Livros

Vida Literária: Melancia - Marian Keyes

17:30


Olá leitores!

Mais uma resenha participante do Vida Literária! O livro do mês de Setembro foi Melancia, indicado por mim! <3

*Pra quem não conhece o projeto, ele funciona assim: A Kamila (Resenha e Outras Coisas), a Ana (Entre Chocolates & Músicas) e eu sugerimos cda uma um livro, fazemos um sorteio entre as sugestões e dai sai o livro que será lido por nós três no mês. As resenhas desse projeto saem sempre no final do mês.*


Sinopse: 'Melancia' é um romance sobre a arte de manter o bom humor mesmo nos momentos mais adversos. Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais de gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e o pai, à beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e os contras de um casamento de três anos. É justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa.

Autora: Marian Keyes
Editora: Best Bolso
Páginas: 490

Claire é uma mulher de quase trinta anos, porém é extremamente insegura. Ela acabou de ter um bebê e também acabou de ser abandonada pelo marido, que confessou ter um caso de seis meses com uma mulher do mesmo prédio onde os dois moram, em Londres. Então dá para entender um pouco a insegurança dela, mas ainda assim eu me irritei em alguns momentos com o QUANTO ela é insegura.



Não sei se é só na minha cabeça, mas uma mulher com essa idade, casada e com uma filha recém nascida deveria ser um pouquinho mais madura.

Mas ok, esse é o único ponto de Melancia que não me agradou tanto. E até isso pode ser superado quando se leva em conta a narrativa e o desenrolar dos acontecimentos.

Marian escreve de um jeito que faz com que você se sinta uma amiga da personagem que você não vê há um tempo, então em uma tarde você a encontra e ela começa a te contar o que aconteceu nesse meio tempo que vocês não se viam.



Eu dei muita risada com as situações que Claire passa. Só não gostei muito quando a personagem dá muita relevância para acontecimentos triviais. Como a estória de quando os pais dela compraram uns equipamentos de ginástica. É uma estória engraçada, mas não tem relevância alguma para os acontecimentos principais.

Melancia te faz dar risada de situações que, quando passamos em nossas próprias vidas, não achamos tanta graça. É igual a um filme de comédia romântica, tem todas as características de estórias assim, uma personagem meio descontrolada que acabou de passar por uma situação ruim e conforme o desenrolar dos acontecimentos ela vai superando a situação e até conhece um cara e se apaixona por ele. Não que isso seja uma coisa ruim, para quem gosta de comédias românticas (como eu).

Todos os pensamentos e algumas atitudes que temos quando levamos o fora são retratados na obra. Os estágios que passamos como a tristeza, a raiva, o questionamento (por que ele fez isso?) e por fim a superação.



A família dela também é muito divertida. Logo você percebe que na verdade, nenhum deles é lá muito "normal". A mãe é daquelas que sonha que suas filhas se deem bem na vida, arrumem um bom homem para casar e pelo amor de deus PAREM DE BEBER! O pai faz o tipo "evito conflitos" e acha pessoas que não gostam de esportes estranhas. Ela tem quatro irmãs, porém só duas aparecem na estória. Helen, a irmã enjoada, chata, linda e que tem vários caras no seu pé e fazem tudo o que ela quer. E Anna, que vive drogada ou bêbada e não tem ambições na vida, mas que tem um ótimo coração e é uma fofa!

Enfim, Melancia tem uma narrativa cativante e muito divertida. Não tem enormes reflexões filosóficas, mas eu diria que é uma estória para descontrair, dar risada e se identificar em algumas situações.


"Melancia, foi meu primeiro contato com a escrita de Marian e eu gostei muito do que me foi apresentado. A autora conseguiu criar personagens palpáveis que vão crescendo e evoluindo durante a história. Uma pena que haja tanto devaneios da personagem principal pois tornou ele um pouco cansativo." - Ana, Entre Chocolates e Músicas

"Gostei muito da forma como o livro foi escrito, como se a Claire estivesse conversando com o leitor. Ela também sempre tem uma tirada engraçada, uma piada ou trocadilho para dizer, de modo que o leitor fique à vontade conforme vai lendo. Mas, isso tem um porém: conforme a autora foi brincando, ela foi se perdendo na história. Por diversas vezes ela passou muito tempo rindo de um trecho qualquer que poderia muito bem ser contado e passado para o seguinte. Ou seja, ela perde muito tempo contando coisas irrelevantes para a história." - Kamila, Resenha e Outras Coisas

You Might Also Like

19 comentários

  1. Olá!

    Pois é, o que não curti muito na história foi exatamente esses fatos triviais, porém engraçados. Não sei se leria o resto da série, mas deu pra conhecer bem a escrita da Marian. Leitura gostosa, bem adequada para ser lida após um livro mais tenso.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler livros mais descontraídos, acho que a leitura fluí tão rápido.. tenho muita vontade de ler esse livro, amei a resenha!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. Tô louca por esse livro! Sempre que tenho a oportunidade, eu deixo passar e pego outro. Marian Keys faz bem meu estilo! Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler!
    Luci
    Liga dos Esmaltes
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raíssa!
    Acho que esse foi o chick-lit mais comentado na blogosfera no ano passado. Muita gente gostando e recomendando. Eu não tenho boas experiências com esse tipo de história, mas acho que deve ser interessante pro público alvo, já que, como você disse, tem uma narrativa divertida.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem famoso, apesar de ter sido lançando há algum tempo. Mas é muito engraçado, dá pra rir bastante! ^^

      Excluir
  5. Nossa que legal eu amo leituras assim divertidas.
    Adorei sua resenha
    Beijos
    www.miaumiaublog.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raissa!
    Em todas as resenhas que leio desse livro, fico curioso por sempre dizerem ser uma leitura muito divertida.
    Eu tenho vontade de ler e descobrir, mas a edição desse livro me bota pra trás.

    Adorei sua resenha.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Há várias edições dele. Eu li a de bolso mesmo e não fez diferença pra mim...

      Excluir
  7. eu amei o projeto de vocês ♥
    já tinha visto esse livro, mas nunca li realmente alguma coisa sobre ele e parece ser bem engraçado :)
    Adorei a sua resenha.

    ótima semana
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sempre vejo falar muito bem desse livro, apesar de não ter lido ainda
    pois não estou dando prioridades a livros contínuos
    mas quem sabe um dia

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    participe do concurso que está rolando lá no blog

    ResponderExcluir
  9. Olááá´!

    Eu gostei bastante desse livro a escrita é bem divertida é leve e gostosa. Mas geeente, porque ela demora tanto para concluir um assunto?? Isso acabou me atrapalhando um pouco, o legal é que não foi só comigo, então fico mais tranquila, ainda quero ler os outros livros, mas acho que vou demorar um booom tempo para isso.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro há uns bons anos e achei bem sem graça. Tem gente que diz que foi o melhor da Marian Keyes, eu já acho que foi um dos menos relevantes. Pretendo ler de novo pra ver se tenho uma nova visão.
    Gostei muito de "Cheio de Charme" e "Tem Alguém Aí?", recomendo!
    Posso dizer que ela é minha autora preferida!
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Esse livro divide muitas opiniões, já vi pessoas dizendo que amam e outras dizendo que odeiam. Não tenho muita curiosidade em ler, já que a premissa não chama minha atenção. E é uma pena que a personagem seja imatura, isso me dá nos nervos e muitas vezes me faz desistir da leitura.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Raissa,
    Ver você falando sobre Melancia me deu uma saudade do livro! Esse foi o meu primeiro contato com a autora e eu virei fã após isso. Eu amo a Claire e sua família. Eles são hilários! Amo amo amo ♥
    Beijos - Blog Historiar

    ResponderExcluir
  13. Oi Ra, tudo bem ???
    Já vi muitas, mas muitas pessoas comentando, falando, resenhando esse livro, e cada vez que eu leio alguma resenha nova, ou vejo essa capa super fofa na minha frente, mais eu tenho curiosidade para descobrir como essa história realmente acontece e como ela termina !!!
    Confesso que normalmente não busco esse tipo de livro, ele não faz muito o meu estilo, hahaha, mas as vezes é legal fugir um pouco do mesmo e buscar coisas novas né ?! Por isso vou tentar comprar um exemplar pra mim, espero curtir a história !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, Ra!
    Eu abandonei esse livro na metade, acredita? ): Não foi nem pq me desagradou, mas porque tive que devolver ele KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Aí nunca mais retomei a leitura. Na verdade nunca li nada da Marian, mas tenho muita vontade porque dizem que os livros se parecem com os da Sophie, que eu amooo demais!

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias