Resenha + Comparações: Cinquenta Tons de Cinza



Nesses últimos dias, com a estreia do filme Cinquenta Tons de Cinza, resenhas começaram a pipocar no meu feed de blogs. Acabei de terminar o livro e pensei em fazer uma resenha, mas acho que já tem muuitas por ai.

Então minha ideia foi apenas dar a minha opinião sobre livro - sem entrar muito em detalhes da estória - e também mostrar todos os pontos em que acho a estória extremamente parecida com Crepúsculo (saga a qual Cinquenta Tons de Cinza foi baseada).

Livro

Achei a estória um romance comum, porém com um toque especial que é o erotismo. Eu nunca li um livro erótico, então não sei se é normal nesse gênero ocorrer sexo tantas vezes e tão detalhadamente. Algumas vezes eu me pegava pensando que algumas descrições ali tinham o objetivo de exitar o leitor e nada mais.

Mas eu gostei muito da leitura, principalmente nos momentos finais do livro. Achei a escrita da autora bem fluida e me deixou bem grudada, com os olhos no livro e sempre querendo saber o que aconteceria em seguida.

Anastasia se mostrou incrivelmente parecida com a Bella, de Crepúsculo, mas disso a gente fala depois. O que me incomodou um pouco na personagem foi essa coisa de "deusa interior", é até engraçado, mas às vezes ela força a barra com esse "sub personagem".

Gostei do personagem de Christian, achei que mesmo ele sendo bem perturbado com essa coisa de precisar machucar a garota, no fundo ele é só um cara que sofreu muito e esse foi o jeito que ele achou de lidar com isso.

Não achei a estória agressiva, como algumas pessoas andam comentando nas redes sociais. A personagem principal nunca é forçada a nada, pelo o contrário, é sempre ela quem pede as coisas... E depois se arrepende. Mas se fosse comigo eu não teria coragem de aceitar um relacionamento assim, por mais que eu amasse o cara. O que me incomoda mesmo nas pessoas é falar que odeiam um livro que nem se deram ao trabalho de ler.. Isso é irritante!

De uma forma geral achei um romance bom, não do tipo que me marcou, como outros que já li, mas foi bom de ler. Achei interessante, principalmente por nunca ter lido nada do gênero.


Comparações

Enquanto lia, fui marcando pontos que os dois livros são muito parecido. Só pra dar um diferencial nessa resenha.

  • O jeito dos personagens: Ana é muito insegura e não tem muitos amigos, mas ao mesmo tempo é muito corajosa. Isso é totalmente a cara da Bella! E também o jeito protetor/obsessivo do Christian, sua inteligente e o jeito como sempre pensa em tudo. Muito parecido com a personalidade do Edward.
  • O "super poder" de Edward seria ele ser vampiro. Em Christian isso se manifesta no sexo.
  • Christian insiste em dar um carro pra Ana.
  • O pai e a mãe Anastasia. A mãe dela age como se precisasse ser cuidada, e Anastasia acaba sendo a adulta algumas vezes, por isso é tão madura.
  • O amigo José/ Jacob e até a Kate com suas perguntas se parece um pouco com a Jessica.
  • Os dois tem um gosto musical parecido (Frank Sinatra). Em Crepúsculo é Debussy. Algo incomum para a idade dos dois.
  • Os vários avisos para que ela se afaste dele.
  • A irmã de Grey é muito parecida com a Alice.
  • O fato de ele ser rico.
  • O cabelo acobreado de Grey.
  • Sua constante e repentina mudança de humor.
  • Anastasia e sua negação em aceitar presentes.
  • As inúmeras perguntas de Anastasia.
  • Grey pergunta muito o que ela está pensando.

Essas foram as semelhanças que encontrei. Concordam?


É isso então. O que acharam?



Comentários

  1. Cara, eu odiei essa Trilogia... mas amei saber a tua opinião sobre isso e em certos pontos eu concordo.

    Ao contrário de você, a mim a autora não conseguiu segurar... mas partes de sexo eu simplesmente ia lendo por cima até que chegasse o final de tanta coisa desnecessária.

    Mas não vou ficar criticando aqui... odiei e respeito quem gostou, então... não tem nada a ver eu fazer isso né.

    Parabéns pelo post !

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Concordo com você, mesmo não tendo lido 50 tons. Mas li toda a saga Crepúsculo e, segundo o que você descreve, chego a conclusão de que as duas sagas são uma porcaria rs opiniões a parte, o filme só causou todo esse rebuliço porque o povo não está acostumado a ver sadomasoquismo assim tão explícito.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, Raíssa.

    Eu, como todos sabem, li os livros e assisti ao filme. Acabei tendo algumas ressalvas quanto a interpretação da autora, mas as tuas comparações finais com Crepúsculo é verdade que eu mesma pensei. No filme a irmã do Grey, interpretada pela Rita Ora, não parece nada com a irmã querida e delicada do livro, e nem com a Alice. A autora mesmo afirmou em algumas entrevistas que 50 Tons surgiu através de uma fan fic de crepúsculo, então não poderia ter atores tão diferentes a da história. Os pais do Christian também não combinaram, sendo os do livro uma graça. Achei o Elliot (filme) um sem noção, e do livro um cara simpático e alegre.

    Espero que se houver continuação, seja melhor, assim como Crepúsculo e Lua Nova.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    Twitter: @rs_juliete

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    você já sabe minhas opiniões sobre o livro, não é o meu favorito, gosto somente do dois em diante. Não li Crepúsculo então não tenho como comparar as personagens :(

    Mas como tudo que é ruim, normalmente melhora, no segundo a história começa engrenar.

    Espero poder assistir logo o filme para poder entender o que todos falam e ver o Jamie porque ele é lindo demais *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Sim eu li e vi o filme RSrs O que mais gostei do filme é: Anastasia NÃO é chata RSrs pois no livro a personagem é do tipo " Não sabe o que quer" e no filme temos uma Ana engraçada e decidida ;) Ah!! E claro não temos a "Deusa interior" RSRr Palmas para quem escreveu o roteiro RSR.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem??? Eu odiei essa trilogia, mas não vou destilar todo o meu ódio aqui, kkkk
    E eu acho bem parecido com Crepúsculo, mas era fanfic então não tem jeito né? Mas apesar de não gostar de Crepúsculo, eu prefiro os vampiros brilhantes, ashuahsuahsu :)
    Mas que bom que você curtiu =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Linda, o blog está de cara nova, ameiiiiiiiiiiii! Olha vou dar minha opnião sobre o seu olhar certo? Sua resenha está maravilhosaaaaaaaaaaaaaa. Não li os livros nem assisti os filmes! Não faz meu tipo de leitura. Baseada em sua opnião o que gosto em um livro é esta vontade de saber o quem depois rsrsrs. Um beijo
    www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo.
    Pra mim é um Crepúsculo com sexo.
    Ah, só pra constar, queria um Christian Grey pra mim. #sóisso

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Sacola de Cores

    ResponderExcluir
  9. Eu li os três livros em 2012, muito rápido, mesmo. Eu tava bem curiosa pra saber o que acontecia e no fim das contas achei o roteiro MUITO fraco, péssimo. Porém os personagens são envolventes e tem química, então prende.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  10. nao me interessei nem pelos livros ou pelo filme, mas curti conferir sua opiniao

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    não li os livros e ainda não vi o filme. Já vi muitas pessoas criticando o filme, mas sinceramente? Não vi nada demais...
    Pretendo ver o filme c:
    Gostei da sua opinião!

    Beijorejas <3

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Assim, não acho justos as pessoas descontar a frustração do roteiro nos atores. Eles so fizeram o que foi pedido. Acredito que o segundo filme, realmente seja MAIS QUENTE !

    http://dictomia.blogspot.com.br/2015/03/como-reconquistar-seu-ex.html

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu ainda não li o livro, nem assisti ao filme. Embora quase todos tenham gostado, 50 tons não despertou nenhum interesse em mim :/

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro nem vi o filme. Porém, pasmei um pouco de ele ser comparado com Crepúsculo. No caso, espero que ele seja melhor. Nem que seja um pouco. haha

    http://www.teoremadabeleza.com

    ResponderExcluir
  15. OI Raíssa eu tb acho irritante as pessoas que ficam criticando os livros e a história sem nem conhecerem. Estou vendo muitas pessoas falando que o filme tem um caráter de violência doméstica e tal e realmente não concordo. É como vc disse ela pede e depois se arrepende das coisas, há um consentimento alí. Acho que mulher é livre pra fazer o que quiser com a sua sexualidade, ng tem que julgar. Enfim, nunca tinha feito essa comparação com crepúsculo achei interessante. bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro, e assisti o filme! Digamos que não foi o "melhor filme" que já assisti, pra mim foi normal. Seila :/ Não foi como eu imaginei (pelo que me falavam do livro). Vamos aguardar os próximos filmes, quem sabe vai ser melhor..
    E adorei o post *-*
    beijinhos <3
    www.universodasmulheres.com
    InstagramFacebook

    ResponderExcluir
  17. Como eu odeio a Bella do Crepúsculo, não morri de amores pela Anastasia, haha.
    E que chatice aquela deusa interior, gente. Me irritava.
    Só li o livro, não vi o filme ainda.
    Mas sei que amo o Jamie Dornan desde que ele apareceu em Once Upon a Time, então quero ver ele lindão, haha.

    Seguindo o blog.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com