Pré Conceito



Isso mesmo pré conceito, quando alguém formula um conceito sobre algo, ou alguma outra pessoa sem antes de fato entender-la ou conhece-la.

Esse fenômeno acontece com todos nós, apesar de muitos dizerem que não.

Acontece porque é uma coisa natural do ser humano, como não sabemos ainda o que aquilo, ou não conhecemos aquela pessoa acabamos tirando conclusões iniciais, e isso não é necessariamente ruim.

Acredito que a parte ruim vem quando não nos damos ao trabalhos de analisar mais essa coisa ou pessoa, e manter um conceito inicial pobre de informações e de fatos, isso não é bom principalmente se nosso conceito inicial foi negativo.

Aquela famosa "primeira impressão" pode se incluir no "pré conceito" também.

Sendo assim acredito que todos nós temos nossos "pré conceitos", sejam eles positivos ou negativos. Isso é inevitavelmente normal.

O que me incomoda de verdade é como algumas pessoas expressam esse preconceito, em forma de violência, seja ela por palavras maldosas ou agressões.

Veja, não acredito que todos devam ter a mesma opinião sobre tudo, é claro que nem todos vão desenvolver aceitação por tudo ou por todos, mas daí manifestar isso de forma que vá prejudicar alguém... Isso eu não consigo aceitar. Não consigo pensar que seja o melhor modo de manifestar uma opinião.

Vemos todos os dias nas ruas pessoas com roupas, opiniões, rostos, cores, alturas e culturas diferentes, mas uma coisa que tem se tornado tão comum como essa diversidade parece não estar ser aceita por uma parte da sociedade. Percebemos isso nos relatos crescentes de pessoas que dizem ter sido alvo de algum tipo de preconceito ou até mesmo agressão física.

Por isso  se quisermos que haja alguma mudança na forma como tratamos uns ao outros essa mudança deve partir de nós mesmos primeiramente, em nossas atitudes do dia-a-dia. Cada pensamento ruim sendo eliminado no mesmo instante em que foi desenvolvido. Aprendendo assim a aceitar cada um do jeito que é, e mais importante: a si aceitar do que jeito que você é, sem ter medo ou vergonha do que os outros vão pensar de você.

Só assim as pessoas vão se tornar iguais perante umas as outras, mas diferentes, com suas qualidades e defeitos, acertos e erros, características só delas.

Comentários

  1. Acho muito difícil as pessoas pararem de julgar as outras, eu me policio muito para não fazer isso, pq odeeeeeeeio!

    Adorável Tédio | Fã Page

    ResponderExcluir
  2. Esse pré-conceito é natural do ser humano e o primeiro passo para combatê-lo, é reconhecer que tem! Ótimo texto. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tive muito isso, e maioria das vezes eram negativas, mas depois de conhecer a pessoa vi que estava totalmente errada.
    Por mais que as pessoas neguem, isso sempre acontece né? Sendo positivo ou negativo...

    Beijorejas <3

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Concordo com tudo que você disse... Principalmente a parte de que SIM, todos nós temos pré conceitos, porque realmente é uma manifestação natural do ser humano. Por isso a melhor solução para não cometer erros, é esperar e ver sempre o melhor das pessoas! E dar tempo ao tempo para conhece-la! Afinal, qualidades boas e ruins todos nós temos :)
    Adorei!
    Beijo beijo
    www.luizadora.com

    ResponderExcluir
  5. o pré-conceito faz parte do indivíduo e isso até faz bem, mas pode se tornar um problema a partir do momento que a pessoa leva isso como estilo de vida e não abre a mente na hora de reconsiderar uma primeira impressão.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acredita que minha aula de ensino religioso hoje foi sobre este tema? rs! Um tema que faz a gente refletir bastante, não é? O pior é que muita das vezes a própria pessoa faz o pré-conceito com ela mesmo :/ ;
    Seu blog é um amor, parabéns! Estou seguindo já :)

    ♥Bitocas
    ♥Blog:http://capitaoganchoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vc se expressa muito bem Raissa e eu assino embaixo de mais esse texto teu com muito gosto :)

    Bjo!!

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  8. Oii Raíssa!
    Concordo muito com vc! E muitas pessoas ainda dizem que não tem pré-conceito!
    Eu já assumi muitas vezes que não gostava de alguém sem nunca ter conversado com a pessoa, e quando conversei mudei totalmente a minha opinião.
    Temos que nos permitir conhecer as coisas e pessoas antes de falar por aí!

    bjinhos, inté!
    www.turmacountry.blogspot.com
    facebook.com/turmadocountry

    ResponderExcluir
  9. Acho que preconceito existe com todos, em todo lugar e em todo o momento. Infelizmente, todos nós temos um momento no qual julgamos as pessoas. Acho que isso não deveria nos atrapalhar na questão social.
    Todos os dias eu tento melhorar essa minha falha, porque sim, julgo e tiro conclusões antes de conhecer as pessoas. Acho que isso é normal até. O legal é deixar se surpreender. Agora o que não podemos deixar acontecer é começar a descriminar as pessoas por ela não gostar do mesmo tom de rosa que você. Todos nós somos diferentes, acho que os pais esqueceram de educar os filhos, porque creio que esse tipo de atitude vem de casa também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente Raissa, você foi muito feliz nas suas colocações... obrigada por compartilhar suas opiniões e parabéns pelo blog está um charme só... já me tornei seguidora.
    Te convido a me conhecer também - www.uaiquecharme.com

    ResponderExcluir
  11. Bem bacana você escrever sobre isso!!!
    E concordo muito, por mais que alguns não assumem, todos formamos pré conceitos em nossa cabeça...é só saber lidar com isso, e ver sempre o melhor lado das pessoas!!!

    Parabéns pelo post!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sempre tenho primeiras impressões erradas, todos temos aliás. Amei o texto, bem realista!
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  13. Isso é super natural e não sei pq as pessoas insistem em dizer que não acontecem com elas! O que não pode é vir agregado ao julgamento e a intolerância.
    Muito bom o post!
    Beijocasss

    http://www.mundobytatileal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante e válida essa sua reflexão. Realmente as pessoas carregam ideias e concepções errôneas pelo fato de não conhecerem o assunto. Sempre bom alertar e relembrar aos outros e a nós mesmos.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  15. Olá..
    Adorei o seu site, muito lindo e tem grandes novidades, mas também gostaria de convidar você e suas leitoras para conhecer meu cantinho espero que vocês gostem.
    Site: http://www.acervodamoda.com.br/bb-magic-crean-da-beauty-angel-lady-lulu

    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=K9kPMMDMC6c&list=UUJSS7jafFvW4MOi-F0LcW0Q

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  16. Realmente querida a mudança deve partir de nós mesmos =)
    Bjs
    Aquarela Pink
    Instagram : @aquarelapink

    ResponderExcluir
  17. Oii linda, tudo bem? Espero que sim! ^_^
    Gostei das suas palavras. As pessoas tendem a ter a primeira impressão de tudo e se gostar ou não é de primeira que tudo indica se vai dar certo ou não. As pessoas tem que aprender a conhecer as pessoas e coisas e só assim tirar a real impressão e saber se gostam mesmo ou não. Já sofri muito com isso.

    Amei seu blog, seguindo aqui <3
    Beijos!

    makeuparte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi! A mudança tem mesmo que partir de cada um, não dá para esperar dos outros algo que nem nós mesmo fazemos, é aquilo que minha mãe sempre me ensinou, respeite pra ser respeitado.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Essa questão de que a primeira impressão é sempre a que fica é complicada, isso deveria ter mudado a tempos, mas o problema é que as pessoas muitas vezes não estão dispostas a conhecer outras e estacionam nessa primeira impressão.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  20. eu adorei seu post e concordo com voce acho que em um mundo como estamos vivendo hoje com todas essas coisas é impossivel nao existir isso eu nunca sofri por isso e nunca tive também acho isso dimais porque cara quem sou eu pra julgar ou discriminar alguem ? !


    Beijos tá http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente esse tal de preconceito se faz muito presente na nossa realidade de hoje né?
    É fato que a mudança vem de cada um, tomara que um dia as pessoas evoluam de seu egoísmo e deêm mais valor ao amor ao próximo.

    Adorei o texto.

    Aline praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Raissa,
    Muito interessante o seu post. Mas acho muito difícil as pessoas pararem de julgar, isso é nato do homem, apesar de não ser correto. Acho que, apesar da primeira impressão que tenhamos, precisamos dar uma chance ao próximo de nos mostrar como realmente são, porque, quando alguém nos julga, queremos esse direito.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi querida! Como já comentei aqui, passando pra dizer que tem post novo lá! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá gatinha, adorei o post.
    O pré-conceito é uma coisa que nasce com o ser humano, bem ou não sempre julgamos algo quando o vimos a primeira vez. O segredo é sempre dar uma segunda chance para um conceito formulado em fatos do que se está conceituando.
    Muitissimo legal o seu blog, estou seguindo.
    Beijinhos!

    http://isabelariosa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/RelaxedElegance?ref_type=bookmark
    http://instagram.com/belaarios

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post!
    O pré-conceito é uma coisa muito chata!
    Eu sempre tento conhecer a pessoa antes de julgar...

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  26. A mudança faz parte da nossa vida
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  27. Oi Rai tudo bem? Sabe as vezes fico pensando...é incrível como as pessoas sabem a teoria de tudo, de como devem se portar e agir mas na pratica é diferente, e é na pratica que vemos o verdadeiro carácter. Infelizmente ainda tem muita gente preconceituosa pelo mundo e ainda não vejo esperanças para que isso mude..


    Ótimo texto querida, como sempre tendo domínio e tentando abrir os olhos de quem procura ser pessoas melhores!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  28. Oi Raissa, querida ♥
    Sim, muitos tentar esconder seu preconceito e ele acaba saindo em uma hora completamente inapropriada (não que exista hora apropriada). Por exemplo, meu namorado não gosta de gays...ela nega até o fim, mas seguido ele acaba explodindo e fala coisas horríveis sobre gays.
    Eu, sinceramente, não sei oq fazer sobre isso. Como lidar ou como ajudar ele a passar por cima disso.
    O único preconceito que eu confesso que tenho é com marginais ou es-presidiários...é bem como tu dissesses, eu julgo sim. Sem nem conhecer e nem quero. É pré conceito, também não sei como poderia lidar com isso se precisasse, mas jamais agiria com violência!
    Mas quanto a raça, cor, roupa, escolaridade isso é tudo um absurdo...ñ aceitar uma pessoa por isso. O que importa é o caráter, a honestidade. Não entendo oq pessoas que fazem isso tem na cabeça.
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake

    ResponderExcluir
  29. Como sempre, seus textos são ótimos, flor! E eu adoro seu jeito de escrever <333
    Na psicologia, aprendemos muito sobre os preconceitos. Basicamente, a psicologia social considera que o pré-conceito é natural e garante – em muitos momentos – a nossa sobrevivência. Por exemplo, ao atravessar uma rua, vemos um carro vindo e conseguimos pré-conceber se dará tempo de chegarmos ao outro lado ou não. Nós não calculamos o trajeto do carro como a física ensina (velocidade, massa, distância…), mas temos um pré-conceito que nos permite saber mais ou menos se dá tempo ou não de atravessar a rua. Mas quando nossos pré-conceitos se tornam cristalizados, então temos os preconceitos. Aqueles que não se alteram com as experiência da vida. Os pré-conceitos estão sempre mudando segundo o que aprendemos, mas os preconceitos são estagnados e fundamentados principalmente em ideologias. Para eliminar o preconceito só existe uma maneira: o conhecimento. :)
    Eu adorei seu post. Fez-me relembrar este importante tema, flor, e o quanto algumas vezes – sem perceber – acabamos formando preconceitos bobos que nos impedem de viver em harmonia com tudo e todos.
    Beijo carinhoso!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com