Vida Literária: Uma Pitada de Amor - Katie Fforde

Olá leitores!

O livro do Vida Literária desse mês, Uma Pitada de Amor, foi escolhido pela Ana. Esse é o primeiro livro da autora no qual eu ouço falar. Aliás, antes de a Ana sugeri-lo eu nem sabia da existência dele. kk Mas vamos à resenha para mais sobre a estória.

Uma aspirante a cozinheira em um programa de TV. Um jurado muito atraente. Um amor proibido.
Quando Zoe Harper conquista uma cobiçada vaga em um reality show de culinária, ela mal pode esperar para pôr suas habilidades à prova. Sua principal motivação é o prêmio em dinheiro: um valor que certamente a ajudaria a abrir sua tão sonhada delicatéssen. 
No entanto, ela logo percebe que a competição vai muito além da cozinha. Cher, outra concorrente, está disposta a tudo para ganhar, incluindo jogar seu charme para cima dos jurados. E as coisas se complicam ainda mais quando Zoe percebe que está se apaixonando por um deles: o incrivelmente sexy Gideon Irving. Com tudo o que está em risco, os dois têm muito a perder caso se envolvam, algo que parece cada vez mais inevitável.
De repente, Zoe percebe que há mais em jogo do que apenas canapés, cupcakes e técnicas de corte. Uma pitada de amor é um livro engraçado e doce na medida certa.

Autora: Katie Fforde
Editora: Record
Páginas: 400
Ano: 2015
Li em... 10 dias

Logo nas primeiras páginas dessa leitura já imaginei a competição como sendo semelhante à Masterchef, porque é basicamente a única referência que eu tenho a respeito de competições culinárias.. kkk
Mas não, na verdade a competição que se desenrola no livro é um pouco diferente, ainda que igualmente difícil!

A estória começa já com a Zoe chegando no local da competição e, inesperadamente se vendo na situação de ter que ajudar um dos jurados, Gideon Irving. O cara se mostra meio bruto, mas ao mesmo tempo charmoso e inteligente e, é claro que nossa protagonista já começa a ter um leve "crush" por ele.

A escrita da autora é divertida e leve, apesar de abusar algumas vezes de certos clichês. Ela seguiu a linha de muitos outros chick lit que já existem, talvez com medo de se arriscar em algo mais ousado e fora do padrão. Mas é uma leitura que se dá tranquilamente enquanto aprendemos um pouco mais sobre cozinhar.

Zoe, a personagem principal, é o que geralmente encontramos nesse estilo de livro, um pouco atrapalhada de um jeito fofo, meiga, prestativa. Porém às vezes ela é prestativa demais, o que a deixa em situações no mínimo embaraçosas.

Eu gostei da determinação dela em vencer a competição, sempre se mantendo calma e tentando achar uma solução para os problemas que iam surgindo. A única coisa que me irritou um pouco nela foi ela se abster de se impor em algumas situações. Acho que de repente faltou um pouquinho de autoconfiança nela.

Já o Gideon é meio bruto e rígido às vezes, mas tem seu lado meigo também. Gostei de como ele tenta sempre ser justo e ter um distanciamento crítico. Só acho que em determinadas situações no livro ele agiu sem muita coerência.

Há uma personagem que merece destaque também que é a famosa "vilã" da estória. Cher é uma das participantes mais competitivas da estória. Ela faz de tudo para ganhar, inclusive coisas eticamente questionáveis. Acredito que existam pessoas com essa personalidade volúvel e detestável, mas talvez a autora tenha exagerado um pouco na medida.
FOTO: Como Devorar Livros
Fora isso os outros personagens são bem construídos, alguns bem peculiares e engraçados. As guloseimas preparadas durante a competição nos faz dar água na boca, por isso não leia este livro enquanto estiver com fome! haha

Quanto à edição do livro não dá para comentar muito, pois li e-book. Mas pelas fotos na internet dá pra ver que a edição física é linda. Adoro capas com ilustrações ao invés de fotos de gente. kkk
Não encontrei muitos erros de português enquanto lia e gostei das pequenas ilustrações no interior do livro.

De modo geral essa leitura é para quem é fã de um chick lit clássico, que segue o roteiro à risca. Nada muito ousado, entretanto divertido e rápido de ler.




Essa postagem faz parte do:

O Outro Lado da Raposa

6 comentários:

  1. Olá!

    Foi uma boa leitura. Ele é mais pra passar a tarde mesmo, se fosse filme, aliás, seria bem Sessão da Tarde hahaha Mas eu gostei de conhecer a Katie e esse livro, me deu até fome enquanto eu lia, de tantas receitas gostosas que tem! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Esse livro vive me encarando na livraria onde trabalho!! Também com essa capa tão fofa, né? ♥ Parece ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu adorei ler essa obra! Gostei da forma como ela foi amarrando as coisas e acho que todo clichê é válido desde que bem trabalhado, o caso desse livro.
    Gostei da sua resenha e de saber que gostou da obra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. ah ja adorei esse tema culinario, o livro deve ser msm mt legal e a ilustraçao da capa é uma fofura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raíssa!
    Você já tinha me falado sobre esse livro e eu achei tão fofo!
    Quero ler.
    E também adoro ilustrações ao invés de fotos nas capas.
    Acho que fotos induzem a gente a imaginar os personagens daquele jeito.
    Amooooooo chick lits e amo comida, então acho que vou gostar desse livro, hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ra, tudo bem contigo ???
    Eu sou bem confusa com esses estilos literários como o Chick Lit, e os outros lits que surgem todos os dias e me deixam cada vez mais confusa, rsrsrs.
    Já devo ter lido um livro que se encaixe nesse gênero, mas se li, não foi uma leitura que me marcou sabe ??? Por esse motivo sempre tenho a sensação de que nunca li nada do gênero ...
    Essa história parece ser bem bonitinha, fofa e engraçada. Mas não sei se eu leria não ... Acho que vou passar dessa vez, mas não vou mentir não, adoro as suas dicas !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Instagram