Diário da Raposa #1


Olá leitores!

Andei pensando bastante no porque de eu ter criado o blog e no objetivo que ele tem. E cheguei à conclusão de que falta um pouco mais de mim nele - se é que me entendem.
Quando criei o blog estava em busca de dividir minhas paixões, textos e pensamentos aqui. Mas sinto que tenho "fugido um pouco da raia".

Essa pressão que eu faço em mim mesma de trazer novidade e bom conteúdo pra cá tem afastado o objetivo principal do blog, que é mostrar um outro lado meu (saca agora de onde tirei o nome do blog? haha).

Então resolvi criar essa coluna - estou pensando em postar ela duas vezes por mês - e nela escreverei sobre meus pensamentos, acontecimentos e sei lá mais o que do meu dia a dia. Assim acho que o blog ficará mais autêntico e de volta ao seu objetivo original.

E para começar essa inovação por aqui, quero falar justamente da blogesfera e o que venho notando ultimamente. Na verdade, o que venho notando tem acontecido não só na blogesfera, mas na internet e no mundo.

Parece que uma revolução de informação e conteúdo vem acontecendo há algum tempo. De uns anos para cá uma bomba de tecnologia explodiu e dela surgiram inúmeros aplicativos - que só faltam voar - assim como uma crescente demanda de coisas novas, sejam músicas novas, textos, livros, filmes.... Enfim. E essa onda, inevitavelmente, atingiu a blogesfera. Cada vez mais sinto a pressão de trazer conteúdo novo para o blog.

Fico matutando o dia todo, todos os dias e pensando em como posso levar meus posts para mais pessoas. Ou "o que será que vai agradar mais às pessoas?"

Isso aconteceu depois que o blog começou a receber mais visualizações. Do nada esses números surgiram e começaram a me dar dor de cabeça. haha

Me senti na responsabilidade de criar mais e mais conteúdo, com mais qualidade também, porque o número de visitas aumentou. Fiquei doida e perdi o sono pensando em como manter esses novos leitores assíduos ao blog.

Até que cheguei à conclusão de que isso não tem o menor sentido. Afinal de contas eu criei o blog para me expressar, para treinar minha escrita e para dividir com outras pessoas as coisas que eu gosto.

Então porque ficar me preocupando tanto com números?

Acho que isso só vai me fazer esquentar a cabeça e não vai fazer nenhum bem para o blog. Então desisti de tentar ter "sucesso" ou alguma coisa assim. Quero só escrever aqui, como tenho feito no último ano e seguir com os posts de costume.

Minha cabeça ultimamente tem estado um caos por causa dessas fórmulas do sucesso que tenho tentado descobrir. Mas a verdade é que para se ter sucesso na vida, tanto profissional quanto pessoal, basta ser feliz. Fazer o que te faz feliz te traz sucesso. Não dinheiro, muito menos popularidade.

Então mandei minha chefe interior calar a boca e parar de me cobrar tanto. haha

Gostaria que vocês deixassem suas opiniões nos comentários para rolar um debate. Vou tentar ler todos e respondê-los aqui mesmo, para que possamos conversar sobre o tema.

O Outro Lado da Raposa

46 comentários:

  1. se começou a surgir mais visualizações sobre o que você escrevia, é só continuar assim...eu amo a blogsfera e conhecer novos blogs e uma coisa que eu odeio é entrar num blog e ter publicidade até na data do post kkkkkkkkk acho que a blogsfera perdeu um pouco do que ''somos'' para ser mais ''o que os outros querem''.. faz isso sim.. conta mais sobre você.
    bjs bjs ;*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como era a blogesfera de antes, mas sempre ouço falar que tinha mais da personalidade de cada blogueiro. Por isso achei importante criar essa coluna.
      E concordo com você !!!!

      Excluir
  2. Rai, você tem toda razão!
    A gente fica se cobrando demais, no dia que o numero de visitas é pequeno chega bate aquela tristeza. Mas quanto mais visitas temos, também aumenta a responsabilidade, né? O meu blog ainda não chegou nesse patamar, mas eu espero que se um dia ele chegar eu consiga ter a consciência de que fiz ele por amor e para me divertir, não para me estressar. Que nossos blogs possam nos fazer bem!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o novo quadro, Raissa! E entender o nome do blog também haha acho que vai ser bem legal ter um pouco mais de você por aqui! Sobre os números, não se preocupe.. acho que quando fazemos qualquer coisa com dedicação e carinho - como você faz, eles vão surgir naturalmente como já surgiram! Sem pressão! Desliga essa chefe interior mesmo hahaha (:
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  4. Ótima ideia querida! Nosso cantinho deve realmente servir também para nos conectar e nos "mostrar" aos leitores. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor!
    Acho que você deve ir fundo nessa ideia! Eu gosto muito das suas opiniões e o blog só tem a ganhar se vier a compartilhar com seus leitores um pouco mais sobre si mesma. Por mim, vou adorar acompanhar seu diário. :D

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu já pensei em fazer uma coluna dessa, mas no caso seria para contar sobre algo especifico. Já tenho o meu mimimi que pode ser apenas reclamação, mas na verdade é uma forma que tenho de mostrar mais a minha opinião. Sempre levei o blog como um hobbie e quero manter ele assim. Quis "profissionalizar" com melhor layout, marcadores e outras motivações porque isso me anima, a felicidade de ver a galera querendo algo seu não tem preço.
    Sempre quero inovar e trazer conteúdos bons e acho que não precisa ser mirabolante e sim muito bem feito e com carinho. E também não fico me cobrando muito, só o suficiente para me agradar. Mas eu sou "perfeccionista" com tudo em minha vida, não seria diferente ao blog.

    Espero que te traga bons frutos ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero mais posts de mimimi no seu blog! hahahahha

      Excluir
  7. É isso aí Ra !

    Como te disse antes, talento você tem pra escrever. E mesmo que você não use esse espaço pra isso, que seja pra dizer que ontem foi na sorveteria e gostou muuito de um determinado sabor de sorvete que nunca tinha experimentado.

    Claro você não vai deixar de lado a parte "técnica" do Blog, se é que podemos chamas assim (ou vai ? kkk)... mas dar uma pitada a mais de você aqui vai ser ótimo mesmo :)

    Beijoooo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaadaa Anna! Vou investir nessa coluna!! *-*

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Sei que não devemos ficar combrando muito de nós mesmo mais sempre queremos melhorar, acho que você tem toda razão!

    Http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Raíssa, há dois posts seus, eu te aplaudo de pé!
    Também acho essa preocupação com números totalmente desnecessária.
    Escreva sim o que você pensa e de verdade? Acho que você conseguirá ainda mais leitores, HAHAHA.
    Tem meu total apoio!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Ale. Espero conseguir agradar nos próximos posts dessa coluna!! :)

      Excluir
  10. Oi, Raissa! Tudo bem com você?
    Se eu já gostava do seu blog antes agora vou amar mais ainda.
    Beijokas!!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Super concordo e apoio!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    O blog sim é uma parte da gente, eu sei que o meu está fugindo um pouco desse ramo. Mas estou tentando o máximo voltar a isso.
    A ideia dessa coluna parece ser muito boa, adorei.
    Estou pensando da mesma forma que você, porque me preocupar com números, se o blog anda crescendo é porque as pessoas gosta daquele meu conteúdo.
    Adorei o post!

    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O importante é manter a autenticidade, porque ganhar views não sendo nós mesmos não faz nenhum sentido.. Valeuuu :)

      Excluir
  13. Heey!
    Parabéns pela nova coluna, super apoio sua iniciativa =)
    Concordo com você, não há porque se preocupar com os números, eles são consequências do nosso trabalho e não prioridade.
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  14. Oi Raissa! Que legal está nova coluna, bom saber que você está nesta busca de resgatar o real motivo que te levou a fazer o blog. Agora entendi o nome. Bom final de semana.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Eu acredito que quando fazemos uma coisa que gostamos, o "sucesso" vem naturalmente, tanto que nem percebemos, quando vemos já está lá em cima.
    Quando criei meu blog, minha intenção era conversar sobre livros com as pessoas, nunca foi ganhar seguidores. Meu objetivo é dividir experiências literárias e ver as opiniões alheias e eu acredito que isso é o que importa ^^
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Raissa! Tudo bem? Acho super bacana essa sua iniciativa de deixar o blog mais a sua cara e eu confesso que é isso que eu espero dos blogs que sigo. É claro que uma novidade de vez em quando não faz mal, mas eu procuro mais aquela coisa que é própria de quem está escrevendo aquilo... Não sei de faz muito sentido, mas a verdade é que nem mesmo no meu blog tenho essa preocupação. Conteúdo é importante, mas a minha finalidade não é ficar famosa por aqui, muito pelo contrário, escrevo o que der na telha e o resto é consequência. É legal saber que existem mais pessoas que pensam assim e não estão comentando no blog e deixando um "ah, pf me siga que eu estou te seguindo". Vamos combinar que isso é chato pra caramba né... Enfim, espero que essa nova fase te deixe ainda mais feliz com "O outro lado da raposa"! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica. Acho que essa nova fase vai fazer tanto pra mim quanto para o blog. Eu também me sinto mais a vontade em blogs que tem esse estilo mais autêntico.

      Excluir
  17. Ando pensando em coisas parecidas, mas em um contexto diferente - os números do meu blog seguem medianos/baixos. Fico pensando no que agrada, aí vem aquela voz que me diz "que importa o leitor? faz o que você bem entender." Eu acho que a voz tá certa, mas com ela surge a velha questão: se ninguém lê/gosta, existe valor em fazer? Enfim, é complicado e não existe fórmula. Como eu vejo meu blog como uma coisa totalmente informal, faço o que der na telha, inclusive sumir - o que não é bom pra ninguém, nem pra mim.
    Sou a última pessoa a quem buscar dicas de sucesso, mas eu diria que é bem por aí, fazer o que você acha que é certo e que você gosta de fazer. Não porque isso dá certo, mas porque o que não falta por aí é gente tentando agradar e falhando. Então você pode muito bem fazer o que bem entender e o sucesso ou derrota é uma questão de estatística.
    O que você quer fazer aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é exatamente o que venho pensando. Esse espaço é pra eu expor meus pensamentos, textos e falar sobre livros, que é o que mais amo. Por isso fiz essa nova coluna. Liguei o "foda-se" e estou escrevendo o que vem na minha mente. Se os números baixarem por isso, então é uma consequência da minha autenticidade.

      Excluir
  18. Raíssa! Eu tenho passado por isso ultimamente tbm, pensado muito no que realmente quero com o blog, pq tbm senti essa pressão com os números sabe, preocupada com o conteúdo. E estou tentando não ligar pra eles e colocar um pouco mais de mim por lá.
    Mas o importante é fazer o que gostamos!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Raissa! Tudo bem?
    Olha, se começou a aumentar o número de visitas, é porque o que você já escreve aqui é bom. Não acho necessário cobrar mais de você mesma só porque tem mais pessoas lendo. Você tem que continuar assim, escrevendo do jeito que você gosta e não do jeito que você acha que as pessoas vão gostar.
    Eu penso assim né' Se algum dia, eu tiver muito mais leitores que agora, vou continuar escrevendo do mesmo jeito.
    Recebi a recomendação de fazer do jeito que me deixa feliz. Se eu fizer cobrando mais do que eu posso fazer, nunca vai dar certo!

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Raissa!
    Adorei saber da nova coluna, vou amar acompanhar <3
    Realmente, muitas vezes nos pegamos tentando adivinhar qual post os leitores gostariam mais de ler, mas acho que devemos agradar, em primeiro lugar, a nós mesmos, os donos do blog. Porque, afinal, é o nosso espaço, um dos únicos lugares -senão o único- onde tudo pode ser do nosso jeito. Além do mais, quando gostamos do jeito que o blog está e transparecemos isso, os leitores também acabam percebendo, pois o não fica com aquela cara de conteúdo robótico, raso. Muio bom o tema da postagem! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Digamos que, os altos números de seguidores/views e derivados se dá ao conteúdo (bem feito) do blog. Logo, se você se esforça ao máximo para postar bons conteúdos, os números vão aumentar sim. Quanto à coluna, parabéns, isso tornará seu blog mais autêntico e, inclusive, essa coluna pode ser um diferencial na sua vida de blogueira. Mas aí só o tempo dirá. Enquanto isso, continue postando!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, Raissa. Tudo bem?
    Te entendo completamente. Acredito que todo mundo que possui blog,ao menos uma vez sentiu esse sentimento de crise de identidade. O bom é que você percebeu e trouxe propostas para a mudança.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ei, Raíssa!
    "Então porque ficar me preocupando tanto com números?" Sempre digo isso pra mim mesmo, na verdade, isso nunca me incomodou muito. Acho nós estamos aqui, escrevendo o que gostamos, e dispostos a compartilhar ideias e aprender cada vez mais. O resto, é consequência.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Números são números e no fim das contas não significam nada se no fim das contas a gente sente que falta algo, é claro que volta e meia a gente fica querendo um pouco mais de visualizações e talvez mais prestígio, mas enquanto a gente fizer o que a gente gosta do jeito que a gente gosta o resto é resto.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Adorei a idéia da nova coluna, Raissa!
    Conheço teu blog a pouco tempo, mas seu conteúdo é muito bacana, entendo total você ficar encanada, acho que todos nós que levamos nossos blogs a sério nos preocupamos com isso, mas no momento que vira um stress deixa de ser bacana escrever, pelo menos pra mim.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  26. Adorei essa coluna, adorei que conseguiu encontrar propostas para a mudança que sempre quis. Acredito que seja normal ter crise de identidade, o importante é não surtar e procurar meios que faça você se encontrar.
    Beijos, Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  27. Acho natural essa sua "cobrança" para atender os leitores e continuar alcançando mais pessoas. Afinal, se você não quisesse alcançar ninguém, você simplesmente escreveria suas ideias e pensamentos em um caderno só para você.
    Escrever um blog tem dessa magia. Você pode compartilhar o que gosta e ter um feedback das pessoas em relação a isso, descobrir pessoas que gostam das mesmas coisas que você e até fazer novos amigos. Acho que nessa magia que você precisa se focar, o resto é consequência.
    Nós, blogueiras menores (ainda menor rs), temos que ter em mente também que ganhar a vida blogando é uma acessão. E se a gente ficar focando só no "sucesso", o que era para ser um momento de prazer, vira obrigação e tudo que vira obrigação uma hora cansa.
    O seu blog está lindo e acho sim que você deve também compartilhar coisas mais pessoais, como esse texto! Como você já disse, foca na felicidade que o resto vem com o tempo! :)

    ResponderExcluir
  28. Oii
    conheci o seu blog hoje, e meio que me viciei nele hahaha
    estava com esse problema, estava sentindo que o meu blog não estava mais minha cara, mas estou resolvendo isso huaha.
    http://5dascha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Instagram