Fantasia

Vida Literária: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

18:00


Olá leitores!

Esse mês foi eu quem escolheu o livro do Vida Literária. No início eu não sabia qual escolher, mas ai fiz uma troca através do facebook e decidi escolher o Neil Gaiman, pois há tempos estava curiosa a respeito da escrita dele. Então vamos à resenha!

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Ano: 2013


Esse é mais um livro que me deixou sem palavras. Nem sei como começar essa resenha...
Até agora eu não tive muita experiência com livros de fantasia. A maioria das minhas leituras é de romance, chick lit e Young Adult.  Então está mais do que comprovado o quanto é bom quando decidimos sair das nossas zonas de conforto. Isso porque eu me surpreendi maravilhosamente com esse livro.

Gaiman explora a mente infantil do personagem e cria um universo fantástico, cheio de possibilidades e sem nenhuma certeza de nada. Você fica se perguntado se as coisas que o garoto vê e os personagens que interagem com ele são realmente reais ou se é tudo invenção dele.

Para se aproveitar essa estória ao máximo é necessário que a pessoa tenha a mente aberta e não espere entender tudo logo de cara. Nesse livro não existem verdades concretas, cada um interpreta de um jeito e não adianta ficar buscando muita lógica, afinal de contas é uma criança de sete anos quem está narrando.

Acho até que quando abrimos nossa mente e voltamos a pensar igual a quando éramos crianças, acabamos aproveitando bem mais a leitura. Estórias assim estimulam muito a nossa imaginação e nos transportam para quando tínhamos a idade do personagem e inventávamos mundos novos. Éramos felizes com muito pouco.

A editora fez um lindo trabalho com a edição do livro, amei essa capa e não achei nenhum erro de português. O tamanho da letra é um pouco pequena, mas consegui me adaptar bem até. A Intrínseca sempre trás títulos interessantes, por isso gosto tanto da editora.

Nunca tenho muito a dizer quando me impressiono tanto com um livro, o que é engraçado. Só posso recomendá-lo a todos que quiserem viajar nas lembranças de uma crianças e suas aventuras em um mundo mágico e cheio de possibilidades.



  • Quotes dos blogs participantes do Vida Literárias:



You Might Also Like

19 comentários

  1. Olá!!

    Eu não sou fã de fantasia, sou mais dos romances e chick lit, acho que para qualquer livro temos mesmo que abrir a mente e sair da zona de conforto, porém esse livro foi extremamente confuso para mim. Entendi o ponto que o autor quis chegar e acredito que tudo que o personagem passou foi apenas um sonho ou algo assim. Há várias maneiras de intrepretar isso e podemos ficar horas e horas tentando entender o que ele quis dizer e talvez estejamos todas erradas. No skoob tem milhares de resenhas mostrando que a escrita dele é um pouco confusa, o que me aliviou bastante! hahaha
    Foi uma leitura válida.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que capa mais linda! Esse livro parece realmente ser bom.
    Beijoos.
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro na minha estante desde o final do ano passado, mas ainda não tive coragem de lê-lo! Me encantei pela premissa e pelas resenhas super positivas que li dele, mas não sei... acho que ainda não é a hora.
    De qualquer forma, adorei o post ;)
    Beijos
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler algum livro do Neil, desde Coraline! Esse parece ser ótimo!

    Primeiro sorteio do meu blog, vamos participar!
    talodemaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Como eu disse, a leitura pra mim não teve o mesmo efeito que teve em você. Porém, achei a experiência válida porque nunca tinha lido nada do autor, então sair da zona de conforto foi bom, mesmo eu não tendo gostado da história. Gostei dos quotes ilustrados!

    ResponderExcluir
  6. Li outra resenha do mesmo livro e ela achou que foi bem confuso, mas mesmo assim eu fiquei com vontade de ler. Ao ler sua resenha, fico com mais vontade ainda. Adoro leitura que explora a mente, e apesar de gostar do tema, seria fugir da minha zona de conforto. Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. ANEM QUE POST MAIS AMOR!!
    Faz tempos que me indicam esse livro e eu sempre deixo pra depois.
    Lendo aqui, só me deu mais vontade!
    Já esta adicionado a lista de desejados.

    Bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ooi! Eu tive dificuldade com esse livro justamente pela narração ser de uma criança. Eu acho que quando peguei esperava algo mais maduro e me deparar com isso foi totalmente inesperado e me decepcionou. Não achei o livro ruim, mas foi somente diferente do que eu queria e acabei não tendo a experiencia completa. Ainda pretendo reler em algum momento e analisa-lo de outra forma.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie Raíssa =)

    Ganhei esse livro de aniversário do meu primo ano passado, mas como eu tenho uma relação de amor e ódio com o Neil ainda não senti aquele animo de ler.
    A maioria das pessoas que eu conheço que leram, gostaram bastante da obra, então espero que quando o minha curiosidade falar mais alto do que minha birra com o autor e acabe gostando também, ou menos não me decepcione completamente.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. OOOOI RAÍSSA

    eu ultimamente tenho feito bastante isso: Saído da minha zona de conforto literária. Antes eu lia MUITOS E MUITOS Chick Lits e acabava não passando disso, hoje eu procuro ler tudo e qualquer coisa e olha... é bem legal. A gente aprende coisas que não imaginaria e acaba expandindo a capacidade de interpretação.

    Não conheço esse livro do post, mas achei a capa linda. Toda a edição também tá absurdamente foda *-*

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Raposinha. Eu vi a resenha da Ani, mas nao consegui comentar lá. Enfim, acho esse projeto de voces muito legal!
    Adorei saber da sua experiência com o esse livro. Pelo que me lembro nao agradou tanto a Ani. Mas acho que faz parte.
    Esse livro foi o meu primeiro contato com uma obra do Gaiman. Eu li através do clube do livro. E foi uma experiência muito interessante, muitas coisas so fizeram sentido para mim depois que uma das integrantes do clube, que possui uma bagagem literária maior, nos explicou algumas referencias mitologicas que podem ser observadas no livro. Infelizmente, eu nao tenho a capacidade de explicá-las para você. Mas se você realmente gostou do livro e quer entender mais, sugiro dar uma googlada em artigos internacionais. No próprio wikipedia em ingles do livro, acho que voce consegue descobrir mais algumas coisas. A história acaba se torando mais fascinante ainda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Rai,
    Concordo contigo, quando deixamos nossa mente infantil ler esse livro, a leitura é muito mais prazerosa. Tive a oportunidade de lê-lo há num tempo e confesso que o livro me deixou bem confusa, veja, não que ele seja ruim, pois não é, mas foi confuso, porque fiquei com a ideia de que precisaria achar uma história concreta coisa que não encontramos no livro.
    Quando conclui a leitura, fiquei um bom tempo refletindo sobre a trama e eis que descobri que, sim, o livro é fantástico e o autor fez um trabalho impecável.
    Adorei sua resenha, obrigada por me lembrar de como foi bom ler o livro, mesmo que eu tenha notado apenas depois.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Oi, Raíssa!
    Eu quero muito começar a ler algo do Gaiman. Na lista de prioridades, está Stardust.
    Muitos elogiam esse livro, mas já me falaram que não é o melhor dele. Fico feliz que tenha gostado.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  14. Ooi, Raíssa querida! <3
    Faz, ó, tempoooooooo que estou querendo ler esse livro.
    Acredita que eu nunca li nada do Neil? Shame on me, eu sei.
    Deveria, ainda mais com tantos comentários positivos tipo o seu.
    Como eu, ao contrário, tenho bastante contato com fantasia e amo de paixão o gênero, tenho certeza que esse livro vai ganhar um espaço todo especial no meu coração.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada por livros de fantasia, confesso que a capa já me conquistou espero que eu gostei do conteúdo tanto quanto você (:

    ResponderExcluir
  16. Oi, Raíssa!

    Eu sempre leio as pessoas falando a mesma coisa que vc falou, que cada um interpreta esse livro de um jeito.
    Eu nunca li nada do autor e como tanta gente fala desse livro acho que começarei por ele.
    Eu adoro esses livros que exploram o lado psicológico da situação... e quando isso é feito com maestria a vontade que dá é de reler o livro assim que a gente termina ele, né??

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite Raíssa!

    Li este livro tem mais ou menos um ano, foi meu segundo do Gaiman e posso dizer que foi uma experiencia muito boa.
    O que você sentiu no momento da reviravolta e o descobrimento do "Vilão" da historia e o papel das mulheres da fazenda no fim do caminho na trama?
    Temos até uma Ilustração de uma das cenas do Livro, gostaria que vc visse

    Adorei o post, e sempre que vejo comentários sobre este livro repasso para que as pessoas possam conhecer esta obra maravilhosa do Gaiman

    Sobre a costrução do seu post, esta lindo demais, parabéns!!!

    Luís - Equipe Muito Além das Aspas
    Segue Link do nosso post sobre este livro abaixo:
    http://muitoalemdasaspas.blogspot.com.br/2015/06/muito-alem-do-fantastico-mundo-de-neil.html

    ResponderExcluir
  18. Faz um tempão que quero ler esse livro! Adorei seu blog. Seguindo já haha beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    este é um livro no qual comecei a ler e abandonei, não gostei muito da história a principio e não gosto de livros de terror e este livro me deu uma sensação de terror :( que e fez mal e larguei de mão...
    Mas pelo que li da sua resenha na verdade é fantasia, né?
    Beijos e até logo,


    www.carinapontes.com

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias