Diário da Raposa #7: Por que os homens não gostam de comédias românticas?


Já perceberam como a maioria dos homens se retrai a mera menção de algum filme romântico ou comédia romântica? Parece que estamos amputando o membro deles só por supor que eles assistiriam algo assim.

E a resposta é quase sempre a mesma: "Eu sou homem, pô!" O "pô" no final é essencial para que a masculinidade deles permaneça intacta.

(É claro que não estou generalizando o assunto aqui. Mas a cabeça da maioria das pessoas funciona assim)

Isso me faz pensar no que há de tão horrível em romances para fazer esses caras se sentirem tão ofendidos!

Quer dizer, um dos gêneros mais vendidos em livros ou filmes é o romance. Então porque só a metade feminina da população não tem medo de se interessar por eles?

Será que é o mesmo "gene" que faz as mulheres ficarem com o rosto completamente corado quando a conversa toma a vertente de filmes pornôs?

Depois de muito refletir imagino que sim. Porque ao perguntar para várias pessoas a resposta mais comum é: "Porque homens não gostam dessas coisas, ué". E depois eu sempre recebo um olhar meio estranho, como se a pessoa estive explicando algo bem complicado a uma criança de cinco anos.


O que estou tentando desmistificar aqui é o fato de homens podem perfeitamente gostarem de romance e não, isso não tem nada a ver com sexualidade!

Aliás uma pessoa que é plenamente segura de sua sexualidade se torna muito mais livre. Isso mesmo, caro amigo reprimido. Quando aceitamos e abraçamos quem somos, isso nos dá um leque de opções, de escolhas que podem ser feitas sem medo algum. E isso vale também para o gênero de livro, filme, peça de teatro, música ou qualquer outra coisa que você se interesse.



Acho engraçada essa cultura que temos de manter a imagem do homem sempre como alguém que não demonstra emoções, que é sempre forte (nos dois sentido, tanto físico quanto mental) e que só gosta de ação, sangue e armas. E que nunca, (a não ser que a namorada insista muito) assiste a comédias românticas.

E não vem por a culpa na qualidade desses filmes porque os de ação não são particularmente tão bem produzidos assim também.

Talvez eu esteja viajando longe na maionese com esse texto. Mas ainda assim defendo o ponto de que qualquer pessoa deveria ter o direito de gostar do que quiser sem ter ninguém cagando regra no seu cangote. Estou fazendo sentido?

Nós já temos que lidar com tantas regras no nosso dia a dia que eu acho exaustivo seguir esses padrões loucos da nossa sociedade...

Enfim, meu intuito aqui é plantar a sementinha da dúvida na cabeça de vocês, para que reflitam a respeito do assunto, ok? Ok! Deixem suas opiniões nos comentários, se assim desejarem! ;)


Comentários

  1. Olá!

    Digamos que essa coisa de que homem não pode ver romances é algo histórico. Homem não chora, homem que faz isso, não faz aquilo, etc. É algo que nossa sociedade inculca e apoia, porque o homem é o sexo forte e blá blá blá. Eu particularmente não vejo nada demais em homem ver comédica romântica, se as pessoas não controlassem tanto a vida dos outros, esse mundo seria outro...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos mesmo é que mudar esse pensamento arcaico!

      Excluir
  2. Cara, eu tenho sérios problemas com isso. Por exemplo, no amigo secreto de lá da escola eu ganhei A rainha vermelha (<3) e ai meu melhor amigo disse "nossa, que livro de menininha". Na moral, ele nem sabe da história do livro, viu a capa e já achei era sobre princesas/romance e ai veio aquela coisa toda de me ridicularizar dizendo "nossa, você gosta tanto de ler, vai ler algo que preste, tipo Assaassin's Creed" (sabe lá Deus como escreve isso)
    Eu nunca vou entender a cabeça de alguns homens. Sério.
    Abraço, sucesso ai no blog.
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Raissa eu tenho um namorado que curte ver filmes românticos comigo, na boa! Mas realmente existe esse preceito que filmes e livros de romance são apenas para mulheres, isso é ridículo mesmo. É um assunto sim que deve precisa de reflexão, isso tem muito a ver com um cultura imposta, com machismo e tudo mais.
    Enfim, adorei o post. Bjs

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua ter encontrado alguém tão mente aberta assim Camila! Parabéns pra ele!!

      Excluir
  4. Não vejo mal algum homem gostar de ver comédia romântica, usar roupa cor de rosa, e mais um monte de baboseias que a sociedade diz que homem não pode fazer. Acho que devemos ser livres para fazer tudo que amamos. Eu sou mulher e adoro filmes de ação, de super heróis e mais um monte que não são filmes de mulherzinha. O mal do ser humano é querer controlar e mandar na vida dos outros e esquecer do próprio umbigo! haha

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho um amigo que é todo homem másculo e tals (rs), mas não resiste ao romance da Saga Crepúsculo, mas como ele fala "só a parte do romance" UHASUIHAS os homens da minha convivência não tem medo de gostar de romance, brega ou de axé, eu acho isso maravilhoso IUHAISHIAUHS

    Me sinto uma excluída do planeta Terra, só eu que nunca li esse livro :'( IUHUAISHIUASH

    Peixinhos de Luz ;*

    Blog: Talo de Maçã
    FANPAGE!

    A nova novidade do momento é meu canal! Tem vídeo novo, se inscreva! E se quiser que eu me inscreva no seu, só deixar o link no meu blog ;) MEU CANALZINHO <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser homem não deveria ser sinônimo de ser todo machão e sem emoções..

      Excluir
  6. Oi Raissa.
    Não vejo mal algum homem gostar de ver comédia romântica. Isso é bobagem, ele não ficar´mesmo macho por isso.Os filmes estão aí para serem assistidos e se tem vontade vai assistir.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Acho que essa coisa que certos homens colocam em si mesmo, quase como convenções é coisa de cara que não é seguro com a própria sexualidade. O que é que tem, poxa? Convenções atuais, em minha opinião somente besteiras.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu adoro ler e assistir filmes românticos e penso que o homem também pode assistir
    essa coisa de que homem não gosta de romance, foi costume que a sociedade criou, como que eles vão gostar de algo que nem sabem sobre o que fala. Eu já assisti filme de romance na faculdade/escola e já vi que os homens que estudavam comigo até gostavam de assistir.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. AMEI seu texto.
    Tudo muito verdade. Não vejo por onde se interessar por um romance pode ferir a masculinidade de alguém. Isso é tão ridículo e inseguro.
    Meu marido vê romances comigo ♥ rs (as vezes preciso insistir hahaha)

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto! Realmente é uma coisa que a gente vê muito, porque os homens não podem nunca demonstrar fraqueza? E a mulher sempre tem que se ligada a isso. Bom, o fato é, assim como você disse acho que as pessoas deveriam ter o direito de gostar do que ela quiser, sem "regras" bobas que a sociedade impõe. Acho que todo mundo seria mais feliz.
    E o que eu não entendo é, nós mulheres, não todos, mas várias delas, gostam de filme de ação e até os mais violentos, algumas até preferem esses do que os romances. E por que um homem não pode? Pura bobagem, nenhum mulher foi menos mulher por preferir "O Clube da Luta" ou algum do filme Bruce Lee, do que "O Diário de Uma Paixão" e "Titanic", acho que a mesma coisa deveria caber ao homem.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raíssa! Tudo bem? Ah, adorei o seu texto! Realmente, as pessoas têm o costume de achar que homem só pode gostar de filmes de ação e mulheres de romance. É triste quem pensa assim... Nós podemos gostar do que quisermos, oras! Eu, por exemplo, amo "Amizade Colorida" e "Idas e Vindas do Amor" (que são comédias românticas) e amo "Django Livre" e "Lucy" (que são filmes mais voltados para a ação...)! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiiii Raissa

    Muito verdadeiro seu texto. Meu marido sempre se esquiva de comédias românticas, ela diz que é sempre tudo muito MELOSO mesmo sem querer....rsrs, mas às vezes ele até assiste comigo (quando está de bom humor). Ultimamente fazemos trocas, ele assiste comédias românticas comigo se eu topar assistir Capitão América ou algum anime estilo Naruto com ele...haha, e assim vamos vivendo... entre melosos e super heróis

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  13. Oi Raissa! Acho que eles até poderiam curtir se dessem uma chance, mas como cismam em afirmar que é filme de mulher não sabem o que estão perdendo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Raissa, seu texto está excelente, como sempre.
    Assim que comecei a ler, pensei no meu namorado. Ele nunca quer assistir romance comigo, mas eu o forcei a assistir A culpa é das estrelas, hahaha.
    Essa questão abordada vem de raízes antigas, acho que é mais uma espécie de senso comum do que não gostar de assistir comédia romântica mesmo.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  15. Oi Raissa, acredita que eu não gosto de Comédias Românticas? Poucas se salvam!

    Acho que essa bobagem de homem só gostar de filme de ação e mulher só gostar de romance tem que acabar, porque existem casos e casos. Eu por exemplo, amo filmes de suspense, terror, e não sou menos mulher por isso!

    Gostei do seu texto, beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Generalizações. Sou homem, hetero, e um dos filmes da minha vida é "Before Sunrise". A história de Jesse e Celine, que se conhecem num comboio em viagem pela Europa, e decidem sair na Áustria para aproveitarem o resto do dia e noite para se conhecem melhor. Na manhã do dia seguinte ambos regressão a casa, ela em Paris e ele nos Estados Unidos.
    Eu gosto essencialmente é de bons filmes. O problema das comédias românticas - tal como os filmes de ação - é que muitas vezes são feitos unicamente para adolescente ver - muitas vezes nem vê enquanto está entretido com o namorado(a) e a comer pipoca. E eu sou um bocado mais exigente que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então como eu disse acima no texto não estou generalizando. Mas a maioria das pessoas que eu conheço pensa assim. Acho ótimo que um cara não tenha medo de gostar desse tipo de coisa!

      Excluir
  17. Realmente é muito difícil ver um homem assistindo um filme romântico, eu en !
    Que difícil que é convencer meu marido assistir filmes de comédia romântica, mas de vez em quanto consigo KKK
    Beijos ♡ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  18. Os homens são complicados ,
    sinceramente quando penso que os entendo me inrrolo toda.

    http://tays-cristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Raissa!
    Realmente, os homens geralmente têm medo de gostar de romances e outras coisas "de garotas" porque acham que isso colocará sua sexualidade em dúvida para as outras pessoas. Muita bobagem, né? hahaha
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oiii!

    Eu acho que isso vem mudando aos poucos, acho que o que incomoda muito (inclusive eu) é o fato de que as fórmulas são sempre as mesmas e para quem está acostumado com filmes de ação ou terror acabam não curtindo mesmo. Hoje, agora que eu comecei a acompanhar os super heróis da vida, parei com as comédias românticas e quando assisto, fiquei muito mais crítica do que já era.
    Meu namorado sempre assiste, mas reclamando um.pouco, justamente por causa desse motivo que citei.

    Mas é um fato, como já citaram, o fato da criação e até mesmo sociedade influência bastante.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi Raíssa!
    Bato palmas de pé para esse post.
    Ideia bem machista essa que 'comédias românticas são para mulheres'... ainda bem que estamos quebrando o paradigma de que filmes de heróis podem sim ser para ambos os sexos. Quem sabe num futuro consigamos fazer as comédias românticas serem mais 'unissex'?
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu quero dizer algo: NÃO CONFIO EM PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE COMÉDIA ROMÂNTICA!!!!! hahahaha eu acho que é o meu gênero preferido tanto pra filmes, quanto história, como até mesmo pra escrever, eu amo escrever esse gênero! É fácil, divertido, leve... E quanto ao que você falou de filmes de ação, tem muita comédia romântica com roteiro MUITO melhor, com personagens MUITO mais cativantes!
    Eu não admito preconceito com meu gênero preferido u-u hahahahaha

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bom?
    Não sou uma pessoa fã de livros de romance, mas eu nunca abomino uma boa comédia romântica. Amo filmes desse gênero. Era realmente muito chato quando eu ia na locadora com meu ex namorado, queria assistir a algo do gênero e ele vinha com preconceito dizendo que isso não é coisa de homem, coisa mais ridícula do mundo.
    Mas enfim, a sociedade que impõe isso, infelizmente.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante essa temática que você abordou Raíssa. Realmente, ainda somos uma sociedade machista. Hoje nem tanto, mas acho que minha cabeça de alguns anos atrás, quando ainda era adolescente, estranharia se um homem dissesse que gostar de Um Linda Mulher.
    De fato, não conheço muitos, mas tenho um amigo que curti bastante comédias românticas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com