Resenhas

Projeto Doze por Doze

14:00

Olá leitores!

Este será, provavelmente o último post do ano. Então já aproveito para usar este espaço e desejar um ótimo fim de ano a todos vocês que acompanham o blog. Como eu disse no texto do Projeto Escrevendo sem Medo, esse foi um ano muito bom para mim, de crescimento, descobertas e de muito esforço recompensado! 

Não sei exatamente quando voltarei com as postagens, mas tenho umas coisas interessantes guardadinhas aqui para o ano que vem! *-*

Sem mais delongas, hoje venho compartilhar uma novidade super empolgante! A Thati, do blog Nem Te Contou, autora dos livros Ponte de Cristal e Poder Extra G, elaborou um projeto suuuper bacana que se chama Doze por Doze.

Acho que quem conhece a Thati e acompanha o blog dela deve saber sobre isso mais para quem ainda não conhece se liga!


Sinopse: A chegada do ano novo traz consigo o desejo de renovação. Renovamos nossas esperanças, nossos desejos, nossas metas... E, ao início, não sabemos o que esperar do novo ciclo, mas e se... Pudéssemos medir a intensidade de um ano através de suas histórias? Essa é a proposta do “Doze por Doze”. Trazer variados contos, dos mais variados gêneros, para nos fazer enxergar quantas coisas incríveis podem acontecer no período de 12 meses; de 365 dias.  

"O projeto “Doze por doze” consiste na criação de um livro no formato digital, no qual doze autores contarão breves histórias, referentes a cada mês do ano. Já é sabido que a literatura nacional contemporânea tem caminhado a largos passos, mas acreditamos que a união entre os escritores é fundamental. Pensando nisso, o projeto “Doze por doze” tem o intuito de reunir 12 escritores (novos e estreantes) para que possamos compartilhar nossos leitores.

O livro, que terá o nome do projeto (Doze por doze), contará com 12 contos, um para cada mês do ano. Os autores estão livres para escrever o gênero que preferirem, com exceção do gênero erótico, tendo em vista que grande parte do público dos autores participantes é composto por jovens. Não existe um ano definido, ou seja, sua história pode acontecer em qualquer época.

O projeto foi idealizado pela escritora Thati Machado (do blog NEM TE CONTO) e contará com o apoio da colaborada Larissa Pez. Ambas farão parte da antologia e serão as responsáveis pelo processo de revisão e avaliação das demais obras. Nove autores serão convidados a integrarem o projeto. Para as três vagas restantes, abriremos uma seleção no blog, para que os interessados possam se inscrever. É sabido que muitos blogueiros têm o desejo de criar suas próprias histórias e acreditamos que, talvez, só lhes falte um empurrãozinho."


Tive a honra de ser convidada a ler em primeira mão este livro super especial. Achei a ideia do projeto sensacional e fiquei super emocionada pelo convite da Thati. Além disso ela está organizando um evento literário para janeiro. Aqui em São Paulo vai acontecer no dia 23, na livraria Cultura, do Conjunto Nacional, na Paulista, às 16h e vai reunir vários autores incríveis, além de contar com a presença também da Ani do Entre Chocolates & Músicas e da Kamila do Resenha e Outras Coisas. *-*


Estão mais do que convidados a comparecer, vai ser bem legal! *-* Conheça o evento no Facebook


Quanto ao livro Doze por Doze. Eu não tenho muita experiência com livros de contos, mas pelos poucos li acho esse tipo de livro bem dinâmico e gostoso de ler. Então quando comecei a ler Doze por Doze já estava bem animada.

É legal como podemos conhecer diferentes estórias atadas a uma mesma temática, que no caso são os meses do ano. Neste livro tive a oportunidade de conhecer diversos estilos de escrita, me identifiquei mais com alguns, porém fiquei fascinada por todos. Meus olhos até ficaram embasados, porque eu não largava do livro de jeito nenhum. haha

Não vou comentar muito profundamente um a um porque quero que vocês vivam a experiência do livro por si mesmos e acho que eu tiraria um pouco a graça dando detalhes de todos, mas quero destacar os que mais gostei, aqueles que mexeram mais comigo.

Logo de cara me deparei com o conto de janeiro intitulado "Salada Mista" escrito por Karina Rocha. A Karina foi uma das selecionadas através do concurso que a Thati fez para escolher três autores que contribuíram com contos para o livro.

Fiquei particularmente impressionada com a escrita da Karina que, com poucas páginas, me conquistou com suas palavras. Achei a escrita dela bem sensível e muito envolvente. Adorei o conto dela que aborda um amor adolescente e que no fim se transforma em algo muito mais especial.

Achei a escrita da autora muito madura, apesar de os personagens serem bem jovens. É uma escrita bem fluída, que vai te levando pra dentro da estória e você se perde naquele universo.

Outro conto que eu gostei bastante também foi o do mês de Março, da Mariana Cestari, outra selecionada pelo concurso. O conto dela parece mais uma distopia, mas acho que essa não foi bem a intensão dela.

Nos mostra um cenário que poderia muito bem acontecer na vida real, aqui em São Paulo e bem pertinho de onde eu moro, o bairro da Liberdade. Primeiro fiquei animada porque a estória se passa tão perto de casa e porque a personagem foge um pouco dos padrões literários atuais.

Noemi, a personagem principal, é descendente de asiáticos e mora no bairro da Liberdade. Os dias em São Paulo tem sido incessantemente chuvosos e a eletricidade na cidade é intermitente. Noemi é voluntária em um centro que auxilia pessoas que perderam suas casas.

Em meio à tempestade Noemi encontra um garoto incomum, que o destino acaba colocando no caminho dela mais de uma vez. Os dois acabam se metendo em uma aventura em meio ao cenário caótico que está a cidade.

Achei que esse conto poderia muito bem se tornar um livro, material existe para isso. A Mariana é impressionantemente talentosa para alguém que está começando! Acho que se ela desenvolvesse um pouco mais a estória ela poderia se transformar em algo muito grandioso!

O conto de junho já é um pouco menos romântico e mais macabro, se é que pode se chamar assim. Me prendeu a atenção tanto quanto os outros, só que de um jeito diferente. Me fez sentir mais agitada e apreensiva.

Enfim, os demais contos do livro são diferentes mas, ao mesmo tempo resguardam a mesma essência. Com certeza mexeram comigo de diferentes maneiras. Alguns me fizeram rir, outros refletir. Mas todos deixaram em mim algo especial.

Mais uma vez quero agradecer à Thati por ter me dado a oportunidade de conhecer algo tão especial. E espero que vocês também conheçam, já que o livro já está na pré- venda na Amazon!

You Might Also Like

33 comentários

  1. nossa, achei super bacana esse projeto, deve ser mt bacana ler essas historias escritas a varias maos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Raíssa!
    Vou resenhar o Doze por Doze lá no blog tbm, mas já fico feliz em saber que gostou da obra!
    Os contos q vc mais gostou me pareceram muito interessantes, legal terem se destacado as menibas selecionadas :)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Raissa, feliz Natal! Vou aguardar ansiosamente os posts do ano que vem.
    Achei esse projeto muito bacana mesmo! E fiquei com vontade de ler, pois eu amo contos e gostei muito da forma como você descreveu alguns.
    Beijão
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Nataal Tha! Leia sim Tha, achei realmente um projeto especial!

      Excluir
  4. Olá!

    Quando recebi esse livro da Thati, já sabia que ia gostar, ainda mais por ser de contos, que gosto muito. Eu também selecionei alguns que mais gostei, mas esse de junho me deixou até com medo, não esperava, foi uma grata surpresa! Enfim, foi difícil escolher os melhores, então resolvi falar dos que mais me tocaram. Mal vejo a hora do evento acontecer!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse projeto tá sendo o mais comentado da blogsfera atualmente! Todo mundo quer o livro e quer participar do evento. Eu também queria muito ir, mas moro longe e sabe como é. Difícil para ir, difícil para voltar!
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mesmo! kk
      Pena que não vai poder ir no evento... Mas quem sabe numa próxima, né?

      Excluir
  6. Olá minha linda. Vamos ficar sem seus posts até 2016? Poxa! hahaha.
    Amei a idéia do livro em conjunto, espero que seja um sucesso. Também nunca fui muito de ler livros de contos, mas estou começando a abrir minha mente para novas leituras, então seria uma boa experimentar. Já que você gostou, deve ser bom *-*
    Beijos amore

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda. Então vou aproveitar esse tempo para produzir umas coisas interessantes para o blog! haha
      Também sou a favor dessa ideia de abrir a mente a coisas novas! *-*

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já vi uma resenha desse livro e gostei muito dele.
    Acho que a temática dele é bem interessante, uma novidade.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo sim e você?
      O pessoal está resenhando Doze por Doze em peso e não é atoa, o livro é muito bacana!

      Excluir
  8. Caraca, que legal a ideia. O que mais gostei é e ter escritores iniciantes, é ótimo para dar uma oportunidade.
    Você vai no dia 23 aqui em São Paulo?
    Estou curiosa para a sua novidade em 2016!!!!

    Beijos, <a href="http://loveiscolorful.com”>Love is Colorful</a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou no evento sim Ba! Se puder aparece por lá também. Ia ser bem legal!!

      Excluir
  9. Oi Raissa.
    Parabéns por ter sido convidada pela Thati. Sinal de que seu trabalho está sendo reconhecido.
    Vou tentar ir no evento aqui em São Paulo e se eu for, te vejo por lá ;)
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  10. Ooi! No começo achei que você tinha colaborado com o projeto kkkk mas enfim, adorei a ideia e fiquei bastante curiosa para ler. Quero ir no evento, poxa! Pena morar longe D:
    Ótima final de ano, festas e tudo. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Que projeto mais bacana! Muito bom ler um livro com histórias escritas por autores diferentes que possuem estilos diferentes. Já fiquei com vontade de ler.
    Ah, e feliz 2016! Vou ficar aguardando suas postagens ano que vem.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  12. Que projeto legal! Criei um certo interesse pelo livro e com certeza eu o lerei.
    Histórias com estilos diferentes parece ser bem estranho, mas pode dar certo.
    Bom Natal e feliz 2016!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olááá!
    Eu tinha visto a respeito dessa projeto, realmente foi uma proposta bem bacana.
    Eu gosto de contos, acho tão legais - me lembra bastante aquelas one-shots. Já ouviu falar?
    Aposto que o evento vai ser ótimo, depois conta tudo aqui.
    Feliz nataaaaaaal!!
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ra, tudo bem florzinha ???
    Primeiramente, quero aproveitar sua postagem para te desejar um ótimo Natal, que você possa aproveitar muito esse tempo com sua família, com todas as pessoas queridas e especiais para ti. Também desejo que esse período de tempo em que você esteja afastada lhe traga muitas leituras maravilhosas, muitas ideias incríveis e renove suas energias. Saiba que vou morrer de saudades de suas postagens !!!
    Com relação a esse projeto da Thati, já tinha ouvido falar nele, mas não sabia exatamente do que se tratava, e nem mesmo que já era possível adquirir o livro na pré-venda. Gostei de tudo o que você destacou sobre o livro e os contos, e assim que tiver uma chance, vou ver se consigo ler também !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Muitos blogueiros fazendo o último post do ano, aproveito pra te desejar tudo de melhor, que bom que 2015 foi um bom ano pra você, pra mim realmente não foi bacana, mas te desejo tudo de melhor. Ótimo post e projeto.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Raissa,
    Nossa amei o projeto e agora estou louca para ler!
    Esse dois trechos que você colocou me deixaram mais curiosa ainda.
    Parabéns pelos autores, tomara que exista mais projetos assim futuramente.
    Bjs e um Feliz Natal.
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Raissa! Que coisa maravilhosa!
    Adorei esse projeto. Sou apaixonado por contos e você pode conferir lá no blog que sempre escrevo algumas coisas,então me animei equem sabe posso participar pra escrever algo também (rs.)!?

    Que tenha final de ano lindo e um novo ano repleto de Sonhos, conquistas e muito amor.

    B-jão.
    Diego, Blog Vida & Letras

    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Raíssa!
    Eu tinha lido sobre esse livro já e fiquei curiosa.
    Eu estou louca para ler algo da Tathi Machado e do Augusto Alvarenga.
    E quero ver se participo desse evento em SP! *-*
    Fiquei animada!!!!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ei, Raíssa!
    Realmente um projeto incrível! Vai ser ótimo conhecer essas histórias!
    Já que é seu último post, vou te desejar um ótimo 2016, repleto de coisas boas e realizações. Aproveite seu feriado e boas festas!!

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oláá Raissa
    Amei o projeto e estou curiosa para conferir os selecionados e o resultado de toda essa ideia maravilhosa hehehe
    Já vou aproveitar como este vai ser o último post do ano para desejar um Feliz Ano Novo a você e que 2016 seja um ano de muito sucesso a você e ao blog!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  21. AHHHHHHHH, OLHA QUE BONITEZA ENCONTRO POR AQUI *-----------*
    Realizar esse projeto foi uma delícia sem fim... Ele está recheados de histórias incríveis, autores maravilhosos, blogueiros queridos, enfim... Deu trabalho mas foi muito, muito gratificante. Confesso que quase me perdi na missão de escrever um conto, selecionar 3 dentre mais de 20, revisar todos pelo menos duas vezes, fazer a capa, a diagramação, organizar os eventos, lançar a pré-venda, divulgar, escolher os blogueiros e... Ufa! Foi uma correria danada mas é muito gratificante ver que está dando certo <3 <3 <3 Estou ansiosa pelo dia 23 o////

    Suuuuuper obrigada por fazer parte de tudo isso <3

    Beijocas ♥
    Thati Machado;
    htpp://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  22. Nossa amei esse projeto, super curti. Vu dar uma olhada.
    Feliz 2016, obrigada por ter feito parte do 2015, de verdade!
    Muito sucesso porque você é uma blogueira incrivel e merece todo reconhecimento do mundo.
    http://www.pensamentosdefabs.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Muito legal o projeto! Sucesso aí!
    A minha retrospectiva vai ao ar no dia 31! Feliz ano novo e q Deus te abençoe!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada pelas palavras, Raissa! O projeto é uma fofura, e a Thati? Um sucesso completo, aquela menina. <3 amei seu blog, vou me perder nele por uns dias... :)

    ResponderExcluir
  25. Oi Raissa!
    Feliz ano novo! :) Não sabia deste projeto e achei super legal, os autores se reunindo para um livro com a mesma temática. Destes autores só conheço a Yohana Sanfer e fiquei curiosa para conhecer o conto dela e conhecer os outros autores. Deve ser mesmo uma leitura leve e gostosa.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias