Resenha: Extraordinário - R J Palacio

abril 01, 2015



Quando um livro faz muito sucesso e todos amam ele de paixão, fico intimidada por ele. Não sei explicar por que isso acontece. Acho que tenho medo de não gostar... Sei lá!

Não podia ser diferente com Extraordinário. Fiquei um pouco intimidada e até deliberadamente fui adiando a leitura. Até que um dia deixei de me sentir assim e me bateu uma imensa vontade de lê-lo.

August Pullman se considera um garoto extremamente normal, mas sabe que as outras pessoas não o vêem assim. Até entende a reação das pessoas ao vê-lo, está acostumado, como sempre diz.

A questão é Auggie nasceu com uma síndrome muito rara, a qual nem se quer consegue pronunciar o nome direito, o resultado dessa síndrome foi um rosto bem diferente. 

Por esse motivo ele sempre teve aulas em casa, mas esse ano Auggie decide, com certa relutância, a começar o quinto ano em uma escola. Isso o deixa muito nervoso porque, mesmo acostumado à reação das pessoas ao seu rosto, ele não está exatamente animado com a ideia de ver essa cena repetidamente enquanto anda pelos corredores apinhados de outros estudantes e até de alguns professores.

A narração do livro varia entre o próprio Auggie e alguns amigos e a irmã dele. Descreve, sem enrolações, os acontecimentos relevantes da vida de Auggie.



Gostei dessa fluidez do livro, sem muitas descrições desnecessárias e desse jeito dinâmico que a narração acabou tendo. Gosto de quando é o personagem principal quem narra, mas também gostei de saber algumas coisas que aconteciam quando o Auggie não estava por perto, e dos pensamentos dos outros personagens, dessas outras perspectivas. De como o rosto dele afeta outras pessoas, e as reações delas.

O Auggie se tornou tão especial pra mim que no fim do livro fiquei muito orgulhosa dele, me senti uma irmã ou mãe... Sei lá, foi um sentimento bem louco.

Mas também foi um dos melhores livros que já li, cheio de lições valiosas que muitas vezes esquecemos. Uma das que mais gostei foi: "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." Sei que é muito difícil lembrar disso às vezes, principalmente quando tudo o que você quer é estar certo, mas sei lá no fundo sei que estar certo não muda nada, porém ser gentil pode mudar muitas coisas.

Por mais clichê que possa parecer, Extraordinário é a palavra que define o livro. E se você, assim como eu, estiver meio intimidado por ele, pode seguir meu conselho e lê-lo, não vai se arrepender!

Minha note de zero à dez seria um sonoro DEZ!





You Might Also Like

19 comentários

  1. Oi, Raíssa! Concordo com tudo o que você escreveu sobre livro. Ao terminar de ler essa linda obra também fiquei com um orgulho danado do Auggie! Ah Extraordinário é realmente Extraordinário! <3 Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente AMEI o novo layout querida, seu cantinho está maravilhoso. Sempre ouço resenha positivas sobre o livro, e particularmente gosto de livros que passam lições de vida aos leitores. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Esse livro é simplesmente espetacular!!! Impossível não amar! Eu me identifiquei com a história, no papel da irmã do Auggie. Você sabe que tenho uma irmã especial, e o que a Via passou eu também passei - e ainda passo, aliás. De zero a dez, eu daria um vinte maravilhoso!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O livro já tem um nome extraordinário.
    Bela resenha.
    Fiquei interessado em ler.
    Todos nós queremos que sejam gentis com a gente, mas nem sempre praticamos a gentileza.
    Devemos ser mais gentis.
    :)
    Abraços,
    http://diegomorais18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. já ouvi muita gente falar desse livro sempre tive curiosidade de saber amei adorei sua resenha só me fez gostar mais e mais rs
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cada resenha que leio fico mais curiosa para ler, são diversos elogios.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha esse livro é muito show eu gostei muito dele, quando li fiquei impressionado como a história é boa e antes quando vi apenas a capa já deu muita vontade de ler, e olha parabéns mesmo pelo layout essa raposa no cabeçalho é muito bom :D
    Abraços e Boa Semana!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  8. Raíssa,
    Só ouvi elogios deste livro sabia? Ainda não li
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Fico feliz que tenha gostado do livro. Acertei então õ/

    Eu me senti muito proxima da Via, por conta do meu irmão, minha vida foi MUITO igual a dela. Acho que Extraordinario é aquele livro que enche nosso peito de esperança, não sei dizer. Mas só de olhar para a capa dele eu fico emocionada e feliz.
    A autora foi incrivel!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Rai, preciso tomar vergonha na cara! São tantos elogios que rondam este livro mas nada de eu arrumar tempo, eu tenho ele a mais de 1 ano na minha estante =/ sua resenha fez eu dar aquela olhadinha no livro e deixar ele no topo da fila ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. o novo lay ficou ótimo! e faz tempo que quero ler esse livro, parece mt incrivel!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Oi Raissa a temática desse livro é muito interessante, a história é na minha concepção emocionante. Sua resenha está perfeita como sempre! bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  13. Acho que não existe uma pessoa siquer que não gosta desse livro né?
    Ameii sua resenha. Esse livro é lindo, estou ansiosa para ver o filme, acho que sai esse ano.

    Ah, assista a O novo vídeo do meu canal.
    Caixa de Correio

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é muito amor <3 Acho realmente que ele deveria ser adotado como paradidático para as escolas, pois acho que ele tem uma bela mensagem pra nos passar. Ahh, também sou assim como você, quando falam muito de um livro fico meio intimidada ... por muitas vezes acho até melhor adiar a leitura pra não ir com muitas expectativas e me decepcionar.

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  15. Eu acho esse livro a capa dele ja me conquistou mas não tive a oportunidade de ler, minha amigas falam que ele é bem legal !!

    http://luizacharme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amiga olha eu já vi várias pessoas falando muito bem sobre esse livro.
    Mas eu ainda não tive tempo de conferir a história, embora já ter na minha estante um bom tempo, mas eu tenho da capa branca sabe? Mas enfim...Espero ter a chance de ler logo, porque a história além de me parecer bastante envolvente, nos passa de certa forma alguma lição de vida sobre o preconceito. Estou bastante curiosa para saber o que acontece com esse menino. E outra coisa, preciso confessar que gostei bastante da maneira como você se expressou em sua resenha =] Meus parabéns viu? Continue assim e que venha muitas leituras maravilhosas para você !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/the-book-jar-parte-4.html

    ResponderExcluir
  17. Ainda não lemos o livro, mas está na nossa lista. Gostamos muito como você descreveu o que sentiu ao ler o livro, ficamos mais curiosas para ler.


    Beijos



    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Raíssa, que resenha linda flor!
    Eu já ouvi muitos elogios a este livro, mas ainda não senti vontade de ler. E não sei se é pelo mesmo motivo que o seu... kkkk
    Gosto de histórias assim que nos encantem, nos passem boas mensagens e nos ensinem algumas coisas. E se o personagem principal nos cativa desta maneira melhor ainda.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Raíssa.
    Adorei a resenha. Já tinha ouvido falar muito do livro, mas agora fiquei com vontade de lê-lo.
    Obrigada!
    Bjos,
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Canal

Canal
Se inscreva!

Facebook

Estou lendo

Estou lendo
A Maldição do Tigre