Objetivos

fevereiro 13, 2015



Recentemente vivi uma situação profissional que me deixou frustrada com o estágio que eu estava fazendo, mas que também abriu meus olhos pra algumas questões nessa área.

Basicamente a situação que passei foi aceitar um estágio cujas funções não correspondiam exatamente com o curso que estou estudando na faculdade. Isso acabou gerando frustração da minha parte e o sentimento de que minhas expectativas em relação ao estágio não foram atendidas.

Logo o fim do contrato chegou e eu não senti que não gostaria que ele fosse renovado. Mas isso me fez pensar que às vezes aceitamos oportunidades apenas pela necessidade de trabalhar e achamos que, mesmo que aquelas funções não atendam nossas expectativas, devemos aceitar a vaga.

Não é bem assim que devemos gerenciar nossa carreira, e só agora percebo o quão importante é estabelecermos logo de cara um objetivo.

Antes de qualquer coisa devemos parar e pensar: “Onde eu quero chegar?”. E só depois começar o caminho que nos levará até nossos sonhos.

No meu caso existem duas áreas no Jornalismo que quero seguir, então pretendo com os estágios poder conhecer essas duas áreas, pra quando eu estiver formada saber exatamente que rumo seguir.

Ter um objetivo pré estabelecido também nos ajuda a passar pelo cansaço do dia a dia e nos mantém sempre focados no que queremos.

Mesmo que hoje você esteja fazendo algo que não é exatamente prazeroso, você tem em mente que aquela é uma situação passageira e é apenas um meio temporário que te levará até onde de fato você quer estar.

Saber disso agora com certeza irá me ajudar, inclusive, a ter um desempenho muito melhor no trabalho, seja ele qual for. Espero que te ajude também.



You Might Also Like

40 comentários

  1. Oi Rá, tudo bem?

    Se todo mundo pensasse assim... acho que as pessoas seriam mais felizes viu?
    Infelizmente vivemos num mundo que respira dinheiro, então muitas vezes as pessoas se vêm obrigadas a aceitar um trabalho, por mais que não goste, para ter o dinheiro no fim do mês... muita vezes trabalham frustradas, sem motivação alguma... é triste pensar assim, mas é a realidade em que vivemos...

    Gostaria que as pessoas trabalhassem por prazer e não por dinheiro...tenho certeza que o mundo seria mais feliz!!

    Ótimo texto!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até entendo aceitar um emprego pela necessidade. Desde que a pessoa tenha em mente que aquilo é passageiro e faz parte da jornada que levará até o objetivo final..

      Excluir
  2. Você está certinha em pensar assim!
    Desejo que arrume um trabalho incrível, e que te faça a mulher mais realizada do mundo. :)
    Beijos com açúcar! ♥
    www.normalidadeincomum.com.br
    www.youtube.com/NormalidadeIncomum

    ResponderExcluir
  3. bom texto, eu tbm estou vivendo um dilema profissional assim, preciso trabalhar mas nao estou mt satisfeita. estou buscando crescer na empresa, mas nao sei como isso vai ser, portanto estou cheia de duvidas

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gosta da área em que está? Se sim invista nela!

      Excluir
  4. Oi Raissa, tudo bom?
    Entendo como você se sente em relação a esses conflitos da vida profissional :S
    Eu mesma já me senti assim.. É frustrante quando acontece, mas é possível tirar algo positivo de tudo isso, né? A reflexão, a descoberta, a tentativa...
    Espero que você consiga um estágio a altura dos seus sonhos... <3
    Grande beijo e bom carnaval ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Fico triste por seu estágio não te satisfazer como você achou que iria.
    Eu nunca pensei que adoraria assessoria de Imprensa como estou gostando. No começo era ruim e tedioso, mas pelo menos estava na area, hoje eu adoro o que eu faço e espero continuar aqui, se não bola pra frente e vamos atras de outro. Espero que você consiga achar algo que te satisfaça e seja na area :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero, e que bom que está gostando tanto!

      Excluir
  6. Eu fiz um estágio que me deixou BEM frustrada e comecei vários outros nos quais nem consegui ficar uma semana por motivos de: queriam que eu fizesse tudo, TUDO MESMO, por salários mega baixos. Acho que falta uma inspeção e controle maior em cima dessas empresas que ainda ganham incentivos pra terem estagiários e tal :/ É muita sacanagem!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho que deveria ter uma espécie de fiscalização. Mas também aprendi a avaliar bem a vaga antes de aceitá-la.

      Excluir
  7. Você está certa, por que afinal tem procurar aquilo que de certa forma vá te beneficiar. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pensar que as coisas são passageiras sempre me ajuda a seguir em frente. Estamos onde estamos hoje por um momento, só até chegarmos onde queremos.
    http://www.algumasprimaveras.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Rai,
    Eu passei por situações parecidas em diversos dos meus empregos anteriores. Para falar a verdade, devo ter tido dois empregos (de 14) que realmente atenderam às minhas expectativas. Hoje em dia o estágio está muito banalizado e as empresas vêem ele como uma oportunidade de mão de obra barata, ao invés de treinamento de funcionários em potencial. Absurdo.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Você está super certa! Esse fi um dos motivos pra eu ter parado de fazer concursos dos quais eu não gsto do cargo, me matar de estudar pra fazer uma coisa que eu não gosto pelo resto da minha vida, não faz o meu estilo.

    Post novo no blog, vamos? Peixinhos,
    Blog: Wow, Lovely!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não preto mais concursos que não tenham nada a ver com a minha área, apesar da insistência da minha mãe...

      Excluir
  11. Eu sinceramente adorei o seu texto, porque tudo o que você disse, minha mãe fala em questão de emprego. A gente pode arrumar um emprego que nao gostamos, mas as vezes temos que trabalhar em algo que n gostamos para poder depois arrumar coisa melhor, porque emprego e outras coisas nao caem do céu e eu mais do que ngm sabe como tah complicado arrumar emprego nesse país. Tá terrivel. Daria tudo para voltar a trabalhar na livraria NOBEL novamente, mas infelizmente nada eh como gostariamos que fosse. O negócio mesmo eh aceitar o que vier, porque se n vc acaba perdendo muitas oportunidades de trabalho.

    Adorei tudo que vc falou. Muito maduro da sua parte
    Meus parabens =]]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto flor ,eles pensam que estagiário é quebra galho , tudo mandam pro estagiário fazer , coisas que não são suas funções !
    Beijinhos lindona , seguindo aqui <3
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente aqui no Brasil quase nada é respeitado...

      Excluir
  13. Olá!

    Entendo muito bem o que você passou... É fácil falar que temos que estabelecer objetivos, concordo, mas a partir do momento em que sofremos pressão, somos obrigados a aceitar o que aparece, infelizmente. Eu chamo isso de questões do momento... Mas o que me serve de consolo é que tudo isso é passageiro. Eu acho.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não foi "fácil" pra mim vir aqui e escrever esse texto. Passei por muitas coisas na minha vida profissional pra chegar a essa conclusão e acho que você deveria fazer o mesmo que eu e parar pra analisar melhor seus objetivos independe dos seus pais, afinal de contas é a SUA vida e é VOCÊ quem vai conviver com as consequências de suas escolhas, você precisa entender isso de uma vez por todas!

      Excluir
  14. Olá,
    Às vezes a gente tem que fazer coisas que não gosta ou passar por fases difíceis, às vezes parece que essas fases nunca vão acabar, mas no fim das contas a vida sempre tem um plano!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Esse texto foi um tapa na minha cara, mas foi muito necessário. Me fez perceber que eu tava tomando muitas decisões que só por aceitar mesmo, e que estavam me desviando do meu real objetivo. Muito obrigado! Belo texto, inclusive.

    Sailor Laro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico realmente muuitooo feliz quando um texto meu ajuda alguém de qualquer forma, esse é meu objetivo acima de tudo. Boa sorte!

      Excluir
  16. Verdade. O problema é quando temos muito objetivos. Ou quando fazemos algo pensando que é aquilo que queremos quando realmente não é. A pessoa tem que ser muito bem resolvida.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nesse caso você tem vários caminhos a tomar e alguns deles ao mesmo tempo, mas ainda assim é bom parar e pensar no que deve ser feito pra atingir todos eles..

      Excluir
  17. Eu acho que traçar objetivos é sempre a melhor coisa a se fazer, causa mais empenho em relação as coisas...

    ♡ lugarrnenhum.blogspot.com.br ♡

    ResponderExcluir
  18. Oláá, Raissa! Tudo bem?
    Gostei bastante do seu texto, realmente é assim. Sabe, estou com muitos 'planos' e objetivos para esse ano, e é como você disse, tem que ter em mente aonde se quer chegar, que isso é passageiro.
    Acho que tudo o que fazemos agora é para nos levar aos nossos objetivos. Às vezes pode não ser o que desejamos, no momento, mas é só ter pensamento positivo de que isso vai ajudar a chegarmos onde, de fato, queremos. E, vendo assim, tudo fica melhor por que compreendemos que todo esforço vale a pena.

    Amei seu texto, de verdade.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O texto foi um murro na minha cara hahaha parabéns e obrigado né kk mas realmente as vezes passamos por situações que não esperávamos mas que acaba sendo necessária para chegar em tal lugar.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi! Tudo bem?
    Cara, super concordo com você. Temos que ter um objetivo na vida para poder seguir em frente e não desanimar tanto com as situações cotidianas. Ultimamente ando pensando muito nisso, inclusive no estágio que terei de fazer, assim como você. O complicado é que não sei ainda onde pretendo chegar com ele...

    Beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros

    ResponderExcluir
  21. Eu to procurando estágio no momento e passando por situação semelhante: quero trabalhar com confeitaria, mas só encontro vaga em cozinha quente. Entrar no mercado de trabalho é muito difícil, não posso voltar a ter 5 anos?

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  22. Alguns problemas, muitas vezes, nos ajuda a ver melhor o futuro e delinear nossos objetivos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  23. Eu estou tentando estabelecer um objetivo na minha vida, ao menos na profissional. Mas sabe aquela sensação de "sou nova demais?", eu não sei se é adolescência nos fazendo de imortais e nos iludindo fazendo acreditar que temos muito tempo.
    As vezes penso em jornalismo outras em ramos completamente diferentes. É tão difícil traçar um plano!

    RAW

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Acredito que é impossível não se identificar com o que você descreveu no post, principalmente na época do estágio. Me formei em jornalismo e até hoje não trabalho necessariamente na área. Enfim, acredito que traçar metas é muito importante para nos motivar e direcionar nossa carreira com algo que amamos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olha, acho que nunca teria coragem de largar um emprego sem ter nenhuma outra coisa em vista. Só você tem como saber qual decisão é a certa, então meus parabéns pela força de seguir aquilo que você acreditou ser o certo e boa sorte no futuro. Sua carreira tá só começando e, desse jeito, dá pra ver que você sabe onde quer chegar e, bom, esse é o primeiro passo pra se chegar em algum lugar.

    ResponderExcluir
  26. Oi Raissa, tudo bem ???
    Antes de mais nada eu tenho que dizer que adorei as mudanças que você fez aqui no layout do blog. Adorei o novo título e gostei muito que você tenha aumentado o espaço das postagens, dando destaque para os seus textos maravilhosos que eu adoro ler !!! ^^
    Mais uma vez venho aqui dizer que concordo com cada palavra sua. Também já aceitei um estágio que não se encaixava exatamente com o que eu buscava e queria, aceitei a oferta pois já estava cansada de procurar e procurar e nunca ser aceita nos locais que eu gostaria de trabalhar. Foi uma daquelas situações em que o cansaço nos vence sabe ?!
    O que eu tenho para te dizer é que acho ótimo que você siga seus sonhos, busque oportunidades que tenham ligação com o que você quer para sua carreira, são essas oportunidades que te ajudarão a crescer e servirão como base para o seu futuro profissional !!! Tenho certeza de que você será uma ótima jornalista !!!
    Flor tenho que dizer que fiquei curiosa, rsrsrs, quais são essas duas áreas do jornalismo que você tem interesse ???

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então quero conhecer melhor a área de assessoria de imprensa e redação jornalística.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Canal

Canal
Se inscreva!

Facebook

Estou lendo

Estou lendo
A Maldição do Tigre