Diário da Raposa #2 - Falta de responsabilidade na internet


Olá leitores!


Mais um texto revoltado aqui no blog. Não sei se sou eu que ando meio chata com as coisas, mas ando vendo umas pessoas sem a menor responsabilidade na internet, não só na blogesfera, mas nas redes sociais também.

O caso é o seguinte. A pessoa escreve um texto falando sobre um assunto seríssimo, faz uma denúncia de alguma coisa e deixa as pessoas em pânico. Porém essa pessoa não tem prova nenhuma de que aquilo que ela escreveu seja verdade e isso é uma falta de responsabilidade tremenda!

Vi um texto esses dias falando que tal produto pode MATAR as pessoas por usá-lo. Mas cadê o estudo comprovando isso? Cadê as pessoas que realmente morreram usando o tal produto?
A pessoa SUPÔS que por uma substância que o produto contém, as pessoas PODEM morrer, mas não tem provas disso. Isso é falta de responsabilidade.

Ou então viralizar uma denuncia na internet de uma situação que alguém te contou. Quer dizer, você nem presenciou a situação, mas cofiou plenamente no relato de um amigo seu e fez essa denuncia na internet, porém sem ter nenhuma prova, nenhuma testemunha, foto, áudio, vídeo. NADA.
Hoje em dia não é nada difícil criar provas desse tipo e, ainda assim, a pessoa não tinha nada.

É claro que fazer denúncias de coisas erradas é muito importante, mas calma lá né gente! Vamos ter um pouquinho mais de responsabilidade e CHECAR a informação! (regra número 1 no jornalismo) Vamos apresentar provas, estudos que comprovem, alguma coisa em que se possa basear seus argumentos.

As coisas viralizam muito rapidamente na internet e antes de postar QUALQUER coisa deve-se ter em mente que aquilo pode sim se voltar contra você. As pessoas acham que aquele texto (esse texto mesmo que estou postando hoje) nunca vai chegar a milhares de pessoas, mas pensar assim é o mesmo que não entender como a rede funciona.

É preciso, antes de tudo, pensar muito no que se vai compartilhar por ai. Porque uma vez na rede não se pode fazer mais nada. Não adianta depois apagar o texto/foto/vídeo porque ele pode já ter sido compartilhado e salvo em inúmeros lugares e está lá só esperando para te ferrar.

Bom, é isso gente, só espero que o alerta tenha sido eficiente.

E vocês, já viram uma situação semelhante na rede?

Comentários

  1. Olá!

    Infezlimente, em busca de likes e shares, a galera posta mesmo. E o pior disso é que as pessoas fazem sem pudor, inclusive estudantes de comunicação que aprenderam que tem que checar tudo antes de publicar. O jeito é filtrarmos antes de compartilhar qualquer coisa.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um alerta super importante mesmo! Acho que esse é o lado ruim da internet, as pessoas que não pensam nas consequências de determinadas publicações e muito menos nas provas do que falam.. O pior exemplo pra mim é condenarem alguma pessoa via internet sem prova nenhuma como justiceiros.. complicado!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você! Hoje em dia as pessoas nem se quer dão o trabalho de saber se tal noticia é verídica e já sai compartilhando. Um absurdo, sem falar nos plágios que anda rolando entre blogs é uma situação muito chata!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente achando que é jornalista por aí...

      Excluir
  4. Concordo plenamente com você, Rai!
    A internet veio para ficar e é um ótimo canal de denúncia, mas vamos usar com cautela!
    Fora isso ainda tem aquelas pessoas ridículas que parecem que sentem prazer em denegrir as outras e só acabam denegrindo a si mesmas, né? Manda avisar que preconceito hoje em dia é FEIO! :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem esse tema também da manifestação de preconceito na internet. Mas nesse caso também há (felizmente) uma grande onda contra o preconceito.
      Acho que no caso de denúncia, devem ser feitas diretamente à policia, pois cabe às autoridades esse tipo de coisa.

      Excluir
  5. Oi Raissa,
    Infelizmente muitas pessoas fazem mau uso dessa inovação tecnológica que é a internet. Cabe a nós, pessoas decentes e civilizadas, enxergar as "asneiras" e ignorá-las.
    É por conta desses pontos que você mencionou nesse texto que, sempre que vejo alguma notícia muito estrondosa por aí, faço uma rápida pesquisa para saber se de fato ela é verídica.
    Parabéns pelo ótimo arranjo. É um aviso decente e muito necessário.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nem todo mundo ignora esse tipo de coisa e é ai que está o problema.
      A pessoa realmente leva a sério aquele post no facebook e acaba compartilhando. O facebook no Brasil parece que virou uma espécie de muro das denúncias.
      Como disse acima, se alguém tem uma denúncia de qualquer tipo, deve levar às autoridades!
      Obrigada pelo comentário Tha! :)

      Excluir
  6. Oii, tudo bom?
    Concordo com seu post, vejo muitas pessoas fazendo alvoroços sobre algo que consideram ou acham que pode ser errado ou fazer mal, fazem um tumulto e enorme e as vezes foi um mal entendido ou nem faz mal assim. Pesquisar é sempre bom!
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece, inclusive, que o que mais tem na rede são falsas autoridades. Falsos especialista, que no fundo não tem embasamento nenhum do estão falando.

      Excluir
  7. Olá!!

    Eu acho que já fiz um post falando mais ou menos sobre o mesmo tema, mas foi bem no início do blog.
    Acho que infelizmente, o que as pessoas querem é muitos likes e visualizações e acabam esquecendo de proteger os demais.
    O que mais me incomoda são as informações que utilizam fotos. Muitas vezes podem pegar inocentes por isso.
    Ótimo alerta.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois a senhorita deveria fazer outro, adoro seus mimimi's. hahaha
      Obrigada Ana! :)))

      Excluir
  8. Concordo com tudo que você falou, as pessoas as vezes falam demais
    http://utopiasdegarotaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você em tudo e é muito importante esse tipo de post!!
    Beijos
    tresazero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Helloo, Raissa! Tudo bem?!
    Concordo plenamente. Odeio quando esse tipo de coisa acontece. Em tempos remotos, quando eu via uma notícia doida e bombástica, me assustava, mas depois ia procurar averiguar. Acho ridículo quem faz esse tipo de coisa, inventa um monte de coisa e coloca na rede. Tive uma experiência recente com uma determinada rede social. Alguém inventou algo sobre raios cósmicos de madrugada e alguém próximo repassou para mim. Fui procurar a notícia sobre e vi que era uma trollagem. Tive que esclarecer que era tudo mentira para quem já estava surtando e acreditando na "notícia". Detesto esse tipo de coisa. As pessoas acreditam e sucumbem ao que os outros dizem. Por esse motivo geralmente relevo e nem presto atenção nas besteiras que inventam e postam na net, fico meio que sem paciência. Um aviso necessário esse!
    Enfim, ótimo post!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pra pessoa acreditar em você? Já passei por isso também e às vezes é até difícil provar pra pessoa que aquilo não passa de especulação.
      Obrigada !!

      Excluir
  11. Internet é uma coisa complicado , tem como usar para o bem e para o mal , infelizmente muitas pessoas acabam usando para o mal.
    http://blogbrunadionisio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ferramenta muito poderosa e incompreendida por muitos.

      Excluir
  12. Oi, Raissa!
    Você tocou em um ótimo ponto. Honestamente, o que vejo são pessoas utilizando a internet para agirem como não poderiam agir na vida fora dela, ou seja, aproveitando para lançarem boatos vazios e perigosos só porque acham que ficarão impunes. É isso, basicamente. Também fico revoltada com isso. Quantas vezes esse tipo de coisa vai destruir vidas antes que os idotas parem de agir como tal? Vide caso daquela senhora que foi espancada até a morte porque acharam que era uma suposta assassina de criancinhas segundo posts de denúncias na internet. Irresponsabilidade e falta de caráter, é o que eu acho!
    Parabéns pelo desabafo!

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma outra questão extremamente relevante. Pessoas que usam a armadura da internet para serem quem não tem coragem de ser pessoalmente. Mas essas pessoas também não entendem como a internet funciona, e essas coisas acabam voltando para elas de um jeito muito pior.
      Obrigada Camila!!!

      Excluir
  13. Eu concordo com vc, tem muita gente que fala besteira e acaba viralizando. Eu vi um do tipo que vc falou, dizendo que o produto causava dano nas unhas. Eu usei o tal esmalte e não me deu absolutamente nada e fiz questão de por isso na resenha. As pessoas tem que ser mais cautelosas, tanto na net como na vida!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
  14. Oi, Raissa!
    Em questão de status, mta gente compartilha coisas que não fazem ideia da veracidade ! O que mais existe por aí são notícias e denúncias viralizadas !

    Adorei o post
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Quem tem boca fala o que quer, mas quem tem internet posta o que quer também. Falta comprometimento em pesquisar, em confirmar, em verificar e ter cuidado na hora de transmitir uma informação, ainda mais algo tão sério como morte.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oii Raissa, tudo bem? Ando vendo muito isso ultimamente. Se é sobre política e lei então, nem se fala... é uma em cima da outra. As coisas já não estão boas e essas "notícias" só pioram :P
    Fico muito triste com isso :(
    Por que as vezes, isso é muito prejudicial. Acho que as coisas devem sim ser denunciadas e a internet ajuda muito nisso, mas é preciso muito cuidado - coisa que a maioria não tem :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiee
    Caramba que matéria hein? Super verdade, as pessoas tendem a jogar uma informação que mal compreendem o que significa de verdade.
    Jogar qualquer post na internet é complicado, e, se deve pensar bem sobre o que escreve.
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  18. Oi Raissa!
    O que as pessoas não fazem por likes, seguidores, visualizações...?
    Gostei bastante do seu posicionamento no texto. Foi revoltado, mas mesmo assim respeitador.
    Concordo totalmente com você.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. as pessoas sao mesmo sem noção né! na internet e na vida! complicado a pessoa fazer um alarde sem ter certeza de nada, sem informações precisas etc :/ af

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Oi Raissa, concordo totalmente com vc, é um perigo esse tipo de coisa!
    Toda vez que vamos postar algo na internet, é necessário entender um pouco do assunto e ter como comprovar o que está falando...
    Mas infelizmente não é todo mundo que tem essa noção :(
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  21. Concordo super e compartilho do teu sentimento de revolta viu Ra.

    Nossa, já cansei de ver no Face gente que sai falando coisa sem saber, ou que compartilha aquelas fotos montadas como se fosse verdade. Tem uma amiga minha que é mestre nesse tipo de coisa ¬¬

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  22. Já vi acontecer isso em Facebook. As pessoas lançam hoax e sequer tem a consciência que pode prejudicar várias pessoas pior ainda em blogs não é mesmo?
    Big Beijos
    http://www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  23. Ola, Raissa. Tudo bem?
    Adorei seu desabafo sobre o assunto.
    Acredito que todo mundo deveria pensar bem antes de escrever algo. Um grande exemplo é boa parte de textos no facebook, onde pessoas denunciam coisas e pessoas sem ter realmente certeza se é verdade ou não. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Raissa!
    Excelente assunto. Dias atrás mesmo eu estava vendo em um blog que muita gente disseminava notícias falsas, inclusive uma sobre uma mulher que supostamente sequestrava crianças. Parece que usaram uma foto para a notícia e, na verdade, a mulher da foto não tinha nada a ver com isso, foi hostilizada sem motivo algum nas ruas. As pessoas têm de aprender a checar as fontes mesmo.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Raissa, passei aqui para te avisar que te indiquei numa tag.
    Espero que goste, ela é rápida e simples!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/2015/09/tag-complete-frase.html

    ResponderExcluir
  26. Oi Raíssa!
    Muito bom o texto.
    Não me assusta as pessoas mentirem e aumentarem alguns fatos na internet, já que elas fazem isso diariamente no cotidiano.
    É triste e revoltante.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. As pessoas usam a internet hoje em dia como arma e saem atirando pra todo lado. A falsa liberdade que podemos tudo e que sempre terá alguém para nos apoiar. Isso dá cadeia, se a vítima pega um absurdo a caluniando, imagina a merda que pode dar? Se a pessoa acha que algum composto num produto faz mal, que se especialize, estude antes de vir com teorias mirabolantes, se achando o Sherlock. Complicadíssimo lidar com seres humanos..
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Este é uma assunto muito sério e que bom você o expor aqui. As pessoas têm que ser mais conscientes de suas ações, muitas mortes aconteceram justamente de atitudes como as que você descreveu. Teve uma época que estava na "moda" os chamados linchamentos, fazer justiça com as próprias mãos. Coisa que eu acho muito errado.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com