Entrevistas

Raposa Entrevista: Thati Machado

22:00

Olá leitores!!

Hoje estou bem animada porque a entrevista é com uma pessoa que admiro muito, tanto como blogueira, quanto como modelo e escritora. Thati Machado, senhoras e senhores!

Fiquei muuuito feliz quando a Thati aceitou nos conceder essa entrevista. Estou lendo Poder Extra G e amando cada página! Além, é claro de amar o blog dela, o Nem Te Conto.

Acho que a Thati é um exemplo de autora nacional que começou a carreira como escritora a pouco tempo, e já está lançando contos e livros um atrás do outro. 

Então vamos à entrevista!!!

Thati Machado tem vinte quatro anos e começou a escrever aos doze. Sempre foi uma criança criativa, costumava inventar uma história para cada acontecimento da sua vida. Começou a passar suas histórias e sentimentos para o papel em forma de versinhos. 
Logo depois se aventurou no universo da fanfictions, onde conquistou mais de 3500 leitores. Suas histórias nunca tinham menos de 20000 comentários. Aos quinze anos se aventurou também nos palcos, atuando e obviamente, escrevendo. 

Foi somente aos vinte e três anos que a jovem resolveu publicar sua primeira história com personagens inéditos: Ponte de cristal. Thati sabia pouco a respeito do mercado editorial, mas sabia que o caminho seria longo e muitas vezes também custoso. 

Mesmo sem o apoio de uma editora consolidada, a jovem vem conseguindo conquistar mais e mais leitores. Com apenas sete meses desde sua primeira publicação e sem nenhum apoio para distribuição, mais de 600 exemplares de “Ponte de cristal” já foram vendidos. 

Recentemente ela também resolveu atender aos pedidos de alguns fãs e deu a “Com outros olhos” (seu breve romance publicado na Amazon) uma versão impressa totalmente independente. Sentindo falta do contato direto que costumava ter com seus leitores, Thati se aventurou em “Poder extra G”, uma comédia romântica que aborda a importância da singularidade do indivíduo de um jeito leve e bem humorado. 
Como essa era a sua estreia na já consolidada plataforma wattpad, Thati achou que um longo caminho precisaria ser trilhado novamente, como quando escrevia fanfictions, mas para a sua surpresa a história rapidamente conquistou milhares de leitores e até o momento já está com quase meio milhão de leituras, mesmo não estando finalizada.  

Nesses breves meses de carreira, Thati Machado já saiu em diversas matérias no jornal − tanto impresso, quanto digital − e foi entrevistada por rádios e pequenos canais de TV, principalmente em sua cidade natal, Niterói. Trabalha de forma ativa em feiras do livro, onde palestra e conquista novos leitores. Esteve na Flipoços, onde palestrou ao lado de grandes nomes como Martha Gabriel e José Luiz Goldfarb; esteve também na primeira edição da FLIR, onde teve a oportunidade de falar sobre a sua experiência escrevendo contos em plataformas digitais. Sua presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro é garantida, onde lançará o projeto impresso “Papel, caneta e ação” ao lado de outras escritoras. 

Contatos
thatiisr@hotmail.com

Livros...



Sinopse: A renomada escritora Mia Prescott não imagina que a sua decisão de acertar contas com o passado causará uma reviravolta em sua vida e colocará à prova todas as suas certezas. Seu país, o Lar, precisará da sua ajuda ou sofrerá pelas mãos da mesma pessoa que arruinou seu verdadeiro eu. Vivendo na Capital, Mia não percebe que uma revolução está se aproximando e que ela é a única capaz de detê-la. Bom, ela e o homem a quem ela jurou se vingar. Ou talvez não seja ele... Quer dizer, em quem confiar?



“A vontade de mudança deve ser acrescida à coragem para mudar.”


Autora: Thati Machado
Editora: Laço Editorial
ISBN: 856672532-2
N° de páginas: 314
Tamanho: 14x21 cm
Gênero: New adult / Distopia

Skoob

Contato: blognemteconto@outlook.com 

Sinopse: A vida perfeita de aparências da jovem Lana se desfaz como pó depois de um trágico acidente com seu então namorado Lucas. Destinada a ultrapassar todos os obstáculos que a vida lhe impõe, Lana ingressa na Companhia Raoul de Teatro - com a ajuda de seu irmão - sem que saibam das suas limitações. Seus companheiros de trabalho parecem não facilitar a vida da moça, principalmente Arthur, que interpreta seu par romântico na peça. Ironia do destino ou não, Lana vai descobrir que uma vida sem luz ainda pode lhe oferecer tudo que uma garota sempre sonhou. E que as aparências... Sempre enganam.

Autora: Thati Machado
Gênero: Romance; juvenil.
Editora: Independente. 

Link para compra e leitura imediata: Amazon

Sinopse: Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por conta dos seus noventa e dois quilos... Nina possui atitude e amor próprio. Talvez não nessa ordem. Quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam exatamente do contrário, mas o ego pode ser um objeto bastante ensurdecedor, quando nos convém. Após se dar conta da grande farsa que era o seu relacionamento, Nina decide deixar toda sua vida em São Paulo em "stand by" e parte rumo à Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e obviamente, muito doce de leite. Novamente: talvez não nessa ordem. Definitivamente, não nessa ordem! Nina só não esperava que o país dos "hermanos" pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras... 

Gênero: Romance; chick lit; comédia



1. Como surgem as ideias dos seus livros e contos?

Eu sempre tive uma imaginação muito fértil. Quando criança, criar histórias e imaginar as mais inusitadas situações era algo frequente. Costumo dizer que os artistas são um compilado do que vivem, escutam, comem, presenciam... Enfim, qualquer coisa é capaz de me inspirar. 

"Qualquer coisa é capaz de me inspirar"

2. Seus personagens têm características de pessoas reais? 

Sim e não. Acho que é impossível separar o artista da própria arte, então é provável que algumas características passem de mim (ou das pessoas que me cercam) para os meus personagens. No entanto, nenhum personagem meu é a cópia fiel de algum conhecido... Acredito que o mais incrível de escrever é poder criar pessoas e cenários do jeito que a minha mente imaginar. 

3. Quais são seus planos futuros para a carreira de escritora?

Em setembro vou lançar “Papel, caneta e ação” no formato impresso ao lado das amigas escritoras Aimee Oliveira e Clara Savelli. Estaremos na Bienal do Livro do Rio de Janeiro nos dias 05, 07, 09 e 13, no estande da Ler Editorial no pavilhão azul. Além de toda a preparação para esse mega evento que está por vir, estou finalizando “Poder extra G” no wattpad. “Singular” estreia na mesma plataforma logo em seguida. 
Os leitores têm pedido uma versão impressa de PEG, mas apesar de já ter recebido algumas propostas, ainda não há nada definido. Além disso, tenho palestras escolares agendadas, algumas entrevistas e feiras. A ideia é manter o ritmo e não desanimar (risos)!

4. Como foi o processo desde a finalização das estórias (Com Outros Olhos e Ponte de Cristal) até elas serem impressas e chegarem às mãos dos leitores?

Ponte de cristal” foi o meu primeiro livro publicado. Dediquei-me à sua escrita durante um ano e meio. Algumas editoras se mostraram interessadas e eu precisei escolher aquela que me oferecesse o melhor custo/benefício. Na publicação de “Com outros olhos” já foi diferente. Trata-se de um livro totalmente independente. Além de escrevê-lo, eu o diagramei e fiz a capa. No entanto, considerando que a Laço Editorial não faz a distribuição de “Ponte de cristal”, considero-me “mãe solteira” dos dois! 

5. Quando você percebeu que gostaria de ser escritora?

Acho que nunca cheguei a ter essa ideia de forma concreta. Escrever sempre foi algo natural para mim. Aos doze escrevia versinhos e poemas sobre o amor (e até hoje fico me perguntando: que raios eu sabia sobre o amor naquela época?). Aos treze me aventurei no universo das fanfictions, no qual me mantive até os dezessete. Quando ingressei na faculdade, meu tempo se tornou cada vez mais escasso. Mas não importava em qual curso eu estivesse, sempre encontrava um jeito de continuar escrevendo. Na faculdade de artes cênicas, por exemplo, eu adorava escrever meus próprios monólogos a serem interpretados. 

"Escrever sempre foi algo natural para mim."


6. Você tem alguma dica para os novos escritores?

Como ainda me considero uma nova escritora, então essa é uma dica que se aplica a mim: não desistir jamais. Trabalhar com arte no Brasil (seja você escritor, cantor, ator...) é complexo, mas não podemos desanimar. É preciso traçar um objetivo e lutar por ele. 

“Quando tenham uma situação difícil e sintam que já não podem mais... Não desanimem! E estejam seguros que, ainda que as coisas pareçam muito complicadas, não deixem que frustrem seus sonhos e não percam nunca a esperança. E lembrem-se: quando a noite se vê mais obscura é porque já vai sair o sol.” (Dulce Maria)

7. Que escritores te inspiram?

Sou uma leitora muito eclética. Não consigo eleger um gênero literário como meu favorito... Tenho um carinho muito especial pelas obras do Sidney Sheldon, pois foram as primeiras que li e pelas quais me apaixonei. Adoro a escrita da Lauren Kate e da Laini Taylor, apesar de achar que as duas se perderam nos desfechos de suas séries mais famosas. Sou apaixonada pela Tahereh Mafi e quero ler tudo que essa mulher venha a escrever. Recentemente li “Suicidas” do Raphael Montes e estou lendo “Não pare!” da FML Pepper, e os dois, assim como o Maurício Gomyde, já estão na minha lista de escritores incríveis! 

8. Você fez algum tipo de pesquisa para escrever tanto Poder Extra G quanto Ponte de Cristal?

Sim. Em “Ponte de cristal” contei com a ajuda de uma psicóloga para entender melhor como funcionava a mente de uma pessoa que havia sofrido algum trauma. Fiz algumas pesquisas também sobre armas, lutas e sistemas político-econômicos. 
Em “Poder Extra G” as pesquisas foram outras. Para criar o Noah, cunhado e amigo da Nina (a protagonista), precisei estudar o transtorno de identidade de gênero e a transexualidade. Não sou especialista, então os estudos não podem parar. Acredito que para escrever “Singular”, onde o Noah vai ser o protagonista da trama, precisarei me aprofundar ainda mais nos assuntos. Também pesquisei bastante sobre Buenos Aires, que é o cenário principal da história. 

9. Algum recado para os leitores?

Só tenho a agradecer aos meus leitores por serem tão maravilhosos comigo. Mais do que vender livros, um escritor no início da carreira deseja ser lido. Cada um dos meus leitores é parte dessa conquista; desse sonho! 


10. Como tem sido o feedback dos leitores?

Tem sido maravilhoso! Fico feliz que os meus leitores estejam dispostos a mergulhar nas minhas palavras, independente do gênero que esteja escrevendo. Adoro transitar entre eles e ter o apoio dos meus leitores é indescritível! Espero poder presenteá-los com as mais diferentes e inusitadas histórias.


Pra quem não soube, a Thati esteve na Bienal do Livro, no Rio. Pena que eu não pude ir, porque eu ia ter adorado conhece-la!!

Obrigada Thati, pela entrevista e pela simpatia. Continue com esse trabalho maravilhoso que você tem feito, estou torcendo por você!!! 

You Might Also Like

13 comentários

  1. Olá!

    Parabéns pela entrevista! A Thati é um amor de pessoa e merece todo o sucesso que está tendo, além do feedback dos leitores, número que vai crescendo a cada dia. Infelizmente não pude vê-la na Bienal, mas tomara que ela possa vir pra SP na Bienal do ano que vem!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, gente, gosto tanto da Thati!
    Ela é um doce de pessoa!
    Estou doida para conhecer ela pessoalmente qualquer dia desses.
    Já li Ponte de Cristal e amei. Estou esperando agora o meu exemplar de Papel, Caneta e Ação.
    Fora que quero ler muito Poder Extra G. Será um dos próximos.
    Isso que ela disse sobre ser impossível separar o artista da própria arte é muito verdade. É impossível escrever ser colocar um pouco de você e de pessoas que você conhece/ama.
    Todo sucesso do mundo para a Thati!
    Ela tem aqui uma fã.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Gatchenhaa que legal a sua entrevista eu não conhecia ela.
    To indo já fucar o blog dela
    Beijos
    Blog Miau Miau

    ResponderExcluir
  4. Oiii Raissa

    Entrevista fantástica, adorei suas perguntas e amei as respostas da Thati. Já havia lido resenha do livro dela, Com Outros Olhos e achei bem interessante a história. Poder Extra G tem uma capa maravilhosa e me deixou interessada, adoro comédias românticas.
    Desejo tudo de bom à ti e também à autora. Muito sucesso à ela com seus livros e muito sucesso à ti com o blog

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  5. Oi Rai!
    Eu já conheço o blog da Thati, mas nunca li nada dela.
    Pelas sinopses fiquei bem interessada em ler Ponte de Cristal, adoro uma boa distopia!
    Gostei muito da entrevista e fico feliz que a Thati esteja se dando bem com as vendas independentes. O mercado editorial brasileiro é muito complicado mesmo, chega dá um nervoso, hahahah. Desejo todo sucesso a ela!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, porém, é tão fofa que já me deu vontade de ler os livros e procurar mais sobre ela.
    Vou entrar no blog hehehe

    AMEI A entrevista, do começo ao fim <3

    http://www.1001julietas.com/ ♥

    ResponderExcluir
  7. Que lindaaaaaa! Achei muito interessante que a autora seja também modelo, mas optou por escrever Poder Extra G, cuja protagonista é gordinha. Isso só mostra o quão bonita por fora e por dentro a Thati é, pois sabe muito bem valorizar o que realmente importa. Eu tenho o livro independente da autora, mas ainda não pude me dedicar a lê-lo. Achei legal que ela tenha começado aos 12. Eu também não comecei na primeira infância (aos 5, 6, 7 anos) como a maioria. :)

    Adorei conhecer a autora! E quero muito ler Ponte de Cristal um dia. Parabéns pela entrevista, Raíssa!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. nossa eu não conhecia ela e amei, fiquei doida para ler o poder extra x beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias