Dica de texto: Ricardo Coito

  Tudo bem por ai?

Costumo sempre ler os textos do blog Entenda os Homens, que inclusive quem me indicou foi a Ana do EC&M.
Lá sempre tem textos interessantes que me fazem refletir sobre muitos assuntos, desde sexo até como aproveitar melhor a vida.

Em um desses dia o Ricardo Coiro publicou um texto com o título "Em tempos de mergulhos rasos, quem lê mais do que um tweet é rei", o que é claro me chamou muito a atenção.

Nesse texto Ricardo ressalta que nos dias de hoje temos conteúdo demais bombando em nossa mente, isso impede que apreciamos profundamente cada coisa, só conhecemos superficialmente um pouco sobre vários assuntos.

Isso me fez pensar no quanto ele está certo, que quando me deparo com um texto muito grande e com um título que não me chame muito a atenção dificilmente paro para me aprofundar naquele assunto, o que é um habito muito errado da minha parte e da parte de muitas outras pessoas que conheço.

A falta de atenção prejudica também muitas escritoras de blogs, já cansei de encontrar erros bobos nos textos alheios, e nos meus também, por pura falta de atenção.

Para evitar que isso aconteça o máximo possível procuro sempre ler e reler o que eu escrevi antes e depois de eu postar. 

Já aconteceu de alguém chegar em mim e me alertar sobre algum erro no meu texto e eu ficar super sem graça.

Também já tive vontade de alertar outras pessoas, mas não o faço a menos que tenha mais "intimidade" com ela, porque muitas vezes meu alerta pode ser interpretado de maneira errada.

De qualquer maneira, minha intenção com esse post (que tenho certeza que muitos não lerão até o fim, infelizmente) é tentar abrir os olhos de quantas pessoas eu puder pra essa falta de atenção que temos no dia a dia.

Como o próprio Ricardo disse, se você não consegue se inteirar de muitas coisas ao mesmo tempo escolha uma e a conheça a fundo, e assim vamos conhecendo assuntos, mesmo que num ritmo menos acelerado.

Bom estou com aquele sentimento de missão cumprida. Espero que tenham gostado da dica e que tenham realmente lido o post. 

Beijos e até mais!




Comentários

  1. Oi Raissa, td bem??

    Concordo MUITO com seu post de hoje!!
    As vezes a gente lê tanta coisa "por cima", que no fim, não entendemos quase nada de nada...estamos acostumados a viver rápido sabe? Faz isso, faz aquilo, digita isso...um mte de coisa e queremos ler tudo rápido também!!
    Eu também sou assim, quando vejo um texto muito grande me dá uma preguiiiiiça, mas tento evitar ao máximo só ler alguns parágrafos, isso faz mal...rs

    Um grande beijo à você!
    E parabéns por mais um ótimo texto!!

    Adoro seu blog.

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bahzinha, que saudades de você aqui! Volte sempre!!

      Excluir
  2. O dia q vc achar algum erro nos meus, poooooor favor, me chame a atenção viu dona Raissa hehehe.

    Sério mesmo... eu tb sempre reviso as coisas q escrevo antes de publicar um post e, mesmo assim algumas vezes, quando vou ler o post já publicado... pâm ! Um erro ! Dá até raiva huahuaua.

    Mas como vc disse, infelizmente, o erro passa até desapercebido pela maioria das pessoas q, mal chegam na metade da leitura ¬¬

    Bueno... mejor me callo ! Hhauhuahua.

    Beijo sua lindaaa !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que eu te aviso amoura, mas não achei nada de errado por enquanto kkk

      Excluir
  3. nossa, tbm adorei o titulo do texto dele, mas é bem isso, o mundo hj anda tao veloz (em td, imagina na internet) que ninguem se aprofunda, e nem ao menos le nada.... enfim.... rs
    bom final de semana lindona

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Por favor Raissa se tu ver algum erro no meu blog me fala kkk mas realmente é assim passamos muitas vezes vista grossa e não lemos, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Cibele! kk
      É que não falo muitas vezes por não saber como a pessoa vai reagir...

      Excluir
  5. Gostei muito da postagem, é muito bom refletir sobre isso mesmo. Verdade, ás vezes recebemos tantas informações que acabamos nos preocupando em dar atenção a todas e acaba que não nos aprofundamos em nenhuma, em especial. Também é chato essa questão da falta de atenção com textos, acaba prejudicando muito. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
  6. Olha eu leio 300 vezes antes de postar qualquer coisa no blog, e mesmo assim as vezes acho algum errinho ://
    Adorei o texto *-*

    http://blogdacristtine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal né Jé, se isso acontecer aqui não vejo problema em alguém me dar um toque ;)

      Excluir
  7. Oi, eu precisava exatamente desse post. Concordo com tudo o que disse, e é, acabo errando muitas vezes nesse ponto também. Mas o importante é saber consertar tudo isso. Amei o texto. :)

    http://cafeinspirador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oláa!!
    Eu sempre reviso o meu texto, e sempre tem algum errinho que passa por despercebido. Mas fazer o que...
    Boa reflexão, adorei o texto *--*
    Beijosss

    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Por favor se algum dia você ver algum erro nas minhas postagem me avise, eu ficaria grata. Também ficou com medo de falar o erra de alguém, sei lá. Sempre reviso os meus post, mas sempre acaba passando algumas bobeiras.
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Também sou assim, se o texto é muito grande, não leio todo, sei lá, além de diminuir o interesse, ainda incomoda a minha visão. Meu receio em corrigir os textos das outras blogueiras é que eles podem mal-interpretar. E sim, eu li seu texto todo, rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Também não costumo parar para ler textos enormes e com título desinteressante... e costumo ver erros absurdos pela internet, e é tudo falta de atenção mesmo. Se ver algum erro nos meus textos me avise por favor haha. Beijos
    http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Heey!

    Não conhecia esse blog, acredita? Mas curti a dica, já fui até visitar e li alguns textos. Esse que você citou em especial é muito interessante, e a mais pura realidade. Já aconteceu comigo também de apontarem algum errinho e eu quase morri de vergonha. Eu também não costumo alertar, porque fico meio sem graça de apontar o erro dos outros, pra ser sincera, ainda mais sabendo o quanto ficamos com a cara no chão quando acontece.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sim, acho que falta mesmo tempo para nos dedicarmos a um tema e apreciá-lo aprofundadamente, justamente por estarmos sempre bombardeados de informações, novidades e outras coisas. Achei legal a indicação :)


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  14. Oláááá
    aaah adorei o post! não conhecia o blog do ricardo e irei dar uma olhadinha!
    Se achar um errinho nos meus textos por favor me avise! Mesmo lendo e relendo, as vezes nós deixamos passar uma coisa ou outro! Eu não fico sem graça, entendo mais como uma crítica construtiva, afinal errar é humano! :) faz parte!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  15. Eu também adoro o blog Entenda os Homens.
    Concordo plenamente com a sua reflexão, a gente anda tão disperso que acaba não prestando atenção em nada.
    Eu também encontro muitas vezes erros nos meus textos e nos textos alheios, mas assim como você só aviso se for de alguém intimo porque vai que a pessoa entende mal, neah...
    Beijos.
    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu também flor, mas meu computador marca em vermelho a palavra que não está certa, aí tento e se aparece em vermelho, digito no google a palavras e pronto! rsrs, sobre texto de blog que parece uma jamanta de tão grande, eu leio tudo assim mesmo. porque amo ler e não gosto de parar no meio. gostei do seu post.
    Flor tem post novo, poderia me visitar? e sempre que tiver post novo pode me avisar.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. as vezes é mais por preguiça que não leu muito textos até o final, por serem grandes demais, e olha que eu costumo ler muito livros, mas o seu eu li pode ter certeza :P
    De fato as vezes a gente erra besterias quando faz o texto, eu mesmo erro e depois que eu publico que eu vejo que eu errei, tenho um costume de pensar na palavra e não coloca-la no texto :cc

    Foi uma ótima dica e com certeza sua missão está cumprida ;)
    http://blog-conectada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Flor! Eu li ele até o fim! Concordo com vc tem que ler e reler! Todo mundo erra, e as vezes passa uma coisinha aqui e outra li por falta de atenção como vc disse, eu gosto que me avisem, e adorei sua critica sobre o texto, acho mesmo que quem não só leia coisas nas redes sociais tem seu valor! E viva a literatura!!
    Nova Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-incendeia-me-trilogia-estilhaca.html
    Beijinhos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  19. Acho que você está certíssima. E vou ver se acho o texto dele para ler... Realmente hoje em dia a gente tem tanta coisa na nossa frente que muitas vezes eu diria que a gente faz quase tudo correndo para conseguir pegar tudo e acaba pegando nada, se é que deu para entender o que eu quis dizer. hahaha :D
    E eu também leio e releio minhas postagens para ver se há algum erro ou coisa do tipo, fico sem graça também quando alguém me avisa, mas é normal... Mesmo a gente tentando corrigir ao máximo pode ser que sempre aconteça de ter alguma coisinha que passou, já te aviso caso você ler algo em algum post meu e tiver algo errado, pode me avisar para corrigir hein? Vou agradecer muito. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  20. os meus vivem cheio de erros, mas qdo ver pode avisar viu... sempre que me avisam eu vou la e corrijo kkkkkk


    Bjuuuuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Li seu post e concordo com ele, como Ricardo disse: nos dias de hoje, tá difícil achar quem se disponha a ler mais do que 140 caracteres!

    Beijão,
    http://bonecadepanorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Preguiça não é comigo não, mas vejo tanto isso. Principalmente pra nós blogueiras, vejo que muitas pessoas comentam por obrigação, só leem uma parte do texto pra saber do que comentar e jogar seu link. Triste, mas me orgulho de não ser meu caso!

    http://meigamentesexy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Também sou assi, se o texto é longo e não me cativa perco o ineresse de ler! É um hábito ruim, pura preguiça mesmo, rs! Mas vou tentando e me esforçando!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  24. Oi, Linda!!

    Sim, a preguiça de ler um texto grande na net é bem complicado. Eu digo isso por experiencia própria e estou trabalhando nisso.
    A questão de informar sobre erros é bem complicado mesmo, mas muito valido.

    Adorei seu texto e vou lá conhecer o blog.
    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Essa 'mania' de não ler textos até ao final ou ler muito superficialmente é algo da internet que 'pega' todo mundo mesmo, infelizmente. Nós queremos ver ou saber de tantas coisas que visitamos vários links por aqui, mas não nos aprofundamos na leitura, não sei. É algo realmente chato encontrar erros em textos alheios ou no seu próprio texto, já aconteceu comigo também isso.rs É sempre bom, ainda mais em blogs, ler todo o post que escrevemos e/ou os de outro blogs que estamos visitando, até por que, chega até ser mal educado não ler tudo e ainda comentar algo superficial ou não condizente com o que foi escrito --'
    Belo post!

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante do texto
    E é uma ótima reflexão, eu também não me aprofundo muito em muitas coisas
    mas também tem q questão do tempo que sempre corre e acabamos preferindo a mais rápido e fácil
    Mas amei as dicas e é para se pensar

    ResponderExcluir
  27. Oiii,

    De nada por apresentar o EOH, o André quem me apresentou HAHAHA.
    Então, acho que erros, vamos ter em todos os lugares, já encontrei alguns em varios blogs, e no meu tbm, acho que mesmo quando ficamos caçando fica dificil achar erro em algo que vc escreveu, por isso sempre peço ajuda do Binho e mesmo assim sempre rola algum.

    Sobre não se aprofundar nos assuntos, vemos muito aqui no blog. Normalmente as pessoas costumam ler o primeiro e o ultimo paragrafo, ou ver as fotos. Dai fazem comentarios vazios ou sem ter relação ao post. Acho que isso é culpa da nossa correria e por querer tudo muito mais pratico.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, flor!
    Eu concordo com o Ricardo e com você. Infelizmente, deixamos de dar atenção ao que lemos, ao que ouvimos e, até mesmo, a quem conversamos. Já refleti sobre o tema inúmeras vezes, porque trabalho na área da educação e uma das minhas preocupações (e dos educadores de modo geral) é como promover uma aprendizagem significativa aos alunos. Como ensinar de modo que a maior parte dos alunos possa realmente aprender? Há muitas respostas, da mesma forma que há muitas variáveis que explicam o porquê da nossa desatenção. Todas elas, no entanto, têm como base o valor do aprofundamento. Quão importante é não sermos rasos, em nenhuma área da nossa vida. Acredito que a desatenção superou o viés educativo e foi para os relacionamentos, sabe? Vivem-se relacionamentos superficiais, sem aprofundamento, sem entrega, sem real vínculo entre as pessoas.
    Gostei muito da sua reflexão. Espero que possamos melhorar todos os dias. :)
    Beijos, flor!

    My Queen Side | Blog Literário

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com