Porque ler Harry Potter

Olá!!
Não sei se perceberam, mas faz um tempo desde minha última resenha aqui no blog. Isso se deve ao fato de eu ter ficado DOIS meses lendo Harry Potter.
Não postei resenha sobre cada um dos livros porque imagino que todos conheçam a estória, seja pelos livros ou somente pelos filmes. 
Logo achei que seria meio chato resenhar cada livro sendo que vocês já sabem o que acontece e como é.
Por outro lado eu não poderia deixar passar em branco as minhas impressões sobre os livros. Então resolvi contar um pouco como foi minha experiência e porque eu acho que todos deveriam ler essa saga.



Todo mundo que é adepto da leitura já deve ter lido algo que realmente mexeu com você.
Aquela estória que te faz sentir que realmente está dentro do livro. Você sente as emoções dos personagens como se fossem reais, aliás porque não seriam?
Cada personagem, sendo ele uma criatura ou bruxo ou "trouxa" é descrito em cada detalhe e cada um tem uma personalidade única. J K realmente te faz mergulhar de cabeça na estória com a riqueza de detalhes que ela imprime nos livros.



Li uma vez que durante a leitura de uma estória em que a pessoa realmente se identifica com os personagens as reações do cérebro são as mesmas de quando ela está vivendo uma situação real.
Não sei se isso é verdade, mas foi essa a impressão que tive enquanto lia Harry Potter.

Parece até idiotice da minha parte me emocionar tanto com livros, algumas pessoas podem achar imaturidade até, mas é o sentimento que livros assim me proporcionam.



J K Roliwng sabe mexer com os nossos sentimentos, ela constrói cuidadosamente cada personagem e se alguma coisa ruim acontece com eles você se pega amaldiçoando a escritora.. haha

Outra ponto que encanta nos livros é em como a autora pensou em cada mísero detalhe na estória, desde as regras do quadribol até as aulas cotidianas, ela descreve os dias dos garotos em Hogwarts e você vive por algum tempo como se estivesse tendo aulas lá também.
Tanto que eu acabei decorando os feitiços e até eles tem um significado especial na estória.

Eu ainda não entendia muito bem o fanatismo que as pessoas sentiam pela sagaantes, mesmo depois de assistir tantas vezes os filmes eu não me sentia uma fã da estória. Mas agora sou uma daquelas idiotas que choram todas as vezes que vê os personagens morrendo.. hahaha



Os livros, como sempre acontece, são muito mais detalhados do que os filmes e esse foi um dos motivos para eu querer lê-los. Mesmo assistindo mais de uma vez os filmes, eu sempre ficava sem entender alguma coisa e sabia que só entenderia depois de conhecer a estória completa.

E a estória tem, é claro, seus momentos tristes e até sombrios, como a constante falta dos pais que o Harry sente, vendo o Rony com a família e apesar de ser aceito na casa do amigo como um filho, ele sempre fica imaginando como seria sua vida se seus pais estivessem vivos.

Nos livros você tem uma noção muito melhor sobre a personalidade de cada um, você entende muito mais os acontecimentos.




E depois que eu lia cada livro ia assistir ao filme e sempre, em todos eles, acabei reparando em coisas no filme que nunca tinha prestado a atenção antes. Mesmo que fossem meros detalhes, eu vi a diferença.

Mas em ambos a mensagem que a estória transmite é positiva, a da amizade verdadeira, a do orgulho em ser como se é, a da tolerância e respeito ao próximo, a das boas escolhas em detrimento das ruins.

Enfim, sem mais delongas gostaria de recomendar a leitura pra quem só conhece a estória pelos filmes. Acho que será uma agradável surpresa!



PS: Não se esqueçam que tem promoção de aniversário rolando aqui!

Comentários

  1. Realmente... Harry Potter é maravilhoso. Acho que foi a unica saga que eu esperava o próximo livro como se minha vida dependesse disso hehehe.

    Na verdade todos que li foram emprestados. Só tenho mesmo A Ordem da Fênix, que comprei no México e guardo com todo meu carinho :)

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  2. Oi Raíssa, tão bom quando nos apaixonamos assim por um livro ou uma série!
    Eu amo os filmes e já os assisti incontáveis vezes.
    Mas, só li o primeiro livro, que curti muito.
    Quando iniciei o segundo, a coisa não rolou do mesmo jeito. Não consegui sair da metade. Mas, acho que isto foi por conta do meu momento e também da minha vida sempre na correria e com muitos livros de parceria para ler e resenha. Pretendo um dia voltar a ler e conseguir terminar toda a série.
    Adoro os personagens e me emociono com eles. Uma saga que deve sim ser lida e assistida por todos!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raissa! Tudo bem?
    Falar de HP meche com muitos feelings e seu post também fez isso comigo! Recentemente reli pela 3947937039484 vez "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e fico rindo loucamente das mesmas piadas, sempre xingo Harry quando ele faz as mesmas coisas estúpidas e fico completamente envolvida com a história como se fosse a primeira leitura. Em um desses posts de curiosidades me dei conta de uma coisa, em HP nenhum personagem diz "eu te amo" para o outro nos livros, mas você percebe que o amor é palpável em tudo ali, o que é incrível!
    O que mais sinto falta quando olho para os meus livros na estante é aquela expectativa de esperar por um próximo volume sabe? Eu lia os lançamentos beeeem devagar para que não acabassem e hoje morro de saudades dessa sensação, acho que nenhum livro me trará ela de novo. Adorei relembrar um pouquinho da série aqui (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    HP de novo, OMG!!! Falando sério, adorei seu ponto de vista sobre a série, defendendo seu amor e tudo o mais... E eu não acho que seja imaturidade se emocionar com passagens da história, eu já chorei litros com outras histórias... E olha que, como você disse, sou "emocionalmente fechada"!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é tao fechada quando de trata de livros hahaha

      Excluir
  5. I love them all! ♥♥

    http://spafurnish.com

    ResponderExcluir
  6. Olááá!

    Finalmente acabou essas leituras, acho legal ler algo depois para comparar com o filme, mas também acho que isso é dificil pois temos aquela imagem na cabeça e muitas vezes não conseguimos nos adaptar com o que tá escrito no livro.
    Sim, eu acredito com conseguimos nos conectar e sentir o mesmo que os personagens e sinceramente, só curto livros assim. Gosto de ser as personagens, de entender como é, como se fosse um filme.
    Fico feliz que tenha se apaixonado mais pelo livro mas peloamordeDeusparedefalardeles HSUAHSUAHSUAHUSH


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse post foi feito pra mim, eu nunca li e nem assisti nadinha de Harry Potter! Minhas amigas falam toooda hora "Gabi, tu tem que ler/ver!!!" e eu até tenho vontade, mas e a preguiça, como faz? hahahaha
    Acredito que os livros sejam maravilhosos e que toquem os leitores mesmo, porque com tamanha legião de fãs, só pode ser incrível!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❤

    ResponderExcluir
  8. muito legal , nunca li !
    mas ja vi alguns filmes beijinhos
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  9. Oie Raíssa =)

    Harry Potter é amor eterno! Marcou uma geração e continuará marcando as novas gerações.
    Uma dos meus mundos mágicos mais amados <3!
    Adorei o post!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oi Raissa! Eu sou um pouco suspeito para falar de Harry Potter, porque sim é a minha saga favorita, e concordo com tudo que você disse! Não é uma história sobre bruxos, é uma história de amizade, companheirismo e de aprendizados! Ler Harry Potter nunca é demais!

    ^^

    Bjs

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá :)
    Harry Potter sempre terá um lugarzinho especial na minha estante. Minha história com a saga é bem antiga. Conheci a saga logo que o primeiro filme foi anunciado (old, rs), desde então foi só amor. Fui comprando os 4 primeiros livros e ia esperando os 3 últimos serem lançados, com aquele friozinho na barriga, um por um. De lá para cá, li e reli muitas vezes, mas desde o lançamento do 7º, só reli uma única vez e já estou com saudades... ver um post assim só faz aumentar o carinho por eles <3
    bjos e adorei relembrar os sentimentos potterhead

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Realmente não tem como não amar o harry,cada detalhe é de tirar o folego e de prender a gente não é mesmo!

    www.maniadecoque.com

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li Harry Potter. Mas quando vejo postagens como a sua fico ainda mais ansioso para o dia em que vou sentar e começar a lê está obra que todos falam bem.

    Adorei o blog, principalmente o desenho da raposa (amo <3).
    Abraços, Blogcafecomlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olha eu hiper amei a sua postagem, porque a pouco tempo comecei a ler o livro A PEDRA FILOSOFAL antes de dormir sabe? E sinceramente tenho que confessar que tenho gostado bastante. Eu não tinha lido o primeiro livro quando tive contato com a série, só vi o filme. E hoje vejo como o livro é bem diferente em algumas partes, mas ao mesmo tempo fiel. Estou gostando e espero continuar, porque estava com saudades. Bem que a autora poderia lançar mais livros sobre ele né? Pelo menos sobre os filhos. Seria tão legal. Mas fazer o que =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-extraordinario.html

    ResponderExcluir
  15. Ai Minha Nossa, amo Harry Potter haha (TÃO RARO ACHAR ALGUÉM QUE NÃO AME)
    Adorei essa sua resenha, especialmente pela boa escrita e o gifs *-*

    Visite meu blog:
    http://mysecretsbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Socorro!
    Harry Potter.
    Lágrimas.
    Não tem como não gostar.

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ameeeei seu blog, agora virei fã <3
    Continue escrevendo, você arrasa.
    beijos, Lud

    www.estantedalud.com.br

    ResponderExcluir
  18. Raissa, sua malvada ... Por culpa sua caiu um cisco no meu olho e agora eu estou aqui lacrimejando que nem uma boa, poxa, não faz isso não, é feio fazer os coleguinhas chorarem, rsrsrs.
    Mas falando sério, eu sempre me emociono quando vejo alguém falando de Harry Potter, acho difícil não me emocionar, é a minha saga preferida de todos os tempos, eu praticamente cresci lendo essa saga (tá bom, estou exagerando um pouco, mas o Harry me acompanha desde que eu era nova poxa, rsrsrs). Acho que, se as pessoas desse uma chance a saga, principalmente aqueles que dizem que não gostam e nunca leram os livros, eles descobririam um mundo novo e mágico, mas acima de tudo, aprenderiam tantas lições bela e importantes que Harry Potter nos ensina tão bem !!!
    Amei o seu post flor, simplesmente amei !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com