Livros

Vida Literária: Eu estive Aqui - Gayle Forman

18:00

Olás!

O Vida Literária surgiu de uma maratona que a Kamila do Resenha e Outras Coisas, a Ana do Entre Chocolates e Músicas e eu fizemos nas férias da faculdade. Decidimos manter essa espécie de clube do livro e transformá-lo em postagens mensais. 

Então escolhemos, através de um sorteio, o livro que vamos ler no mês e no fim debatemos e escrevemos uma resenha. É uma espécia de blogagem coletiva sobre o mesmo livro. Eu achei esse projeto muito legal, porque tenho a oportunidade de debater sobre um determinado livro. Isso nem sempre é possível, já que nem sempre estamos lendo a mesma coisa.

O livro escolhido desse mês foi Eu Estive Aqui, da Gayle Forman. Confiram a resenha:

“Eu estive aqui é a mais perfeita mescla de mistério, tragédia e romance. Gayle Forman dá ao leitor um retrato sincero da coragem necessária para continuar vivendo após uma perda devastadora.” – Stephen Chbosky, autor de As vantagens de ser invisível

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?

A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.

Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.

Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 240

"Eu não sei como eu ainda não tinha lido nada da Gayle. A escrita dela flui com uma delicadeza única,  ela é uma das poucas que consegue fazer com que um tema tão pesado se torne tão plausível quando se lê. O leitor pode facilmente se identificar com Cody ou Ben, ou até mesmo Sue. Com esses personagens, a autora demonstrou que é possível falar de um assunto delicado sem parecer loucura e, o mais importante, o livro mostra os resultados de um suicídio, pra quem fica, claro. Leitura mais que recomendada." - Kamila, Resenha e Outras Coisas

"Hoje eu entendo o porquê as pessoas admiram tanto a Gayle. Ela teve a habilidade de pegar um tema extremante denso e narrar com uma sensibilidade tão grande que não tem como não se apegar ao livro.
Seus personagens foram bem construídos e isso é um grande diferencial. Acho que o fato de muitos jovens lerem as obras da autora, essa temática é ótima para alarmar e conscientizar algumas pessoas.
Indico a leitura." - Ana, Entre Chocolates & Músicas 

Cody acabou de perder a melhor amiga, que cometeu suicídio. Ela está muito abatida e sempre triste, mas com o tempo ela vai mostrando quem é de verdade, uma pessoa forte, que tem coragem para encarar os problemas e não se deixa abater facilmente. Porém ela se culpa muito por não ter percebido que sua melhor amiga, a pessoa que ela achava que mais conhecia no mundo, estava tão mal a ponto de querer acabar com seu sofrimento morrendo.

Alguns após a morte de Meg, os pais dela pedem que Cody vá atá a ex faculdade da amiga para buscar os pertences dela. Lá ela encontra o notebook de Meg e descobre emails estranhos enviados para um cara. Cody encontra o tal cara, Ben e a partir daí começa a descobrir inúmeras coisas que Meg não havia contado pra ela. Então ela começa a investigar o suicídio da amiga.



Todo mundo tem ou já teve um amigo bem próximo, então imagine como você se sentiria se essa pessoa, do nada se mata. E você não tem a mínima ideia do porque ela fez isso, já que ela estava longe de você e nunca demonstrou tristeza ou algo errado em suas conversas.

Eu Estive aqui me surpreendeu muito. Quando li a sinopse, não esperava que o livro traria tantas questões importantes e que muitas vezes são deixadas de lado. É um livro muito sensível, que mexe bastante com nossos sentimentos.

O livro explora também uma realidade que era desconhecida pra mim. Eu nem imaginava que existissem grupos de apoio ao suicídio na internet, que até dão dicas de como cometer suicídio. De certa forma, o livro trás esse alerta para quem sofre de depressão, pois é uma doença que necessita de tratamento como todas as outras.



Eu não tinha lido nada da Gayle ainda, mas sempre li elogios sobre a escrita dela. E realmente ela conseguiu me convencer, a estória está muito bem contada, de uma forma que fiquei completamente envolvida e torci para que a personagem descobrisse os segredos da amiga.

A autora deixa também uma nota no final do livro, explicando de onde surgiu a ideia da estória. Ela estava escrevendo uma matéria sobre uma garota que cometeu suicídio e que participava de um grupo de apoio a suicidas na internet. A garota sofria de depressão, assim como Meg. Por isso ela quis escrever essa estória e deixar um alerta sobre a depressão e o que ela pode causar se não for tratada.

You Might Also Like

28 comentários

  1. Adorei a indicação! Como psicóloga, gosto muito de livros com temas que abordem esse tipo de assunto! Amei <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mari. O livro mexeu bastante comigo por causa do tema..

      Excluir
  2. ja ta na minha lista de leitura, agora quero saber o que tem nese nootebook kkkkk.. pqp fiquei mt curiosa!! adoro livro assim.
    Beiijos ;*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te dizer que é uma coisa muito tensa! haha

      Excluir
  3. hmmm bem interessante esse tipo de livro com tema de suicidio

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um assunto que vem sendo abordado até que mais frequência ultimamente...

      Excluir
  4. Oiii Gatchenha nossa não sabia que tinha grupos de apoio ao suicídio na internet.
    O livro parece ótimo, amo ler.
    Beijos
    Miau Miau Blog

    ResponderExcluir
  5. Achei muito legal esse "projeto" de vocês... é interessante ler assim de uma vez só o que mais de uma pessoa acha de um determinado livro :)

    Beijo sua linda !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  6. Que fofura! Sua resenha me deu curiosidade, vou incluir na minha lista! ♥ Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raissa, acredita que eu nunca li nada da Gayle ainda e que bom que sua experiencia com ela foi boa. Eu acho que vocês fizeram uma boa escolha, a trama do livro me parece ser bem profunda e boa de se conhecer. Enfim, espero que um dia eu possa ler este livro.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raissa.
    Tudo bem?
    Acabei de ler outra resenha desse livro haha
    Então, assim como comentei lá: Essa leitura não deu certo pra mim. Eu não gostei da construção da história e não concordei com muitas coisas.
    A unica coisa que gostei foi da escrita da Gayle!

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. adorei sua resenha e adorei o projeto tb! parece ser mt legal, eu to doidaa para ler esse livro! vejo resenhas positivas e negativas, entao aumenta mais ainda minha curiosidade de ler..
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raissa! Tudo bem? Esse é um livro que me deixa tão confuso! Já li algumas resenhas bem negativas para obra, mas li outras bem positivas como a sua! Acho que vou ter que ler "Eu Estive Aqui" e ver o que acho, né? :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu adorei a leitura, foi um presente esse livro. Eu não dava nada para ler e depois me apaixonei pelo enredo, acho que o fato da autora conseguir abordar um tema tão delicado de uma maneira tão doce me encantou.
    Gostei muito!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Raissa! Tudo bem? Eu ainda não li nada da Gayle Forman, sempre vejo as opiniões dos livros da autora bem divididas, mas "Eu estive aqui" é a história que mais está arrancando opiniões positivas. O fato dela trabalhar um tema pouco mencionado é o que me atrai nesse livro, espero que a história me agrade e que ela tenha a sensibilidade necessária que uma situação como essa precisa. Não sabia da existência desses grupos de apoio, fiquei chocada :/ Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Raissa!
    Haha, eu já to com esse livro na meta desde o lançamento. Achei a premissa muito bonita e quero conhecer. Troquei um dos meus por este, e não vejo a hora de colocar as mãos nele. Acho os romances da Forman super leve e são ótimos pra relaxar ou pra tirar a ressaca.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Raissa, tudo bem? Acho esse tipo de abordagem de extrema importância. Eu tive- tenho depressão. Infelizmente quem nunca passou por isso provavelmente nunca entenderá o que é de fato. Sobre esse tipo de grupo, eu já sabia que existia. Já que existem inúmeros do tipo, como os que te apoiam a ter anorexia e bulimia, por exemplo. Eu já quis me matar inúmeras vezes (todas sem sucesso, ainda bem) , mas depois que tive um grande susto entre outras coisas, não quero mais isso. Mas é uma coisa horrível. Você achar que seus problemas só terão cura quando você morrer :P
    Então este tipo de livro é muito importante. Mas confesso que as vezes fico meio pé atrás, já que é muito difícil abordar o tema adequadamente em algumas páginas :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Morro de vontade de ler este livro.
    E ler sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda de ler ele ((:
    E seu blog está muito lindo.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Raíssa!
    Eu quero ler esse livro futuramente, já que só vejo elogios, mesmo não sendo muito fã da escrita da autora. Li "Se Eu Ficar" e não me empolguei para ler mais.
    Gostei bastante da resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ah eu quero muito ler esse livro, já li tantas resenhas positivas sobre ele, nunca li nada da autora nem tenho interesse, mas esse sim!!! Ótima resenha.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi flor!
    Estou com esse livro aqui na pilha para iniciar a leitura \o/ Como já li outros livros da autora, sei que vou gostar \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Gayle ganhou mais uma fã! Impossível não se emocionar com essa história! As pessoas acham que depressão é falta de ter o que fazer, mas, quem já passou por isso sabe que não é bem assim. Eu Estive Aqui pode servir como instrumento de esclarecimento acerca de depressão e suicídio.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Raissa!
    Apesar de muita gente elogiar seus livros, nunca tive vontade de ler nada da Gayle, não me senti atraída. Gostei muito deste projeto, é sempre bom conhecer diferentes pontos de vista sobre o mesmo livro, e sua resenha ficou ótima. Bom saber que a autora foi convincente ao transmitir as emoções. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, Raissa.
    Só li um livro da Gayle, mas pretendo ler outro.
    Eu estive aqui, parece ir bem além na carga emocional, comparado a Se eu ficar o único livro lido por mim da autora. Eu espero gostar tanto quanto você.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Raissa! Este foi o livro da autora que mais gostei até agora, achei uma história forte e emocionante, aqueles grupos de suicídio me chocaram, também não fazia ideia de sua existência. Um livro excelente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Todo mundo virou muito fã desse livro, mas eu não consegui me segurar na história. Quero muito ler, mas não consigo HAHA adoro ler, mas tenho um bloqueio com esse livro.
    Milhoes de Beijos!

    Marinah Lima.
    Fanpage ♥
    Meu Doce Apartamento |Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor ♥

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Essa autora é incrível e esse livro é igualmente sensacional, só perder para Apenas um Dia que é o melhor da autora que já li (leia!). Mas adorei a resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias