#comoumamenina



Esses dias estava eu ouvindo músicas pelo YouTube quando uma daquelas propagandas apareceu e eu estava esperando o tempo pra pular, mas ai prestei atenção sobre o que se tratava e me interessei em assistir ao resto.

Não se vocês já chegaram a ver, mas era uma propaganda da Always, algumas garotas foram chamadas pra mostrar como se corria "como uma garota", ou como se rebatia ou se brigava.

Então as garotas fizeram alguns gestos desengonçados, depois disso pediram a garotas mais novas, entre oito a dez anos, que fizessem a mesma coisa, porém as meninas mais novas correram o mais rápido que puderam, bateram o mais forte que podiam e rebateram com a maior habilidade que tinham.

A intenção da propaganda era mostra que fazer alguma coisa "como uma garota" muitas vezes é usado pra querer dizer que a pessoa está fazendo aquela coisa de maneira errada.

Após assistir à aquele vídeo não pude deixar de analisar a mensagem da propaganda.

Eu mesma nunca tinha parado pra pensar nisso, provavelmente já até usei essa expressão alguma vez quando tentava dizer que alguém não estava fazendo algo bom o suficiente.

Por exemplo, "você bate igual a uma mulherzinha."

Vou deixar o vídeo abaixo pra que vocês possam entender melhor.


Acho que assistindo ao vídeo deu pra entender a ideia do esteriótipo de que garotas não são tão boas quanto garotos, seja em correr, bater ou fazer qualquer outra coisa.

E não podemos culpar apenas os homens por nos menosprezarem, porque no fundo nós mesmas pensamos assim.

Como eu já disse em um de meus posts as mudanças devem partir de nós mesmas para que o preconceito seja aniquilado.

Se queremos ser tradas iguais e ter os mesmos direitos que os homens devemos começa a pensar assim também, e a ensinar isso a nossos filhos.

No vídeo ficou claro que as meninas mais novas ainda não tem esse esteriótipo na cabeça, isso acontece mais no começo da adolescência, quando começam também as inúmeras inseguranças. Então se aquela criança continuar tendo confiança em si mesma e apoio dos pais isso durará por toda sua vida.

Acredito que podemos sim mudar essa situação em que esteriótipos são constantemente levados a sério.

Só depende de nós!

#ComoUmaGarota #LikeAGirl

Não esqueçam de curtir nossa página no Facebok.. aqui

Comentários

  1. Amei esse vídeo, e ele me fez refletir bastante sobre isso! Simplesmente o que disseram no vídeo é a pura verdade (:
    Beijos ♥ | Guria da Beleza

    ResponderExcluir
  2. OG! Adorei saber mais sobre como uma menina é vista. Tipo, sou como você, quando te alguma coisa interessante ou quando paro pra prestar atenção, vou fundo e me interesso ainda mais pelo assunto. É bom ver coisas que nos fazem refletir, sabe?

    Beijos ♥ | Tentando Esquecer

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida! Acabei de conhecer seu blog e esse post me chamou atenção porque aconteceu a mesma coisa comigo! Há poucos dias, fui ver alguma coisa no YouTube e começou esse anúncio. Eu sempre pulo os anúncios o mais rápido que dá, mas esse chamou minha atenção e continuei vendo. Achei simplesmente incrível! O que mais me chocou foi quando as moças mais velhas fizeram as ações "like a girl" de uma forma patética e debiloide, sendo que elas próprias são meninas. Achei impressionante que elas estavam insultando a si mesmas e nem mesmo perceberam, de tão natural que se tornou, até a diretora ir falar com elas!
    Adorei sua iniciativa em postar o anúncio, acredito que seja um assunto sobre o qual todos deveriam refletir mais.
    Ah, e, depois dessa, estou te seguindo, claro! :)

    Beijinhos,
    Prudence
    http://prudencethedeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei essa propaganda! Conheci através do site Olga, onde fizeram uma postagem sobre propagandas que valorizam a mulher (vou até falar sobre isso em uma postagem no blog, em breve).
    Fica claro que o esteriótipo das garotas também em perpetuado por garotas. Fiquei muito emocionada com o vídeo, e ao mesmo tempo chocada. É uma realidade muito triste que precisa ser mudada. #LikeAGirl
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar sobre a campanha, e achei muito interessante, porque eu mesma posso admitir que depois de um tempo ouvindo os meninos da minha sala falando que menina não sabe jogar futebol, acabei perdendo o gosto pelo esporte, só agora que voltei a me interessar, mas estou muito "enferrujada" por causo desse tempo.

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O video nos faz refletir bastante, eu não me vejo "como garota", mas tem muitas que se deixam ser "como garota"
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    concordo com o que vc disse! é uma pena que em pleno 2014 ainda há mulheres que agem "como garota" para não serem taxadas de algo pior. Mulheres que agem "como garota" são vistas como frágeis e as que agem "como homens" são vistas até mesmo como homossexuais. Infelizmente, a tendência é só piorar :/

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fui assistir um vídeo no YouTube e esse era o anúncio, um dos pouquíssimos anúncios que eu assisto até o fim. Assisti e não me arrependi de tê-lo feito. A mensagem passada nesse vídeo é maravilhosa. Essa campanha foi muito bem elaborada e merece estar como anúncio de todos os vídeos, quem sabe assim essa mania de falar "como garota" como se fosse algo ruim acabe. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei, uma ótima dica
    bjs

    http://www.1forall.com.br
    http://facebook.com/one1forall
    @liananuns

    ResponderExcluir
  10. Já vi essa propaganda
    pior que é verdade
    ótima reflexão Raíssa

    http://karinapinheiro.com.br/blog

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que bacana esse vídeo! Muito bom! ;)

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vc sempre com alguma coisa q nos faça parar pra pensar né Raissa... e eu adooooro isso ! :D

    Bjo e bom sábado lindona !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post Raíssa!!
    Muito legal a sua iniciativa em escrever sobre isso, eu já tinha visto algum vídeo em que apareceu essa propaganda mas eu pulei...ñ deveria ter pulado rs
    A mensagem é muito bacana!! E nos mostra que às vezes o preconceito começa dentro de nós!!

    Parabéns!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ah eu vi esse comercial, realmente me fez parar pra pensar por que nós que somos maiores pensamos desse jeito não é? interessante :D
    http://quemdiriamenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Uau, adorei o post, ainda não tinha assistido essa propaganda.
    Fazer as coisas como uma garota não é um insulto, afinal, as garotas podem ganhar corridas, arremessar coisas mais longe e lutarem também.
    Acho que todas as garotas deviam ter orgulho de fazerem coisas como garotas haha.
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  16. hm, bacana essa reflexão! eu nunca tinha pensado nisso e com certeza já usei essa frase da maneira errada tbm

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  17. Adorei como você dá sua opinião, ótimo texto!
    Comecei a seguir seu blog!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que post incrível! Este vídeo nos faz refletir bastante. Somos maiores do que imaginamos se pensarmos em torno deste vídeo.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  19. Caraca, não tinha visto esse comercial ainda. Mas gostei muito.
    A mensagem que ela nos deixa é muito interessante, pois como a Bárbara comentou aqui: às vezes quem começa o preconceito somos nós mesmas.

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tem anuncios que a gente não repara antes de assistir aquilo que queremos, mas quando por um segundo deixamos aquele anuncio passar, quem sabe seja interessante como esse né, por isso que demora 5 segundos para você poder passar para pular o anuncio, porque quem sabe só em 5 segundos você goste e aprenda com esse anuncio. Eu sinceramente nunca tinha vindo esse anuncio da Always antes, pelo menos não reparei kk
    e achei super interessante, eu sempre amei a infância, por ser mais "ingenua" sem malicias, sabe? crianças não se importam para esses tipos de frases ou coisas assim, elas só querem fazer aquilo que gostem sem se importar em insultos ou coisa do tipo, algumas na verdade, eu era assim, eu mesmo ja disse algumas fazes assim para garotos, haha, pois é, e ainda falava no final, "É e olha que sou uma garota " kkk acho demais esse anuncio, ensina muito, amei amei amei. *-*

    XOXO LIWAVESOFFUN ;*

    ResponderExcluir
  21. Eu já tinha visto, achei demais! Me fez refletir muito!

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o comercial, mas é uma propaganda que vale a pena mesmo, admiro os profissionais criativos que se empenharam em sua criação.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Que comercial incrível! Nossa cara adorei!
    Realmente, todo mundo age como se as mulheres fossem inferiores, inclusive as próprias mulheres, como as que aparecem no vídeo. A mensagem dele é muito boa! Espero que essas meninas, que sabem que são capazes de qlqr coisa, continuem assim sempre! Pq na verdade todas nós somos :)
    Adorei o post, faça mais posts assim!!! hahahaha
    Beijos!!

    just-light.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. As vezes acontece comigo eu estou assistindo videos no youtube e de repente eu estou assistindo a propagando. Amei o vídeo, ele realmente nós faz refletir do modo que nos vemos. Amei.
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Vi essa campanha sendo indicada em outro blog, mas adorei rever aqui. O vídeo é incrível realmente, gosto muito dessas marcas que usam sua influência para passarem mensagens bacanas ;D ♥ Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Adorei o vídeo. A ideia é mesmo muito bacana! Para que a igualdade se concretize, a mudança tem que começar primeiro no nossos próprios pensamentos.
    Excelente!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu vi um post sobre isso na semana passada. é incrivel essa propaganda mesmo...
    Eu acho que esse preconceito vem justamente de quando vamos crescendo e de algumas brincadeiras.
    Acho que as pessoas confunde delicadeza com feminilidade. Posso ser super feminina e não ter um pingo de delicadeza, ou gostar de jogar bola, ou me machucar brincando... Ou ser super delicada e não ser nenhum um pouco feminina.
    Muito dessas coisas vem da criação/sociedade. Se um menino brinca de boneca é gay. Se a menina gosta de futebol é macho. Daí para seguir o padrão, acabam se boicotando...

    Gostei do post.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  28. Isso já aconteceu comigo . e pra mim esse video e a pura verdade . acho que a gente tem que se amar mais . e parar pra pensar um pouco o modo que nos nós vemos . achei legal

    beijos http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nossa, já conheci tantos vlogs pela propaganda haha. Confesso que algumas propagandas me chamam atenção e perco até o foco do que eu iria assistir. Adorei mesmo!

    Grande beijo
    Vem me visitar?
    Uma noite em Paris

    ResponderExcluir
  30. Nossa, e é uma coisa que a gente nunca parou pra pensar antes, né?!
    Eu achei sensacional essa propaganda!
    Beijo no bolso! ♡
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  31. Adorei o comercial , nos faz refletir muito =)
    Bjs
    Aquarela Pink
    Instagram : @aquarelapink

    ResponderExcluir
  32. Caramba Rayssa, obrigada por me apresentar esse vídeo, parece uma coisa simples, mas não é... É simplesmente sensacional! A mensagem é perfeita e eu infelizmente faço isso. Diversas vezes me peguei falando: segura como um homem, corre como homem, etc... #Envergonhada
    Adorei! Bjo, bjo, bjo!
    http://osliteratoss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. uau tbm ja fiz isso varias vezes, q horror né #vergonha
    amei o videio, me fez refletir

    Eu sumi né? Mas, agora eu voltei com o blog. Dá uma conferida lá... conto com sua presença e pretendo passar por aqui sempre viu.

    Bjuuuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Sempre gostei de debater sobre gêneros, flor. Isso porque qualquer papel social é construído coletivamente e nossos conceitos acerca dos gêneros não são diferentes. Infelizmente, temos um vasto legado histórico de muito machismo e por isso acabamos por assimilar certas tendências sem realmente refleti-las. Por que há tanto preconceito racial, por exemplo? Porque tivemos uma longa história na qual era religiosa e moralmente aceito que os negros eram inferiores aos brancos. O mesmo serve para o preconceito de gênero. Por que insistimos em comparar um comportamento inadequado com o de uma mulher? Porque tivemos uma longa história na qual as mulheres não serviam para dar opinião e tampouco para garantir seu próprio sustento. Elas dependiam dos homens, sempre. Eram também inferiores. Aliás, as mulheres casadas eram impróprias até mesmo para dar prazer aos homens e, por isso, ter amantes era aceito socialmente. Você casava sabendo que seu marido frequentaria bordéis. Um horror, mas a nossa cultura é repleta de um legado assim, excludente. É nova, tem pouco mais de 50 anos, a mudança social sobre essas questões. É refletindo e construindo uma nova maneira de conviver que poderemos superar esse passado completamente. E você acaba de colaborar para isso, flor, com esse lindo post! Adorei!
    Parabéns, Raíssa. :D

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com