou lendo

Estou lendo
A Maldição do Tigre