Divergente - Veronica Roth



Antes de começar a ler essa saga eu já tinha assistido ao filme e já tinha recebido o maior spoiler que se pode receber dessa saga. (Relaxem que não vou fazer essa maldade com vocês) Mas, ainda assim, eu estava louca para lê-los. Sabia que ia gostar da estória, mas não esperava que ela mexesse tanto comigo!

*resenha sem spoiler*

Beatrice Prior vive em uma realidade bem diferente da nossa, a cidade que atualmente conhecemos como Chicago foi divida em cinco facções, Abnegação: pessoas que dedicam suas vidas a ajudar o próximo; Erudição: pessoas que buscam o conhecimento acima de tudo; Amizade: que acredita e cultiva a fraternidade e amizade entre si; Franqueza: a facção das pessoas que são completamente transparentes e sempre dizem a verdade e a Audácia: onde todos são corajosos e também a facção protetora das outras.

Beatrice nasceu e cresceu na Abnegação, mas não sente que pertence àquele lugar onde todas as pessoas são completamente altruístas. A cerimônia de escolha - na qual ao completar dezesseis anos as pessoas podem escolher ficar na sua facção ou ir para outra - está chegando para Beatrice, mas ela ainda não sabe o que fazer.

Depois do teste de aptidão - que indica para qual facção a pessoa é mais apta - ela descobre que, na verdade, é Divergente. Ou seja, ela não tem aptidão somente para uma facção. 

Depois de descobrir isso Beatrice faz sua escolha entre permanecer com sua família em sua facção mesmo que ela sinta que aquele não é seu lugar ou ir para a facção em que ela acredita se encaixar melhor e deixa seus entes queridos para trás, para sempre.

Qual seria sua escolha?

Autora: Veronica Roth
Título Original: Divergent
Páginas: 504
Editora: Rocco
Ano: 2012


Bom eu amo distopias e eu já tinha assistido ao filme Divergente antes de ler o livro, então eu já meio que esperava gostar da estória. Mas eu me surpreendi em como há tantas coisas diferentes no livro, como as coisas foram mudadas nos filmes!

Agora entendo a revolta dos fãs viu! Gostei muito mais do livro, é claro. Eu entendo que o filme nunca vai ser igual ao livro, mas o jeito que mudaram a estória neste caso é muito discrepante!

"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.”

No livro conhecemos uma outra Beatrice, depois de ela fazer sua escolha - que vocês já devem saber qual é então isso não é um spoiler - ela muda demais, se torna uma pessoa bem diferente da menina que morava na Abnegação.

Eu adorei a personalidade da Tris, ela tem algumas coisas em comum com a Katniss de Jogos Vorazes. Eu sei que não tem sentindo em fazer comparações, mas não pude deixar de notar isso nela.

Durante a leitura você se pega imaginando como seriam as coisas se nossa realidade fosse mesmo divida desse jeito. Eu não sei vocês, mas eu acho que seria da Erudição.

“Alguém se ajoelha ao lado do rosto dele e fecha seus olhos. Deve ser para fazer parecer que ele está dormindo. Que idiotice. Por que as pessoas cismam em fingir que a morte é um tipo de sono? Não é. Não é.”

Gostei da escrita de Veronica Roth, ela não tem medo de ser cruel e escrever cenas sangrentas, uma coisa que eu gosto em distopias. Acho muito difícil criar um universo completamente diferente do nosso e imaginar um mundo a frente da nossa atualidade, mas achei que a autora fez isso com maestria. Ela tem um olhar bem especial e, além da distopia em si, ela chama a atenção para a questão do preconceito, e como nós julgamos as pessoas que são diferentes de nós.

As facções poderiam muito bem representar o modo como nós nos dividimos como serem humanos. Se fulano gosta de determinado tipo de música, ou pensa de maneira diferente que a nossa, nossa tendência natural é nos afastarmos dessa pessoa e criarmos grupo com outras pessoas que sejam mais parecidas conosco. Porém essa prática nos afasta como serem humanos e dai é que vem os conflitos, como mostra o livro.

É claro que a estória do primeiro livro só começa a contar o início de algo muito maior, mas acho que a intensão do primeiro volume, pelo menos pra mim, é essa. Mostrar como deixamos que nossas diferenças nos separe e nos faz entrar em conflito.

"Algo se rompe dentro de mim. Minhas lágrimas cessam. Uma onda de calor atravessa meu corpo, afastando minha fraqueza, e dou um tapa tão forte no rosto de Tobias que as juntas dos meus dedos doem com o impacto. Ele me encara, com uma das faces completamente vermelha, e eu o encaro de volta.
- Cala a boca." 

Acho que para quem gosta de estórias que passem algo além do entretenimento, essa leitura é super válida! Gostei muito da personagem principal e de como a autora usou os personagens secundários na estória, fazendo-os serem essenciais.

Passei praticamente a leitura do livro todo com as mãos suando e com aquela sensação de inquietação, porque a ação na estória é constante.

Então já sabem, quem gosta de distopia, leia a saga Divergente sem receios, acho que você vai curtir bastante!

Comentários

  1. Olá!

    Eu adoro distopias, mas não sei se leria essa, justamente por causa dos filmes e dos spoilers que a galera andou soltando rs. Gostei da sua resenha porque mostra como a história é, sem a necessidade de spoilers. Belas fotos!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiê!

    Quanto tempo não apareço por aqui...=)

    Já li tanta coisa boa dessa saga, a sua resenha inclusive, mas eu não sei o porquê, não consigo ter vontade de lê-la...e o pior, eu tenho o livro...rs
    Mas lendo sua opinião falando que quem gosta de distopias vai gostar de Divergente, acho que terei que dar uma chance...rs

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raíssa querida!
    Jura que te deram o spoiler? Poxa vida!
    Eu li logo que lançou e fiquei meio passada e chocada, haha.
    É bem como você disse, a autora não tem medo de usar meias palavras e sem sangrenta, haha.
    E quem não espera toma um susto, porque teoricamente é um livro meio adolescente, né?
    Eu também gosto da personalidade da Tris. Ela é meio chata às vezes, mas é bem legal.
    Mudaram bastante, mas a essência e o principal mantém, só que pelo vi do trailer do 3º livro, mudou muitooooooooooo. Quero só assistir para ver.


    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. tai uma trilogia que sou louca pra ler desde jogos vorazes, pelo oq eu já vi nos filmes me apaixonei, mas ainda nao peguei os livros

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Eu amooooo essa trilogia, na verdade a unica trilogia distópica que li e amei !! os filmes foram bom até divergente que foi bem fiel, ja os outros me decepcionaram total!

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii. Gente, fala sério, essa série é maravilhosa!!! Eu acho que seria divergente, não consigo me enquadrar numa coisa só hehe.

    Beijos,
    Natália.
    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Raissa, quanto tempo. =)
    Eu desisti de ler Divergente quando soube do final da trilogia. Eu odeio spoilers, me desanima muito hahaha. </3
    Por enquanto, estou acompanhando apenas os filmes! Quem sabe um dia eu dê uma chance aos livros. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tbm ameei quando li Divergente, toda a ação e suspense deixou o livro incrível, mesmo eu acabando me decepcionando com a série depois kkkk Mas o primeiro livro é ótimo! E realemente tem muita coisa diferente do filme, é sempre assim né, os livros são sempre mais completos. Adoro uma boa distopia, não sei se vc ja leu, mas a série Reiniciados tbm é perfeita!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amei sua resenha!! Eu só vi o filme estou com o livro porém ainda não li! lendo sua resenha me deu até vontade de ler.. Eu sei o spoiler que você está falando...

    Blog - Rascunhos da Lyh -

    FanPage

    Instagram


    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu queria muito ler essa saga a muito tempo, porém quando Convergente foi lançado, uma colega me deu o maior spoiler da história e isso me desanimou demais, aí desisti.
    Mas depois da sua resenha eu pensei seriamente em dar uma segunda chance, já que é difícil encontrar livros que nos deixem aquietados. Parece ser uma ótima leitura mesmo.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu estou com a coleção aqui para ler mais estou meio que procrastinando. haha
    Mas admito que depois dessa sua resenha fiquei com muita vontade de ler, obrigada por isso, Raissa!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro ano passado e confesso que também virou um dos meus favoritos. O único problema é que ainda não comprei a continuação, mesmo querendo, e o último filme sai esse ano. Como proceder? haushau
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Rai,

    Acredita que conheço pouquíssimas coisas sobre esse livro? Sério!
    Esses dias meu primo ainda me falou que queria ler porque gostou da capa (hahaha) e perguntou se eu já tinha lido. Eu falei: Murilo, eu não sei nada da história! Mas muita gente já leu.
    Ah! Nem o filme eu vi.
    Acho que li poucas distopias na vida.
    Certamente é uma tarefa complicada criar um universo novo e completamente diferente. Só pessoas geniais conseguem fazer isso de uma forma interessante.
    E por fim, acho que já falei pra você, mas se não falei: Aprecio muito os personagens secundários em um livro. Quando são bem colocados, então!

    Gostei muito da sua resenha.
    E olha, eu ainda quero ler esses livros. Mas é mais para ter conhecimento, sabe? Pois muitas pessoas leem e eu fico curiosa,rs.
    Beijão
    Historiar

    ResponderExcluir
  14. Eu li a saga toda antes do filme e confesso que so gostei do primeiro livro; achei os demais meio arrastados. Sem spoilers, mas o final não me agradou mesmo!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não acredito que te contaram o final da saga, que ódio.
    Amo a série divergente, ♥ Os livros são maravilhosos. Eu detestei os filmes KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Na verdade consegui gostar do primeiro filme, mas insurgente foi uma droga, eles mudaram coisas MUITO IMPORTANTES. Agora que você está lendo vai se familiarizar mais com o Uriah (ele é meu personagem preferido), no filme ele nem aparece e na minha opinião é um personagem MUITO importante.
    Mas enfim né KKKKKKKKKKKK Beijos linda, amei a resenha.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  16. Lembro a primeira vez que li divergente, comprei o livro em 2014 e fiquei apaixonada pela história, depois li insurgente e esperei lançar convergente e me joguei nas páginas. Devorava cada palavra, adorava como a história corria, a escrita da Verônica é ótima.
    Sinto saudades da história, naquela época eu considerava a minha trilogia favorita. Depois que lançou "Quatro" eu pensei em comprar para ler, mas achei melhor não, assim como não ter assistido ao filme e até agora não me arrependo de nada.

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha recebido vários spoilers também quando comecei a ler, mas me importo bem pouco com isso. Eu gostei do primeiro e do terceiro livro e achei Insurgente bem ruim. Espero que consiga passar por ele com tranquilidade :D

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Raíssa!
    Tbm adoro toda essa ação que Divergente tem! Eu tbm assisti o filme antes de ler, e n reclamo tanto das adaptações. Achei o final que deram pra Jeanine no primeiro filme melhor do que no livro, ela mereceu um pouquinho kkk
    Ah, e n acho a Tris tão parecida assim com a Katniss, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu não vi o filme justamente porque achei que seria mais interessante ler o livro primeiro. Muito boa a sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Raissa!

    Ahhh, eu também adoro essa série! Distopias são vida <3
    E relaxa, você não é a única que comparou a Tris e a Katniss, eu também já pensei nisso, só acho que a Tris tem um pouco mais de coração ahhahahaha
    E, apesar dos pesares, eu gostei do filme. Como você disse, nunca será igual, mas pelo menos é muito melhor do que várias adaptações que já assisti!

    Adorei sua resenha, termine de ler a série e surte com a gente! Hahahah

    Beijos,
    Letícia - http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Raaaaaa, uhul, posso dizer que tem um livro que eu li. Mas confesso que vi o filme antes, assim como você. Não sei se ela é parecida com a Katniss, porque confesso que nem li e nem vi jogos vorazes :x. Mentira eu vi o primeiro, mas não gostei muito hahaha ai senti preguiça de tudo, mas ainda vou ver.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Que bom que gostou da leitura, eu só assisti o filme e curti só que não tenho vontade de ler o livro, como você peguei um mega spoiler do último livro e isso desanimo de começar a ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. os livros são sempre mais completos que os filmes, né?
    em relação a divergente eu me sinto super desatualizada porque nunca assisti o filme e nem li o livro HAHAHAH acho que mais por falta de oportunidade do que outra coisa. A capa, não sei porque, não me atrai, mas escuto falar tão bem que quero ter minha opinião sobre o assunto também :D

    beijooo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Raí! Tudo bem contigo amada?

    Acredita que eu ainda não li/vi nada dessa saga ainda? HAHAHAHA Não sei o que estou perdendo, porque até agora não tenho ideia como a história se passa de verdade. Vi alguns spoilers ali e acolá e até agora nada fez muito sentido. Foi ótimo ler sua resenha porque me esclareceu algumas ideias. Só sei de uma coisa? Já quero ler! Não tem para onde correr (correr, ação, oi? hahaha), vou ter que ler em breve. <3

    Lindo post, muitas leituras boas para ti, beijo grande!

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Sou suspeita pra falar Rai, mas Divergente foi sim a minha melhor leitura de 2014. Foi tão bom ler que li duas vezes seguidas. O problema que depois dele não consegui mais ler o restante. Parece que eu tinha medo de estragar o que senti ao ler o primeiro. Bobagem eu sei mas pretendo retomar neste ano :)

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  26. Oi Ra, tudo bem ???
    Sabe que eu sempre fiquei bem dividida com relação a ler, ou não essa trilogia ?! Assim como você, eu assisti primeiro o filme, só que o problema foi que eu esperava uma coisa e o filme foi um tremendo fracasso para mim. A história que eu tinha na cabeça era muito mais cruel e complexa, e por já ter uma expectativa formada, quando assisti o filme acabei achando ele bem fraquinho.
    Mas agora que li sua resenha, decidi que seria legal dar uma chance para o livro, nem que seja apenas para o primeiro. Se existem tantas coisas diferentes entre o filme e o livro, acho que posso acabar gostando !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com