Diário da Raposa

Diário da Raposa #9: A Era do Mimimi

23:30


Olá leitores!


Mais uma vez estou escrevendo sobre algo não muito agradável porque, infelizmente, é o que tem pra hoje.

O tema de hoje é o motivo pelo qual minha vontade de apagar minha conta no facebook - e às vezes minha conta no Twitter - é constante. Claro que não apagarei essas contas por causa do blog, principalmente. Mas ultimamente as pessoas tem estado tão mimizentas que a vontade é crescente!

Aliás já faz tempo que as pessoas dão muita importância para o mundano. Piadas que deveriam ficar entre amigos tomam proporções estratosféricas. Um questionamento sem importância alguma dá mais ibope do que guerras ao redor do mundo, onde pessoas inocentes morrem todos os dias.

Mas parece que as pessoas preferem discutir algo sem importância como a cor de um vestido, do que temas que realmente mudam a vida de populações inteiras de países. Eu não vejo muitos posts no facebook, por exemplo, discutindo as atrocidades que acontecem com refugiados de guerra do Oriente Médio. Como essas pessoas morrem todos os dias tentando sair de um país com uma das facções terroristas mais perigosas no mundo, que comentem atentados inclusive com pessoas de seu próprio país de origem. É triste de ver.

Ou então quando uma discussão importante surge (como por exemplo os direitos iguais entre gêneros) ela é regada a ofensas e falta de tolerância com o ponto de vista do outro. Ao invés de apresentar argumentos sólidos e inteligentes as pessoas destilam ódio nos comentários dos posts das redes sociais.

É muito difícil chamar a atenção das pessoas para um assunto relevante e, quando isso acontece, as pessoas são agressivas e pouco racionais. Eu fico literalmente enjoada com as coisas que eu leio em comentários de posts no facebook, por exemplo.

E não adianta culpar a internet ou as próprias redes sociais por esse comportamento, porque todos nós viemos de um histórico de resolver os problemas na violência há muito tempo. Mas acho que algumas pessoas usam a tela do computador como armadura e atacam outras pessoas usando palavras como agressões físicas.

Basta dar uma rápida olhada nos TT's do Twitter ou no seu feed do facebook e não demora muito para achar pessoas brigando por terem opiniões diferentes. Fico pensando aonde todo esse ódio irá nos levar.

Já me disseram que eu tenho uma opinião muito forte e eu sei que defendo meu ponto de vista até o fim. A não ser quanto percebo que estou equivocada. Mas me policio ao máximo para não ser agressiva e ofender as pessoas.

É claro que dá raiva quando alguém discorda de nós. Principalmente quando temos certeza de estamos certos. Mas a raiva só gera mais raiva e não muda opiniões.

E gente, vamos parar por um minuto e refletir sobre as coisas que estamos compartilhando na internet. Pensem que aquilo pode estar prejudicando seriamente a vida de alguém, por mais engraçado que seja.

Além do fato de aquele post ser irrelevante para a sua vida. Se fulana traiu fulano isso só diz respeito às pessoas envolvidas. E não se deve julgar essas pessoas porque todos nós cometemos erros e fazer piada disso é crueldade. Não estou defendendo ninguém, até porque isso não cabe a mim. Não tenho absolutamente NADA a ver com a vida amorosa de ninguém a não ser a minha.

É um costume do ser humano julgar as pessoas, mas o que todo mundo tem que entender é o poder da internet. Já vi casos de pessoas serem mortas por linchamento por terem sido confundidas com alguém de uma foto compartilhada equivocadamente.

Temos que assumir nossa responsabilidade pelas coisas que compartilhamos porque não é "só mais um compartilhamento". É a vida de alguém que estamos lidando e isso não deve ser tratado com levianidade.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Concordo plenamente. As vezes dá vontade de excluir nossas contas nas redes sociais mesmo pq as pessoas se aproveitam dessa facilidade que é a internet pra despejar toda sujeira pelo simples prazer de perturbar o outro, de tentar ferir com palavras. Isso já virou uma "epidemia". Bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu descobrir como faz para ter só a fanpage no facebook eu excluo...

      Excluir
  2. adorei essa ultima frase do seu post, acho que é isso mesmo, a gente tem que ter mais responsabilidade com oq fazemos, com o sentimento do proximo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Mais um texto digno de aplausos em pé, Raí!
    Acredito que o grande problema dessa era do "mimimi" é que por trás da tela de um computador as pessoas costumam se transformar, ser aquilo que não são. Grande parte daqueles que costumam provocar intrigas e publicar comentários hostis NÃO fazem isso na vida real, cara a cara.
    E as pessoas, digo isso sempre, não se dão conta do poder que as palavras têm. Assim como você mencionou, um compartilhamento não é apenas um compartilhamento. Há palavras naquela postagem... Palavras que podem maltratar alguém de uma forma extremamente intensa.
    Mas uma coisa que detesto são indiretas agressivas. Fico louca de raiva quando percebo que alguém posta/compartilha alguma indireta extremamente vulgar e hostil contra alguém.
    Infelizmente, não sei se isso tem resolução. As pessoas precisam refletir e está cada vez mais visível que esse ato, o ato de refletir, aparentemente, saiu de cogitação para grande parte da população.

    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falamos disso no outro dia né? Pessoas que destilam ódio gratuitamente...

      Excluir
  4. Oii Raissa

    Amei, amei esse post! Pura realidade

    Quer saber mesmo? As pessoas estão cada vez mais fúteis e egoistas!
    Muito obrigada por citar o Oriente Médio. Tenho conhecidos que vivem na Siria, então eu mais ou menos sei bem o que estar ali, e acredite, é um pesadelo de verdade.
    E sabe porque nenhum governo se importa realmente de resolver de uma vez a situação?
    Porque eles (os governantes) já sacaram que a grande maioria de nós é acomodada e só quer saber do próprio umbigo. Então pra que eles (que são inclusive mais acomodados) vão se mexer?
    Enquanto isso bombas caem, mulheres sao escravizadas, crianças são forçadas a se tornar armas de guerra (literalmente, vc sabia que o ISIS usa crianças como homens bomba para atentados suicidas?)
    Infelizmente, só quando a desgraça bate perto da gente, a gente escuta, vê, abre os olhos. Infelizmente mesmo!
    Outro exemplo: pensa na dengue! Sério mesmo que todo mundo está tomando todos os cuidados? Eu por exemplo conheço gente que não tá nem ai! Mas fofocar da vida alheia pode e deve né?
    Enfim, infelizmente assim é o nosso mundo...

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, concordo com tudo!
      Esse problema da dengue então. É uma epidemia gigantesca, mas parece que as pessoas estão tão concentradas em cuidar da alheia que nem levam isso a sério.

      Excluir
  5. Nossa nem fala, nos grupos do face é o que mais se vê, um unico comentario pode render dias e dias de descontentamentos.
    MEU BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas
    Visite-a para incentivar por favor.

    ResponderExcluir
  6. oi, oi.

    eu tbm andei pensando em desistir das redes sociais e me isolar no meu quarto, mas, acho que só ficar uns dias longe e voltar a ser deboísta é a solução. realmente as pessoas estão ficando bem chatas, conversando sobre tantas baboseiras. o que me irrita tbm é ver aqueles tweets depressivos o tempo inteiro e escritos sem acentuação e bla bla bla. sei que não deveria implicar com isso e ser mais zen, mas... sei lá, acho um saco, mas pelo menos fico quieto no meu canto. :D

    então, é isso, Raissa. não exclui, não. só fica longe por uns dias.
    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  7. Poderia ter um botão de palmas para um post como esse.
    Realmente, as pessoas estão fugindo dos limites e se odiando e se xingando por motivos banais, coisas ridículas! Apoio totalmente o que você disse, essa raiva não muda opiniões, então qual o sentido e continuar com isso? Cada um tem suas crenças e opiniões, desde que você não tente impor o que você acha na cabeça dos outros, não tem porquê isso gerar tanta polêmica.
    Aff, perdi as contas de quantas vezes quis deletar meu facebook também e igualmente só mantenho por conta do blog. Mas enfim, ainda temos que aguentar tanta gente escrota por um bom tempo, já que a tendência é só piorar.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Nos dias atuais, as pessoas resolveram ficar totalmente agressivas atrás de uma tela de computador. Parece tão fácil chamar alguém de: "inútil", "ridículo" ou "burro" quando não se está cara a cara com essa pessoa. A internet se tornou algo cruel em sua maioria. As pessoas só pensam em atacar pedras se a sua opinião for diferente.
    Hoje mesmo minha afilhada veio me dizer que turma da escola dela fez um grupo só para xingar um menino. Meu coração até doeu ao ler isso. Ninguém mais se coloca na pele do outro, a empatia é algo que desapareceu faz tempo e isso me assusta muito.
    Beijos, adorei seu texto.
    http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    muito bom esse texto, a culpa realmente não é das redes sociais e que as pessoas acham que ao ficar na frente de uma tela acha que pode tudo e muitas vezes querem chamar a atenção, eu fico horrorizada é com comentários do g1 quando a noticiai é importante. Agora no twitter sempre vejo o povo brigando por conta de seus Ídolos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Todo mundo é violento só quando está na frente do computador. Aliás, justamente por isso as pessoas estão cada vez mais violentas na internet: é a certeza da impunidade. Além disso, o pessoal está muito mais impulsivo, a partir do momento que uma pessoa discorda de você, já é motivo para partir para a agressão. Estamos impulsivos demais, impacientes demais e chatos demais. Tá na hora de sair um pouco da internet e começarmos a refletir sobre nós mesmos.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raíssa!
    Amei o seu texto.
    Realmente algumas coisas só aumenta minha vontade de apagar todas as contas das redes sociais. É um mimimi sem sentido e sem fim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Estou contigo! Fico pasma com tanto ódio gratuito na internet :( Não podemos comentar nada e lá vem "siclano" com 1000 pedras na mão. Detesto isso! Assim como você eu tenho minhas convicções mas em nenhum momento parto para a agressão. As pessoas precisam de mais amor <3

    Lembrei de um trecho de uma música que fala: Estão tirando o amor do mundo... O que sobrará para os meus filhos?

    Parabéns pelo post (Ahhh e apareci por aqui por conta de uma promoção e me encantei com o layout e precisava ver mais a fundo, gostei :D)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  13. Cara, você disse tudo, vivemos na Era do MIMIMI. Triste...mas fazer o quê? Devemos tomar muito cuidado com aquilo que estamos consumindo na internet, porque ela está repleta de merd@ - desculpe o termo chulo, mas é a real. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  14. O pior não é nem a discussão, se ela for saudável eu apoio, mas o que mais me espanta são as ofensas. Uma vez eu fiz um comentário em uma página feminista e um ser humano estranho me chamou xingou e ainda disse que por eu ter comentado em uma página do gênero, meu noivo era corno, haha
    Ofensa totalmente gratuita, já que o meu cometário foi neutro.
    Eu não interajo mais no FB com minha conta pessoal, só com a do blog mesmo, cansei.
    Concordo que vivemos a era do mimimi, então prefiro manter distância.
    Abraços e parabéns pela postagem

    De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir
  15. Nossa, me identifiquei 100% com o seu texto, facebook é uma rede social que eu já desisti há tempos, entro só para umas coisas do blog e nada mais, o twitter eu ainda insisto e gosto, mas tem situações que me deixam com vontade de "sumir" dali sabe?! Na época do enem mesmo, quando saiu o tema da redação, eu tava lá comentando da minha felicidade por um tema como aquele ter sido abordado e ao mesmo tempo vinham uns babacas nas mentions falar uma coisas tipo "vai lavar louça" comentários que além de machistas só mostravam o quanto eles não tinha argumento NENHUM, enfim, deplorável, ou seja: te entendo perfeitamente bem e compartilho da sua indignação!

    ✩ Voando Sem Peter ✩

    ResponderExcluir
  16. Oi Raissa!
    Adorei o tema do seu post e sua opinião! As pessoas mais velhas dizem que essa é a pior geração de todas, e acho que elas têm razão HAHA Eu gosto de ver as pessoas opinando e tals, mas algumas exageram demais. QUALQUER coisinha vira discussão, o povo começa a fazer textão, é ridículo. Você vai olhar uma notícia rapidinha no Facebook e, quando vai olhar os comentários, o pessoal tá lá se matando por um achar uma coisa e os outros acharem a opinião deles errada. É ridículo demais, até perco a vontade de comentar qualquer coisa na internet porque muita gente esquece que cada um tem sua opinião. =/
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Exatamente isso!!!!
    Cê falou tudo o que venho pensando há séculos do facebook.
    Eu não uso twitter (ainda bem, se não seria outro motivo de raiva), mas o facebook tá insuportável. A página da UOL, Estadão, e outras de pages de notícias tão recheadas de comentários dignos de pena, sem noção. Fico pensando se a pessoa realmente pensa aquelas coisas que escreve ou só escreve p/ causar discórdia, porque na boa...
    Se isso que nós vemos sobre racismo, igualdade de gênero, posição politica e afins, for o senso comum, me desculpa mas eu prefiro ir embora. A maioria não deve nem pensar sobre o que escreve, como os assuntos mais ""polêmicos"", mete lá uma crença, ignora os direitos de terceiros e dane-se o resto. Não pensam em como as coisas podem e vão afetar as outras pessoas.
    Piadas não existem mais. Tudo e qualquer coisa é racismo, homofobia, machismo, coxinha, ptralha, vitimismo, etc etc etc... Não tem mais diálogo, é oito ou oitenta, preto ou branco, isso ou aquilo.
    Impossível viver assim! A última foi sobre os manequins da loja do Luciano Huck (Felipe Neto postou um texto super legal sobre), depois disso não tenho mais nada a dizer. Maldita hora em que Mark Zuckerberg criou a caixa de comentários nos posts (a terceira guerra vai acontecer por meio delas) :P
    Adorei o texto e estou seguindo o blog <3
    Bjoo :**
    Nerd de Pijama

    ResponderExcluir
  18. concordo com o post! não se deve culpar totalmente a internet mas acho que ela causa uma 'coragem' nas pessoas que aproveitam que não estão no cara a cara e resolve dar sua opinião sobre roupa de uma, corpo de outra, e por aí vai. Enquanto temas realmente importantes ficam de lado!


    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  19. Raíssa, as pessoas estão completamente desesperadas por atenção nas redes sociais, vale tudo pra conseguir curtida! O pior é quando a pessoa se queima por nada, por causa de um status que não tem nada haver com ela, não diz respeito a ela mas ela toma aquilo como verdade e que comece os duelos no coliseu chamado facebook, rs!!! A cada dia o povo tem acesso a mais coisas e está cada vez mais carente. É triste.


    Querido Deus,obg por me exportar!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ra, tudo bem flor ???
    Sei que estou atrasada, mas estou aproveitando a maré boa para me atualizar com todo mundo, por esse motivo estou lendo sua postagem só hoje.
    Mas vamos lá ... Estamos, como você destacou, na era do mimimi. Isso é verdade, e não sei quando vai mudar. Hoje tudo é motivo de drama, de briga, de discussão e "perseguição", ninguém consegue se entender mais, é como se as palavras voassem soltas e ninguém se importa em entender a opinião do outro. Semana passada mesmo eu compartilhei um texto do Felipe Neto, onde ele comentava sobre a polêmica que uma jogada de marketing muito inteligente de uma loja acabou causando. As pessoas não interpretam mais, não pesquisam, as vezes até penso que a maioria nem pensa ...
    E acho que por esse motivo nós vemos esses absurdos por aí.
    Com relação ao Facebook, não uso tanto a plataforma justamente para ficar longe de todo o mimimi, rsrsrs.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  21. Oi, Raíssa.
    Passei dois anos sem usar facebook por conta disso. Discussões bobas, ódio irracional nos comentários e bobagens e bobagens sem fim.
    Voltei a usar basicamente para dar um mínimo de publicidade ao blog e por conta de dois grupos do meu interesse.
    Postagens pessoais praticamente nem olho justamente porque geralmente não acrescenta nada. É sempre a mesma coisa, pessoas postando fotos "felizes" ou discussões bobas com comentários ofensivos.
    Como vc disse, é raro encontrar uma postagem de conteúdo relevante.
    É a era do mimimi.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias