Projeto "Escrevendo sem Medo": Resoluções de 2015



Olá Leitores!

Dia desses a Thamiris, do blog Historiar, me convidou para participar do projeto dela chamado "Escrevendo sem Medo". Eu fiquei mais do que honrada com esse convite e aceitei na mesma hora. Entrem no blog dela e confiram os textos do projeto e como ele funciona! Segue então o tema do mês de dezembro e meu texto!


Tema #08: Considerações sobre 2015
Neste tema, você deverá escrever sobre o seu ano. Foi bom? Foi ruim? Por qual razão? O que aconteceu com você esse ano? Como foi sua rotina? Valeu a pena o que você fez? Fique a vontade para escrever sobre suas impressões do ano de 2015. Escreva sem medo!

Esse definitivamente foi um dos anos que passou mais rápido. Tanta coisa aconteceu em tão pouco tempo! Outro dia mesmo eu estava comentando com uma amiga que parece que faz séculos que nós fomos no Lolapalloza, mas foi logo ali no começo de 2015.

Foquei muito mais na faculdade esse ano, minhas notas melhoraram consideravelmente. Não que antes eu fosse uma péssima aluna, mas esse ano meu foco foi noventa por cento faculdade e estágio, só pensei em jornalismo. Tanto é que chegou dezembro e eu me sinto meio saturada, sabe?

Este foi o terceiro ano da faculdade e sinto cada vez mais a realidade da formatura e do TCC chegando. Eu tenho mania de sofrer antecipadamente, então já estou pirando com o tema do meu trabalho de conclusão de curso, sobre o que vou falar, se vou fazer sozinha ou em grupo... Mas quero aproveitar esse tempo de férias da faculdade para dar uma relaxada e não me preocupar taanto com isso ainda.

Esse ano o blog completou um ano de vida e eu me dediquei mais a ele também. Mudei a frequência de postagens por um tempo, participei de alguns eventos e lançamentos de livros, conheci pessoas incríveis como a própria Thamiris, a Nina do Psicose da Nina e aprofundei alguns laços como com a Thati do Nem Te Conto e comecei a ser colunista no Estante Diagonal.

O blog me trouxe pessoas e experiências maravilhosas esse ano. Até palestra sobre livros eu dei gente! kk E se eu não citei alguém saibam que eu lembro sim de vocês que sempre passam aqui e deixam seu cometário viu! haha

Criei a coluna Diário da Raposa e passei a abordar assuntos mais sérios, coisas que eu penso todos os dias, mas que antes tinha dificuldade para falar a respeito. E ainda pretendo ampliar essa coluna e quem sabe postá-la em vídeo também! O que vocês acham?

Acho que posso dizer que cresci como pessoa, fiquei mais forte e aprendi com os tropeços no caminho. Aprendi a ser feliz comigo mesma, sem necessariamente estar namorando. Não que namorar seja errado, eu até sinto falta e tal. Mas acho que antes eu sentia isso como necessidade e fazia um tempo que eu não me dava um tempo sozinha, sabe?

Outra coisa que comecei no início de 2015 foi meu livro. Ainda estou engatinhando no universo da escrita, essa estória que estou lutando para que avance está na página quarenta ainda. É difícil arrumar tempo entre os trabalhos da faculdade, o blog e o estágio para escrever. Mas tenho pegado mais firme de uns meses para cá e estou confiante! Tenho escrito para satisfazer uma necessidade minha, sem muita pretensão por enquanto de publicar nada... Mas quem sabe um dia, né?

E claro aumentei bastaante minha estante neste ano que está acabando. haha

Estreitei vínculos familiares que eu mal tinha conhecimento, fiz planos e os desfiz também, chorei, sorri, me diverti, fiz muitas piadas e, principalmente, corri atrás das coisas em que eu acredito. 

Acho que no fim de tudo o que realmente importa é se você foi verdadeiro consigo mesmo e com seus princípios. Se eu tivesse que dar um conselho ou algo assim, eu diria: Nunca se deixe pensar que você não pode fazer alguma coisa, seja em algo simples como começar um blog ou algo mais elaborado como seguir em uma determinada profissão.

Tive que enfrentar meus demônios para correr atrás dos meus sonhos e se eu tivesse desistido estaria trancada em um quarto, com medo de olhar pela janela. Mas desistir nunca foi uma opção pra mim e espero que não seja pra você.

Hoje em dia o que mais falta nas pessoas é o doce hábito de sonhar e correr atrás dos sonhos. Faça isso! Não deixe que ninguém te convença de que você não vai conseguir, por mais difícil e distante que o seu sonho pareça. Só você sabe a capacidade que tem e nada é impossível!

Vou me despedindo por aqui então e desejo boas festas à todos vocês!!

Comentários

  1. Olá!

    Que bom que seu ano foi bem produtivo! Apesar dos altos e baixos, seu 2015 foi um tanto incrível (pelo menos foi melhor que o meu hahaha). Eu conheço esse projeto lá do blog da Thamiris e sei como às vezes é difícil pôr para fora coisas tão delicadas como as que você citou hoje. Como assim está escrevendo um livro e não pensa tão seeriamente em publicar??? Já quero ler!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kami você tem que ver mais o lado bom da vida! haha
      Deixo você ler minha estória quando eu acabar de escrever! haha

      Excluir
  2. Oi Raissa!

    Ai, sua linda! Fiquei muito feliz por ter aceitado o meu convite. Espero que, se quiser, possa participar de outros temas também.
    Também tive a impressão de que este ano passou rápido demais. Quando vi, já estávamos em novembro. Foi incrível!
    Que bom que você se dedicou bastante na faculdade e no estágio. Quando queremos conquistar algo, devemos batalhar muito por isso. Parabéns pelas notas, que eu não sei como foram, mas você disse que aumentaram, rs.
    Menina, estou muito feliz em ter conhecido você e pode acompanhar o seu blog, muito mesmo. E fiquei radiante com sua palestra!
    Olha, eu super apoio você começara postar vídeos! Super apoio mesmo.
    Espero que continue escrevendo seu livro e sim, correndo atrás dos seus sonhos.

    Compartilha com a gente lá no grupo como foi a experiência de escrever o texto ♥
    Beijos

    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu com certeza vou querer participar mais vezes. O projeto me fez refletir e acabei concluindo coisas boas sobre esse ano!

      Excluir
  3. gostei bastante do post, de saber como foram seus projetos do ano!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    2015 foi, pra mim, um ano difícil, mas também reconheço que foi importante, eu cresci, amadureci mais e todas essas coisas. Fico feliz que tenha passado pelo mesmo processo e desejo tudo de melhor pra você e seu livro agora em 2016.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante foram as coisas que aprendemos com as dificuldades. Desejo tudo de bom pra você também Inês!! *-*

      Excluir
  5. Que legal seu texto! Esse ano passou rápido mesmo. Que 2016 seja um ano de muitos mais projetos e sonhos realizados. Boa sorte com seu livro... Estou entrando no seu blog pela primeira vez hoje. Que tipo de literatura você esta escrevendo!?! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani.
      Então tô escrevendo um romance!

      Excluir
  6. Que projeto ótimo e que ano incrível você teve! 2016 você colherá e plantará ainda mais, tenho certeza!
    Beijos e sucesso com seu livro!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2015/12/makeup-produtos-que-uso-diariamente.html?m=1

    ResponderExcluir
  7. Seu texto está bem "AWNNNS". Sério, é muito bom saber que o blog mudou a sua vida e trouxe bons momentos. Gostei principalmente de você ter aprendido a ser feliz consigo mesmo. Sucesso para ti Rai!

    ANDYZANDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Obrigada Andy!!
      Sucesso para você também!

      Excluir
  8. Ei, Raíssa!
    Primeiro eu preciso dizer que esse projeto é muito bacana. É sempre legal estimular a escrita dessa maneira.
    Segundo, eu entendo completamente quando você diz que aconteceu muita coisa em tão pouco tempo. Acho que esse ano foi o mais corrido da minha vida! kkk
    Muita coisa na faculdade, no estágio, no trabalho... mas quando paro agora, sinto uma satisfação imensa, uma sensação de "ano produtivo".
    Acho que tudo que eu preciso nesse momento é de aproveitar as férias. Aquela dica super recomendada!! hehe
    Muito bom o post.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é mesmo muito bacana!
      Pois é, pra mim o ano passou voando! kk
      Obrigada Plínio, escreve também!

      Excluir
  9. Ooi! É sempre bom relembrar as coisas que aconteceram durante o ano, principalmente as boas. Espero que 2016 seja tão bom quanto foi este e que as coisas se acalmem após seu TCC. Vai dar tudo certo.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. Gente, sério que tu deu palestra sobre livros? Que demais *-* Arrasou.
    Bem bacana essa proposta de relembrar as coisas que passaram e fazer um balanço geral.

    Desejo muito sucesso pra ti em 2016 <3

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thay, nunca imaginei palestrar haha
      Obrigada, também desejo tuudo de bom pra você! *-*

      Excluir
  11. 2015 parece que foi um ano tão longo e tão curto ao mesmo tempo. Eu fico pensando no estágio que eu fiz, o contrato acabou no fim de junho, mas parece que faz tanto tempo! Esse foi um ano de muitos altos e baixos, lendo o seu texto senti que em algumas partes dividimos os mesmos sentimentos e aprendizados, me identifiquei bastante.
    Eu arrisco dizer que esse foi o melhor ano da minha vida até agora, apesar de eu te passado maus bocados, ter me perdido um pouco, a verdade é que foi esse ano que eu acho que me encontrei haha eu voltei com o blog logo depois de um período meio ruim e foi muito bom, eu passei a me dedicas mais na minha escrita, tanto que esse anos consegui finalizar duas histórias, não que sejam lá MEGA histórias, mas pra uma pessoa que demorava uma vida pra terminar uma só, terminar duas já é uma vitória haha
    Adorei saber que você está escrevendo uma história <3 adoro conhecer pessoas que estão dentro do mesmo mundo que eu, porque sei que elas me entendem haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog foi um dos que eu conheci este ano e agora sempre acompanho! Amo seus posts!
      Fico feliz que se identificou com o texto *-*
      Vou querer ler essas estórias ai que você finalizou hein! kk

      Excluir
  12. Oii Raissa, seu texto está perfeito!

    Mais do que tudo : vc viveu neste ano e muito!! Amei saber que vc cresceu, o blog cresceu e tudo evolui, é assim mesmo que tem que ser. E que neste 2016 as suas bençãos venham em dobro, triplo...
    Te desejo tudo de bom, de coração mesmo!

    Beijokas e boas festas, curta muito!

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alice!!
      Também desejo muito sucesso e felicidade pra você!!

      Excluir
  13. Adoro esses balanços de final do ano, mas, principalmente, as especulações para o novo.

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oláá!
    Que projeto legal, achei a proposta bem interessante.
    Nossa, 2015 foi um ano que teve de tudo, não é? Fico feliz com o tanto de realizações. Tudo tem seus altos e baixos, a gente tem que aprender a lidar com eles e extrair o melhor de cada coisa e isso parece que você está fazendo direitinho.
    Que o próximo ano seja ainda mais repleto de boas realizações. Faz vídeo sim, acredito que vai ficar legal.
    Beeijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, teve mesmo de tudo kk
      Obrigada, desejo tudo isso pra você também *-*

      Excluir
  15. Olá!

    Sempre que eu vejo alguém reclamando de 2015 eu fico um pouco chateada. Eu parei para pensar e esse foi um dos melhores anos para mim. Minha vida profissional, pessoal, a faculdade e até a financeira estão ótimas (pelo menos agora) consegui me conter e estou muito feliz. Conheci diversos ídolos e me realizei sendo reconhecida em diversos momentos. Não vou falar muito de mim pq pretendo fazer o último post do ano e espero que você leia hahahaha.
    Fiquei feliz por suas conquistas e espero que o ano que vem seja tudo em dobro!
    Infelizmente, ou felizmente, escolhemos uma profissão onde VC NUNCA parará de estudar e sempre sempre sempre terá que estar pensando. Mas eu confesso, esse ano foi pesado. É ótimo chegar em casa e ler HAHAHA.
    Sucesso sempre ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Raíssa!
    Fico feliz em ler seu progresso nesse ano q está quase no fim. Eu adoro esse projeto da Thamiris, é libertador, haha.
    Menina, tbm estou escrevendo um livro e mais ou menos no msm número de páginas q o seu, vamos conseguir terminar siiiim! Kkk
    E nem me fale de TCC, provavelmente escolher o tema vai ser a parte mais difícil! Kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ain Minha Raposinha <3,
    Nem sei o que dizer. Ter te conhecido também foi uma das coisas mais lindas desse ano, que não foi tão agradável para mim. Mas acho que é minha mania de ficar me agarrando nas coisas ruins, pq no final das contas aconteceram várias coisas legais.
    Acho super válido você fazer do diário da raposa um vlog. Tenho certeza que você vai arrasar e será uma boa maneira para você treinar para sua carreira.
    Beijos
    Da Nina :)

    ResponderExcluir
  18. Que texto lindo e inspirador!
    Feliz natal, boas festas e que o ano que se iniciar traga muitas coisas boas.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  19. Oi Raíssa, tudo bem ???
    Estou aproveitando que as férias apareceram, que estou conseguindo retomar minha rotina e que de pouquinho em pouquinho minha organização vai se consolidando, para me atualizar com o que vários blogueiros amigos andaram escrevendo, por isso, cá estou eu novamente !!!
    Não conhecia esse projeto do qual participou, mas gostei bastante da ideia, e gostei mais ainda de seu texto, de sua visão sobre o ano de 2015. Acho super importante olharmos para trás, realizarmos uma retrospectiva de nosso ano, pois assim podemos observar melhor o que vivemos, os desafios, surpresas, alegrias e tristezas que tivemos ao longo do ano, e também somos capazes de valorizar tudo isso.
    Gostei de saber que você começou a escrever seu livro, já fiquei curiosa para conhecer a história. Se algum dia você for publicar saiba que já possui uma leitora esperando ansiosa para conhecer sua história !!!
    Com relação ao TCC, não se preocupe flor, tenho certeza de que você irá se sair muito bem. A base é paciência, organização e esforço, se você focar nessas três coisas, irá tirar de letra. Não sei como funciona o processo do TCC para o curso de Jornalismo, mas se for como o de Arquitetura, aproveite o/a seu orientador, faça perguntas, mostre suas ideias, fale muito, pois isso ajuda pra caramba. Mas não esqueça que você também precisa de um tempo, quando puder descanse, se divirta um pouco, o trabalho flui mais quando estamos com a mente tranquila !!! Mas como disse antes, tenho certeza de que irá se sair muito bem !!! E desculpe o meu discurso, rsrsrs, quando fico amiga de alguém passo a me preocupar demais e quero ajudar no possível !!! XD
    Enfim ... Te desejo um ótimo final de ano, e que 2016 seja um ano maravilhoso para todos nós !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com