Vida Literária: O Segredo dos Seus Olhos - Eduardo Sacheri


Olá leitores!

Esse mês quem escolheu o livro do Vida Literária foi a Kamila. É um título bem fora do que eu costumo ler, mas às vezes é bom conhecermos coisas novas e expandirmos nosso repertório. Então vamos à resenha!!


O livro que deu origem ao filme ganhador do Oscar.

Neste seu primeiro romance, Eduardo Sacheri expõe as feridas sofridas por um país numa época de tensão política e a batalha de um homem contra a impunidade, a burocracia do sistema judiciário e os seus próprios dramas íntimos.

No início dos anos 70, quando Benjamín Chaparro trabalhava em um juizado de Buenos Aires, um inquérito de homicídio - o brutal estupro e assassinato de uma jovem dona de casa - deixou marcas profundas no cotidiano da repartição.

Trinta anos depois, aposentado, Chaparro dedica seu tempo a escrever um romance. Em busca de inspiração, ele retorna ao juizado e o contato com as salas e corredores de seu passado o faz relembrar um dos momentos mais significativos de sua vida: o crime, com todos os seus detalhes chocantes; os desdobramentos inesperados do caso, no contexto de uma Argentina às vésperas da entrada na ditadura militar; e a história de amor secreto que viveu em meio a toda essa turbulência e que permeou todo o seu profundo envolvimento no caso.

Autor: Eduardo Sacheri
Editora: Suma de Letras
Páginas: 212
Ano: 2011


Pode parecer estranho, mas o livro me lembrou (no começo) de Garota Exemplar. Não pela estória em si, mas pelo impacto que ele causa. Porque primeiro a leitura é densa e arrastada, até confusa. Você prensa em desistir várias vezes e não sabe se vai levar o livro adiante.

Mas dai a coisa começa a se desenrolar e então um frenesi começa e você se pega louco para descobrir como a estória vai se desenrolar. Isso aconteceu também quando li Garota Exemplar, por isso sabia que eu deveria insistir um pouco mais.

A escrita do autor é incomum e fora do padrão, o que pode afastar leitores de best sellers contemporâneos. Mas o filme que é uma adaptação do livro até ganhou um Oscar, o que prova sua qualidade.

Esse definitivamente é um livro que tira o leitor da inércia e amplia suas percepções, foge do que está acostumado. Pelo menos foi assim para mim. Mas apesar de tudo isso acho que o que me faz ficar apaixonada por um livro são ps romances e as fantasias mesmo. haha

Foi bom sair um pouco desses gêneros, mas ultimamente só tenho me envolvido com livros que os elementos que eu gosto e estou acostumada.. haha

Mas de maneira geral recomendo a leitura para quem é fã de livros policiais ou para quem, assim como eu, está afim de sair um pouco da zona de conforto!


"Diferente do que eu imaginava, O Segredo de Seus Olhos é um livro denso e envolvente. O fato dele ter um narrativa mais lenta do que estou acostumada atrapalhou um pouco no inicio, mas depois valeu a pena. É um livro bem escrito e cumpre seu papel de romance-policial, focando mais no policial." Ana, Entre Chocolates & Músicas

"Sou suspeita para falar quando o assunto é literatura latino-americana. Gosto muito do que nossos vizinhos produzem. E se o filme correspondeu às minhas expectativas - antes mesmo de saber que era derivado de um livro - imagine então minha alegria ao terminar de lê-lo! Mesmo sendo um livro sério, ele te arranca algumas risadas, sem contar que você torce para que o Chaparro se resolva com a Irene. Enfim, Sacheri nos brinda com uma excelente história de justiça, vingança e, por que não, amor? Livro recomendado - e o filme também, claro." Kamila, Resenha e Outras Coisas

O Outro Lado da Raposa

11 comentários:

  1. ah, eu nao sabia que essa historia tbm era um livro!!! eu vi o filme na epoca que ele ganhou o oscar e adorei!!! fiquei bem curiosa com o livro tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Raíssa!

    Eu amo o filme, acho genial! Como sou professora de espanhol até passo para o meus alunos! Mas juro que não sabia do livro!! Quero agora comprar pra mim rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Raíssa,
    Acabei de ler a resenha da Ani de 'Entre Chocolates e Músicas' e depois da sua opinião, mantenho o que disse: gostaria de ler, mas seria algo mais lento. Sem correr, sabe? Parece algo bem denso mesmo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sou suspeita pra falar, mas esse livro é tão maravilhoso! Que bom que você gostou da minha escolha, de vez em quando é bom sair da zona de conforto... agora corra pra netflix pra ver o filme!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    nem conhecia esse livro, parece ser diferente do que costumo ler, mais acho que leria e nem conhecia o filme também.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Raissa

    Já assisti ao filme, El Secreto de tus Ojos, com o Ricardo Darin que é um dos meus atores favoritos. Não sou muito de livros policiais, mas amei o filme! Recomendo á todos.
    O livro por enquanto não me chama tanto a atenção, talvez porque eu já conheço a história, mas realmente é uma excelente dica pra sair um pouco da zona de conforto

    Beijos

    http://unbloglitteraire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro nem o filme mas gostei muito do enredo. Gosto de suspense, e este parece ser dos bons, mesmo você citando que o começo é um pouco arrastado, acho que a leitura da obra deve ser ótima.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom sairmos da nossa zona de conforto não é mesmo? Eu também tenho me arriscado mais nesses últimos meses e tem sido muito bom :)


    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rai!
    Eu nem sabia que tinha livro. E o filme eu conheci a versão original argentina e está na lista que tenho de conferir. Mas não sei se leria o livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. OI RAÍSSAAAAAA

    não conhecia nem o filme e nem o livro. Não sei se faria também o meu tipo, embora eu goste de romances policiais (tipo james patterson), mas esse parece seguir por uma linha diferente do que eu costumo ir atrás. Mas as vezes se permitir uma leitura diferente acaba surpreendendo, né?

    beeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  11. Não acredito que tem filme! Sempre vejo vários comentários super positivos sobre o filme mas nunca lembro de assistir, agora estou louca para ler o livro e depois ver o filme,
    Esses livros que são arrastados no começo me irritam, e sei o final é bom mas até chegar lá demora tanto HUASHUA
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Instagram