chicklit

O Diário da Princesa - Meg Cabot

23:30

Olá leitores!

Sim, teremos pela frente algumas resenhas dos livros da Meg Cabot, já que estou lendo a série O Diário da Princesa e a mesma possui 11 livros.

Não sei se lerei todos os livros, mas já estou lendo o segundo, então vocês podem contar com pelo menos mais duas resenhas dessa série aqui no blog.

Mas relaxem em suas cadeiras pois pretendo intercalar a leitura dessa série com outros livros, até porque percebi que vou acabar enjoado da estória se não fizer isso.

Como a maioria de vocês devem saber, O Diário da Princesa conta a estória de Mia Thermópolis, uma garota de 14 anos que mora em Nova York e leva uma vida normal, até descobrir que, na verdade, seu pai é o príncipe da Genóvia e, por tanto, ela é a princesa herdeira.

Diferentemente do filme adaptado pela Disney, no livro o pai de Mia está vivo, porém, por causa de um câncer que ele teve há um tempo na próstata, ele acabou ficando estéril, então não pode mais produzir herdeiros. Por esse motivo Mia acaba sendo a única herdeira do trono de Genóvia. Se não fosse por este fato o pai dela nunca teria revelado esse "pequeno" detalhe sobre a identidade dela e sua vida permaneceria a mesma.

Com essa novidade Mia passa a ter aulas de princesa com sua avó, a princesa-viúva. Ela pretende manter toda essa história em segredo, mas as circunstâncias fazem com que as coisas não corram tão bem assim.

Autora: Meg Cabot
Editora: Galera
Páginas: 288
Ano: 2002
Série: O Diário da Princesa vol. 1


Antes de ler o livro eu já imaginava que os acontecimentos seriam beem diferentes, só que ainda assim algumas coisas me surpreenderam. No livro a estória é menos "cor de rosa", como a Disney pintou. Mia tem opiniões bem fortes em relação a algumas coisas, mesmo que não tenha tanta coragem assim de expô-las com frequência.

A narração do livro é feita em primeira pessoa e é literalmente como se lêssemos o diário dela, por isso é mais difícil ter uma visão mais ampla dos acontecimentos. Tudo o que sabemos é o que Mia sabe e só podemos contar com a conclusão dela dos fatos.

Essa característica da narrativa é boa e ruim ao mesmo tempo. Boa porque permite ao leitor que se sinta mais próximo da personagem, como se ela fosse uma amiga íntima contando como foi seu dia. E ruim pois eu acabei sentido falta de algumas descrições de cenários, pessoas ou até mesmo daqueles pequenos detalhes que nos ajudam a desenhar melhor a estória na nossa cabeça.

Mia é uma típica garota de 14 anos que tem alguns pensamentos absurdos que me fizeram lembrar de mim mesma quando tinha essa idade. Eu ria quando lembrava das coisas bobas que eu pensava e das conclusões malucas a que a personagem chega. Mas fora isso ela tem valores bem definidos e sempre está pensando no bem estar das pessoas ao seu redor. Na verdade, algumas vezes ela se mostra bem madura para a idade.

Outra personagem que tem suas contradições é a melhor amiga de Mia, Lily Moscovitz. Ela é uma revolucionária meio mandona que algumas vezes é bem chata por não ouvir os outros e sempre querer mandar em Mia. Mas em outras vezes ela é bem sensata e muito inteligente.

Uma surpresa agradável foi Michael Moscovitz, irmão de Lily e também amigo de Mia. Ele é bem diferente do cara do filme, é mais engraçado e muito inteligente também. Ele é mais velho que Mia, mas já dá na cara seus sentimentos pela personagem desde o começo.

Agora uma personagem que eu me irritei um pouco foi a avó de Mia. Confesso que me decepcionei ao não encontrar aquela adorável senhora dos filmes. A avó de Mia é bem mais esnobe e fútil, não é capaz de demonstrar quase nada de afeto pela neta e só se importa em transformar a garota em uma monarca adequada. Espero que ela derreta um pouco esse gelo ao longo da série.

De modo geral não acontece muita coisa marcante neste primeiro volume. Acho que a autora estava deixando os grandes acontecimentos para os próximos livros. Pelo menos assim espero.
Mas a estória deixa um sentimento de curiosidade que me levou a já começar a ler o segundo.

Sobre a parte gráfica do livro. Eu o comprei através de um grupo no Facebook de pessoas que vendem seus livros usados, então ele veio com algumas frases sublinhadas e um pouco desgastado. Mas a edição é legal, de modo geral. Não encontrei muitos erros de revisão e a capa é bonita até! Só não curti muito as páginas em branco, mas não me incomodou tanto.

Geralmente estórias com personagens tão novos não me agradam, mas O Diário da Princesa me agradou e espero uma evolução de todos os personagens e da estória de modo geral no próximo livro!!

You Might Also Like

26 comentários

  1. Oi, Raissa!
    Quero muito ler essa série, mas são ONZE LIVROS!!! Tenho de arranjar um booom tempo, mas creio que eu leria muito rápido...
    https://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou intercalando essa série com outros livros, para não enjoar!

      Excluir
  2. eu sempre quis ler o livro, pra mim o filme é praticamente um classico que eu amo muito!!!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho que quem gosta da autora deve ser esses livros sim!

      Excluir
  3. Oi Raíssa!
    Eu nunca li os livros dessa série, mas adoro os filmes!
    Fiquei decepcionada em saber que a avó dela é chata no livro kkk
    E não imaginava que haviam tantas mudanças assim, gosto da versão da Disney, hahaha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas tenho fé que a acidez da avó dela vá melhorar. Ela tem seu lado bom, mesmo que seja bem lá no fundo.. hahaha

      Excluir
  4. OIii!

    Para mim foi totalmente diferente do filme e muito melhor! Estou com os outros livros, mas não vou ler agora. Vou terminar mais para frente.
    A obra foi uma surpresa para mim e acredito que para um monte de gente também!
    Espero que a Mia continue amadurecendo durante o enredo e que a vó melhore!!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li o segundo e as coisas estão começando a ficar mais interessantes kkk

      Excluir
  5. Nunca li nada da Meg Cabot, mas quero muito, pois ela é muito elogiada. Esta série parece ser muito boa, então quero muito lê-la :)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de ya e de chic lit vai gostar dos livros dela!

      Excluir
  6. Oi Raíssa!
    Cresci lendo essa série, tenho um carinho todo especial por ela. Mas não sei se teria coragem de ir até o final hoje em dia, sabe?
    Passei a experiencia de um livro por ano, aquela ansiedade por lançamentos... HAHAHA Hoje, penso que minha fase de 'Diário da Princesa' passou. Li esse último por querer um final digno de Mia Thermopolis, rs. Confesso que a Meg não me desapontou! ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sei se vou ler todos.. Vai depender de como as coisas vão se desenvolver..

      Excluir
  7. Ooi. Bom, a Disney pinta tudo de cor de rosa, chega a dar até irritação IAHUAHOAHI mas eu sou praticamente uma hater, então basta desconsiderar.
    Enfim, acho que eu não pegaria essa série para ler só pela quantidade de livros. Apesar de estar curiosa com a história em si, que parece ser bem divertida.
    Uma pena que a avó de Mia é uma chata no livro, a senhora do filme é tão agradavel que é até estranho imagina-la de outra forma. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico com preguiça quando penso na quantidade de livros, por isso estou alternando a leitura dessa série com outros livros..

      Excluir
  8. RAÍSSA!

    Eu realmente não sabia que tinha essa quantidade imensa de livros da série! Mas mesmo assim me deu vontade de ler (ao menos até onde eu aguentar sem enjoar, né HAHAH).
    Sempre acho os livros muito melhores que os filmes, então acredito mesmo que a disney tenha pintado as coisas bonitinhas demais.

    Beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre quis ler O Diário da Princesa, mas é aquele caso que você sempre acaba comprando livros e nunca o que estava pensando em comprar hsuahusa
    Estou chocada em saber que o pai foi atrás dela só porque não podia ter mais filhos :o coitada da menina! Ele tem alguma interação no livro? Ah, não ligo pra spoiler não amiga, então pode falar u-u hahaha
    Vou acompanhar as suas resenhas pra saber mais dos livros e decidir se encaro ou não :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o pai dela é infinitamente mais presente e mais importante nos livros!

      Excluir
  10. Eu gosto da Meg de todo jeito, então noticia melhor que ter resenha da Meg em um blog literário para mim é uma delícia de se vê!

    Apesar de amar a Meg eu ainda não li a série "O diário da Princesa", algumas amigas de blog já leram, outras tem até a coleção completa, a Aleska tem até livro autografado... e eu aqui amargando... Mas um dia lerei \o/

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é uma série muito comprida e eu nem sei se vou conseguir ter todos os volumes, mas tô lendo por enquanto...

      Excluir
  11. Olá Rai, lindeza ♥
    Li esse livro recentemente e estou começando o segundo volume hoje, espero gostar.
    Também achei a personagem com bastante personalidade no livro, mais do que aparenta ter no filme.
    Pretendo ler todos os livros da série, mas, assim como você disse, vou intercalando, ou, cansarei da história.
    Adorei as fotos e sua resenha!
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Raíssa =)

    Diário da Princesa é tão nostálgico <3
    Li os três primeiro livros que peguei emprestado na Biblioteca Publica na época, mas o tempo foi passando e eu meio que perdi o interesse pela série sabe. Acho que a quantidade de livros me desanimou rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Ooi, Raíssa!
    Eu li só un 4, aí cansei da série. Infantil demais para mim, hehe.
    Mas eu quero muito ler o último, já que tem casamento e tals. :P
    A avó da Mia é chata no livro mesmo. A Julie Andrews é maravilhosérrima. <3
    A Lily me irrita profundamente e o Michael é super amoooooor.
    Quero saber o que você vai achar dos outros.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Raissa!
    Eu nunca li o livro, mas amo o filme. A Anne Hathaway é maravilhosa *---* E sim, sobre as páginas brancas de livros é algo que me incomoda muito também. E esses riscos e blá blá blá nos livros me irritam. Por isso tenho receio de comprar livros usados.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Ra, tudo bem ???
    Não disse que logo iria aparecer aqui também ??? Precisava saber o que você achou do primeiro livro da série, e também entender um pouco mais de como ele se apresenta, já que só tive a chance de conhecer a história através dos filmes da Disney, rsrsrs.
    Fiquei bem surpresa quando você comentou que a avó da Mia é bem diferente da apresentada durante o filme. Gostei muitíssimo dela no filme, peguei um carinho enorme por ela e descobrir que ela é retratada de uma forma tão diferente no livro me deixou de queixo caído. Mas assim como você, espero que ela amoleça ao longo da história !!! ^^
    Outra coisa que me surpreendeu foi a quantidade de livros dessa série ... Não fazia ideia de que eram 11 livros ... É muita coisa !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  16. Será que esse negócio da vó da Mia, você sentiu porque o livro conta a partir do ponto de vista da Mia, enquanto o filme parece que retratar a história a partir do ponto de vista de outro personagens? Só levantando a questão.
    Beijos Nina

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias