Vida Literária: A Rainha da Fofoca - Meg Cabot


Olá leitores!!

Hoje é dia de resenha para a coluna Vida Literária!!
Para quem não sabe no Vida Literária a Kamila do Resenha e Outras Coisas, a Ana do Entre Chocolates e Músicas e eu lemos o mesmo livro uma vez por mês. Depois escrevemos a resenha com nossas opiniões. Assim você pode conferir três pontos de vista diferentes sobre o mesmo livro.

O livro desse mês foi escolhido pela Ana. Ela é hiper/mega/master fã da Meg Cabot e decidiu então esse mês que a leitura seria de um dos livros dela, A Rainha da Fofoca.

Eu já li algumas estória da Meg e também gosto bastante da escrita dela. Então fiquei bem animada com essa escolha. Além do fato de eu ter ganhado esse livro de presente de aniversário da Ana.. haha

Então vamos à resenha!

Lizzie acabou de terminar a faculdade de História da Moda (um curso não muito popular e não tão bem aceito) e trabalha em um brechó. Não é exatamente o emprego da vida dela, mas pelo menos ela pode estar em contato com a moda, que é o que ela ama. 

Ela tem um namorado que mora em Londres. Eles se conheceram na faculdade, que ele ainda está cursando. Lizzie então vai para Londres encontrá-lo, já que os dois só se encontraram pessoalmente um dia antes de ele voltar para sua terra natal. Desde então o namoro de três meses estava acontecendo virtualmente.

Chegando lá ela percebe que Andy, o namorado dela, não é bem a pessoa que ela idealizava. Então ela acaba indo para a França, onde sua amiga Shari está trabalhando em um chateau.

Título: Queen of Babble
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 438
Ano: 2008


Mais uma vez me diverti muito com a escrita da autora e as personagens que ela cria. Lizzie é muito engraçada e meio atrapalhada, sem falar em sua dramaticidade! Parece que tudo o que tiver para dar errado na vida dela, consequentemente acaba dando errado mesmo. E o leitor só consegue dar risada das situações que ela passa.

Desde as primeira páginas me peguei dando risada das coisas que passam na cabeça da Lizzie e de seu modo de pensar. Ela é meio ingênua e tenta acreditar no melhor das pessoas, mesmo quando tudo aponta para o contrário.

Ela também é muito talentosa com a costura e entende muito de moda! Mas é meio insegura quanto ao seu futuro. Apesar de ela estar formada (ou quase), ela não sabe bem o que fazer a seguir. Então durante o livro ao mesmo tempo em que vamos testemunhando suas maluquices, também acompanhamos o amadurecimento da personagem.

Lizzie acaba conhecendo o dono do chateau em que sua amiga Shari e o namorado Chaz estão trabalhando. Luke é meio francês e meio americano, seu pai na verdade é quem mora no chateau enquanto sua mãe fica nos EUA. Os pais dele estão passando por um divórcio ao mesmo tempo em que sua prima realizará o casamento no chateau.

É por isso que Shari está lá, para trabalhar no casamento da prima de Luke e em troca poder curtir as férias com hospedagem de graça na França.

A Meg sempre trabalha muito bem os personagens secundários. Enquanto a estória da personagem principal é contada, percebemos outras estórias subjacentes sendo desenroladas também. O que é muito legal, pois dá mais emoção ao livro.

Os outros livros que eu li dela são YA, então me surpreendi bastante ao ver palavrões e cenas de sexo nesta estória. Gostei de ver que a autora consegue separar seu público e escrever estórias para todas as idades.

Apesar do nome do livro ser A Rainha da Fofoca o que Lizzie faz não é bem fofoca, ela simplesmente não consegue ficar de boca fechada e fala a primeira coisa que lhe vem à cabeça. O que pode ser bem constrangedor às vezes e colocá-la em situações não muito agradáveis!

Acho que esse livro não teve nada de ruim. É claro que às vezes a Lizzie faz uma ou outra burrada que dá vontade de sacudir ela. Mas ainda assim não é nada que nos faça perder o ritmo da leitura.

Encontrei alguns erros na minha edição de falta de revisão do texto. Mas a estória é tão engraçada e apaixonante que deixei passar sem me importar muito!

Enfim, acho que quem já leu a Meg conhece o jeito divertido e romântico dela. E para quem não conhece eu recomendo muito que leia algum livro dela!

"Apesar da futilidade que Lizzie transmite (ela fala muito de moda, de marcas, de grifes, me soa um tanto fútil), ela tem bom coração e uma língua que fala muito. Muito mesmo. Mas, ainda assim, o leitor torce para que ela se dê bem no final. Depois dessa leitura, me arriscaria a ler outros títulos da Meg, ela tem uma escrita leve. rápida e ágil, fazendo com que o leitor aprenda um pouco sobre a História da Moda e reze para que Lizzie entregue sua monografia." - Kamila, Resenha e Outras Coisas

"Essa foi uma releitura muito gostosa de se fazer. Depois de 3 anos, me peguei rindo com Lizzie e torcendo para ela. A Meg é incrível - não digo apenas como super fã - mas uma pessoa que consegue mudar de estilo completamente em suas obras sem perder a qualidade, merece aplausos. A leitura fluiu e foi super rápida. Não vejo a hora de terminar a trilogia." - Ana, Entre Chocolates e Músicas
Essa resenha pertence ao:

O Outro Lado da Raposa

21 comentários:

  1. Olá!

    Ainda estou rindo da Lizzie!! Queria muito ser amiga dela, só pra poder me divertir (ou não, vai que ela fala da minha vida...) eu sempre tive um pé atrás com a Meg, desde que li outro livro dela, mas esse é bem legal, gostei mesmo, pena que ele não passou pela reforma ortográfica. Tirando isso, vale a pena sim a leitura!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    A Meg faz isso em todos os livros, mas nesse em especial pq vai ter uma mudança muuuuuito grande nos demais livros. Que envolve todos os personagens, então ninguém sente saudades de ninguém HAHAHA.

    Fiquei feliz que tenha gostado da leitura e espero que leia os outros dois Livros dela que nossinhora são de que tirar o fôlego.

    O que eu mais admiro na Queen Meg é o fato dela saber diferenciar bem seus livros e públicos e mesmo assim não perder a qualidade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    eu adoro este livro.
    Amo a autora!!!
    Adorei a resenha, me deu vontade de ler a série novamente

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler várias resenhas desse livro ao mesmo tempo. Tô louca pra ler ele! Até coloquei nas minhaslistinhas da BF, mas não deu esse ano. Quem sabe daqui um tempinho eu leia... Tô bem curiosa mesmo, e não me orgulho de dizer que nunca li Meg... :( Triste. hahaha
    beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa queria ler em conjunto assim. haha
    Nunca li nada da Meg, quero muito ler! O que me recomenda pra começar? <3
    Beijinhos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  6. Oi Raissa!
    Adoro os livros da Meg :3 O último que li dela foi o novo Diário da Princesa, adorei ver os personagens na atualidade. Mas enfim. Não sabia que A Rainha da Fofoca não é YA, agora estou com ainda mais vontade de ler, porque com certeza vai me surpreender.
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Raíssa!
    Estava tentando explicar para a Ani do "Entre Chocolates e Músicas" o que achei desse livro, espero ser mais objetiva com você, porque está bem difícil de explicar como eu me sinto... bom, eu gostei muito desse livro, mas dos outros dois seguintes nem tanto, Agora, para eu te explicar o que não me agradou que é o difícil. Eu não sei exatamente o que. Simplesmente, não me convenceu, sabe? É... acho que é isso.
    Mas é Meg e não tem como eu não ler Meg, eu amo essa mulher, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raíssa.
    Definitivamente eu tenho que ler Meg Cabot.
    Esses livros bem humorados, que nos fazem rir, são muito bons para ler.
    São leves e divertidos.
    Esse especialmente parece ter alguma futilidade, mas as fofocas devem ser bem engraçadas.
    A personagem fala o que vem na sua cabeça e isso deve ser muito interessante haha
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raíssa! Tudo bem? A Meg Cabot tem um estilo que é bem diferente dos que estou acostumado a ler, mas confesso que tenho muito interesse em ler algum livro dela. Espero fazer isso em breve e gostar do livro tanto quanto você gostou desse. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Raíssa,
    Faço isso com a Bru, de ler um livro juntas e aí a gente compartilha na resenha, nossas opiniões. Acho muito bacana!
    Infelizmente ainda não tive nenhum contato com a escrita de Meg Cabot, então não sei como vou me posicionar se ler um livro dela.
    Gostei de como você falou de Lizzie, parece uma personagem divertida.
    Adoro essa harmonia entre a história do protagonista e dos personagens secundários.
    Fiquei, tipo, bastante entusiasmada por você ter dito que acha que o livro não tem nada de ruim.
    Certamente é uma leitura muito agradável, ao menos, parece ser.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  11. Oi Raíssa!
    Não tive ainda grandes experiências com Meg Cabot, li apenas dois livros da série Cabeça de Vento! Eu gostei, mas ainda n achei isso tudo.
    N consigo entender o nome que colocaram nesse livro, eu n leria se n soubesse realmente do q se trata kkk. E nossa, nem me imaginava lendo um livro da Meg com palavrões e cenas de sexo :O
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blospot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha! Esse livro tá na minha booklist há tempos, mas nunca consigo ler :( Amo demais a Meg e todos os seus livros, a escrita dela é maravilhosaaaa!
    Que legal isso que vocês fazem de ler o mesmo livro pra fazer a resenha... É uma ótima ideia! As vezes leio junto com minhas amigas pra a gente ficar comentando sobre enquanto lemos hahahahaha

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A raaaa, primeira vez que posso dizer que já tinha o livro e já li também hahaha. Adoro os livros da Meg Cabot,eu adorei o livro, e super recomendo tbém :D

    beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  14. Não faz muito o meu estilo, mas deve ser interessante ver as enroladas dela!

    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  15. Gostei demais da resenha. O livro parece ser bastante divertido e eu gosto de livros assim!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei a coluna de vocês! Fica bem mais fácil na hora de julgar se vale a pena ler ou não. Nunca li Meg Cabot, nem conhecia esse livro, mas quem sabe arrisque?
    beijos

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi! Tudo bem contigo, moça?

    Meu, eu adorei a tua resenha. Sério, seríssimo. Sou louca para ler algo dessa autora e começar por esse me parece algo muito digno - de acordo com tudo o que disse, essa história parece ser daquelas que acabam ganhando um espacinho no coração.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Apesar da sua resenha ótima e positiva, não sei se leria o livro. A obra não faz muito meu estilo, sabe? Mas anotei a dica. Talvez acabe dando uma chance.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Se eu pudesse, eu faria maratona durante um ano para ler os livros da Meg, são muitos que tenho vontade de ler todos, os únicos que li da autora foi a série A Mediadora e "Sorte ou Azar", é uma pena que o livros da Meg é tão caro nas livrarias que perde o animo para comprar e ler pelo preço. Fiquei mais interessada ainda para ler o livro, amo dar risadas com que os personagens pensam hehe, parabéns pela resenha!
    Beijos
    www.mandyline.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Raissa, tudo bem ???
    Achei essa proposta de vocês bem legal, é um jeito interessante de ler novos livros, conhecer novos autores e fugir um pouco da zona de conforto !!! Algum dia vou dar conta de participar de um projeto como esse, acho bem legal mas com a zona que estão as coisas por aqui, acho que vou demorar um pouco para conseguir, rsrsrs.
    Nunca li nenhum dos livros da Meg Cabot, mas já ouvi falar super bem dela, inclusive tenho uma amiga que gosta muito dos livros da autora. Apesar de tudo, nunca me interessei por nenhum dos livros da autora, acho que ainda não encontrei aquele que faça bem o meu estilo, mas estou de olho, uma hora encontro !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  21. Oi Raissa! A Meg sabe escrever histórias bem divertidas e eu também sou uma fã dela. Esta série ainda eu não li e sempre pensei que a protagonista era uma grande fofoqueira, não que fosse uma moça de língua solta. Coitada! Deve passar muita vergonha.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Instagram