Livros

Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

21:00

Normalmente, antes de escrever uma resenha eu já tenho tudo estruturando na minha cabeça, desde o início ao fim. Mas depois que terminei esse livro corri para o computador e fiquei encarando a tela por um tempo, sem saber como começar.

Bom, a estória começa com o acidente de Will, ele é atropelado por uma moto e isso o deixa tetraplégico.
Depois a estória avança dois anos, e conhecemos Lou, uma garota de vinte e seis anos sem expectativas nem ambições. Ela é meio acomodada com sua vida, com sua casa, com sua família barulhenta, com seu minúsculo quarto e com seu namorado obcecado por atletismo e corrida.

Porém Lou perde seu emprego de garçonete que mantinha havia seis anos. Isso a obriga a procurar outra coisa, já que seu pai está prestes a ser demitido e seu salário é que provavelmente sustentaria a casa.

Depois de algumas tentativas frustadas de empregos, Lou decide tentar uma vaga de cuidadora, embora não tenha experiência alguma no cargo.

Surpreendentemente ela consegue o emprego e conhece Will, o homem inválido que ela passaria a cuidar.

“Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida, a vida real, parece distante.”

Esse livro, decididamente me surpreendeu. Eu já tinha, é claro, lido uma ou outra resenha sobre ele. Mas nunca me sentia desesperada para lê-lo.

De fato no começo a estória não é tão hipnotizante, mas aos poucos foi ficando cada vez mais difícil parar de ler. Principalmente quando o relacionamento de Will e Lou vai avançando, ela vai amadurecendo e ele vai ficando menos carrancudo.

Não vou dizer também que tudo foi flores durante a leitura. A narração varia algumas vezes entre os personagens, mas isso acontecia sem nenhum aviso e tão subitamente que às vezes eu ficava confusa. Acho que antes de a estória começar a ser narrado por outra pessoa deveria ter o nome da pessoa no começo do capítulo, assim eu não teria que ficar adivinhando quem está narrando. Também gostaria que as letras fossem um pouco maiores.

“Às vezes, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.”

De qualquer maneira me apaixonei rapidamente pelo livro e terminei a leitura em dois ou três dias.

A estória trás também a realidade de pessoas deficientes, como é difícil ir a qualquer lugar. Não só pelas limitações de acesso, mas também por causa da reação das pessoas ao ver a cadeira de rodas e todo os cuidados que se deve ter.

O livro gira em torno do dilema que todos enfrentam com a decisão de Will querer tirar a própria vida. Todos tentam convencê-lo do contrário, mas ele nunca parece disposto a mudar de ideia. E eu entendo o cara, me imagino nunca podendo mover nada além do pescoço e nas coisas que nunca mais poderia fazer. Deve ser particularmente difícil para alguém como ele, que sempre foi ativo e adora aventuras.

“Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade.”

Porém Lou trás um brilho pra vida de Will, ele realmente muda perto dela.

Enfim, esse livro trás mais do que um romance, trás a experiência de alguém com grandes limitações e a experiência também das pessoas que vivem ao seu redor. Mostra como é dificil a vida de alguém em uma cadeira de rodas e isso é na Inglaterra, imagine como deve ser aqui no Brasil, um país com menos estrutura.

Por fim esse livro é para aquelas pessoas que gostam de se colocar na pele do outro para valorizar ainda mais suas vidas!




PS: O sorteio do blog já esta encerrado, já sorteei os ganhadores e postarem os nomes na sexta, porque ainda estou aguardando confirmação dos demais blogs que participaram do sorteio! 






You Might Also Like

18 comentários

  1. Olá!

    Estou vendo muitas resenhas sobre essa obra, de ambas opiniões. Teve gente que não curtiu muito o enredo e teve gente que adorou como você.
    Gosto do enredo e estou acompanhando algumas fotos da adaptação do livro e estou bem curiosa para saber como vai ficar, acho que o melhor de um livro é quando eles nos traz um grande crescimento pessoal sabe?
    Gostei de saber que isso aconteceu quando você leu a obra.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Raissa,

    Tudo bem? Meio difícil ficar depois desse livro né?
    Eu fiquei curiosa em saber com seria sua experiência quando vi que estava lendo esse livro... ele realmente pega a gente direito e senti as mesmas coisas que você! :/

    Beijos
    http://psicosedanina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Raissa! Ainda não li nada da Jojo Moyes, mas quero fazer isso em breve, pois sempre vejo comentários positivos sobre os livros dela. Como Eu Era Antes de Você parece trazer uma história muito emocionante. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro destrutura qualquer um né haha só de ler sua resenha eu me arrepiei lembrando da história toda. Eu também super entendo a decisão dele, mas a gente sempre fica se agarrando naquele fiozinho de esperança pra que ele mude de idéia :(((

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro ♥
    é além de tudo isso que você mencionou, um tapa na cara. Pessoas que fazem escolhas como a de Will são tão julgadas, mas ninguém tenta entender a sua história, eu me encantei e aprendi muito lendo esse livro, não vejo a hora de vê-lo no cinema, vou chorar litros.

    Linda resenha, lindo blog.
    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Raissa! Este foi o primeiro livro que li da autora e gostei muito, chorei demais e spo teria mudado o final, que foi muito cruel. Quero ver o filme como vai ficar.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Essa foi uma leitura muito interessante e divertida, confesso que gostei muito e saí da rotina quando li, adorei sua resenha <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Essa história eu já vi em novela mexicana hahahaha mas eu leria só pra saber como termina e como eu poderia ajudar o Will. Esse tipo de história têm os ingredientes necessários para arrancar lágrimas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Rai!

    Ainda não li esse livro da Jojo mas espero ler em breve, principalmente porque vai ter o filme asjdlaskjdlad
    O único problema é que sei o final dele .-. sou meio desencanada com spoiler HUAEAUEAHUE então por isso ainda não o peguei pra ele.
    Sobre o começo ser um pouco arrastado... acho que isso acontece com os livros da autora, pq já li A Garota que Você Deixou para Trás e o começo é bem: "AAAAAA VAI LOGO JOJO" HAEAUEUAE

    Beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Raíssa =)

    Esse é aquele tipo e livro que tenho medo de ler e não gostar e me sentir uma ET rs...
    Já pensei em várias vezes em começar ler ele, mas ai acabo pegando outro livro e ele fica de lado. Um dia eu tomo coragem e vejo o que dá rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oiii =)
    Esse livro tá fazendo um sucesso né? haha
    Eu não tinha mt vontade de ler, mas ver as fotos das gravações tá me deixando ansiosa hahaa
    Que bom que vc gostou <3

    beijão

    ResponderExcluir
  12. Esse é o tipo de livro que já me chama atenção
    só pelo nome, recebi um marcador dele esses tempos que fui
    na livraria, me chamou bastante atenção, mas ainda
    nao tive oportunidade de ler!
    Da uma passadinha no meu blog?
    http://www.theworldoflena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Eu li este livro em 2013 e amei. Amei, me apaixonei e chorei.
    É um livro intenso e muito sensível, e está no meu coração.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  14. Eu quero MUITO MUITO MUITO ler esse livro, só leio resenhas lindas sobre ele. Esta na minha lista de desejos já! Adorei sua resenha. Beijos.

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  15. Raíssa, fico muito feliz com a sua resenya sobre esse livro!
    Já tenho ele e realmente preciso ler logo, acho q vou gostar tanto qnt vc. A história parece ser linda msm.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Rai,
    Esse é um livro tão lindo quanto controverso. Falar abertamente de eutanásia e ainda construir um romance em cima disso foi algo bem corajoso da parte de Jojo. Foi uma das melhores leituras da minha vida, chorei por dias e isso que você sentiu ao sentar em frente ao computador? Eu também senti. Entrei numa ressaca terrível depois desse livro. <3 Estou doida para ver o fofo do Sam Claflin como Will <3 Ótima resenha, como sempre *-*

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Também acabei de fazer a resenha desse livro e como conseguir escrever algo sobre ele? Confesso que demorei uma semana para conseguir raciocinar e refletir sobre a estória (durante essa semana eu estava chorando e odiando o mundo inteiro SHAUSHHU) Agora só sinto amor por esse livro e mal posso esperar pelo filme <3 Amei sua resenha
    Peço desculpas pelo meu sumiço dos blogs, tive alguns problemas mas já estou de volta :3 Tem resenha de "Como Eu Era Antes de Você" lá no Sétima se quiser conferir,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  18. Oi Raissa, tudo bem ???
    Já li algumas resenhas de Como Eu Era Antes de Você, mas até hoje não surgiu aquele brilho, não fiquei curiosa, a história não conseguiu me instigar sabe ?!
    Talvez eu só precise dar uma chance para a história, ler o livro sem grandes expectativas, quem sabe eu me surpreendo !!!
    Gostei bastante da sua resenha, e me identifiquei com o que você disse sobre como, quando você vai escrever um resenha, já possuí ela estruturada na sua mente. Eu também sou assim, mas da mesma forma como você comentou sobre esse livro, já me deparei com casos onde não sabia o que escrever, nem por onde começar. Existem uns livros que fazem isso com a gente né ?!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

SUBSCRIBE

Categorias