Opinião: Sobre a “modinha da leitura”

maio 26, 2014


Olá leitores!

Tenho lido em muitos lugares as pessoas reclamando sobre como a leitura virou modinha, que agora todos estão lendo e blá blá blá...


Parece que algumas pessoas que se dizem leitores desde que aprenderam a ler se incomodam que isso tenha se popularizado e alegam que a maioria das pessoas se intitula leitor, mas na verdade só lê livros populares ou livros que sejam “café com leite”.

Sinceramente acho essa história muita frescura. Acho que, na verdade, é muito bom que mais pessoas tenham criado o hábito de ler, ainda que não o façam desde criança ou que os livros de seu interesse sejam romances e não livros mais intelectuais.

Parece que algumas pessoas tem um certo ciúme, imagino que porque gostariam de ser as únicas a ter gosto pela leitura e como esse gosto se popularizou essas pessoas (os famosos haters) vão para a internet criticar quem começou com o hábito de ler recentemente.
Sinceramente isso é uma grande bobagem, ler é acima de tudo um ótimo exercício que deveria ser incentivado e não hostilizado.

Acho muito bom que o hábito ler tenha se propagado e espero que continue crescendo, ainda que a leitura se direcione a romances ou ficção.

Claro acho importante também a leitura de notícias, cultura, conhecimento, porém o mais importante aqui é que finalmente a leitura está se tornando popular e não deve ser refreada só porque existem pessoas querendo exclusividade em relação ao título de leitores vorazes.

E além de ler deveríamos também pensar mais, analisar, criticar, questionar o que estamos lendo. Dar mais a nossa opinião e ter a vontade de ir atrás de mais conteúdo e menos estética.



Então é isso galera, um pequeno desabafo sobre os preconceitos até no mundo dos livros!
Deixe sua opinião sobre isso nos comentários.



Até a próxima!


You Might Also Like

29 comentários

  1. Oláaa :D
    Concordo! isso é besteira, também acho ótimo as pessoas aderirem o hábito de ler.

    ResponderExcluir
  2. Creio que a "modinha" da leitura é a melhor que ja inventaram ate hoje kk <3
    Amo ler, desde pequena.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  3. É uma besteira, mas é muito melhor uma modinha literária que faz jovens aprenderem muito mais do que ficar nas ruas, né?
    Beijos!
    Blog Literamagia

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, é uma besteira pensar assim, deveriam ficar felizes com mais pessoas adquirindo este hábito, não importa se começou a ler recentemente, mas pelo menos está lendo, e isso é algo muito bom. Beijos.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você. Eu leio bastante desde pequena, mas isso não significa que só leio clássicos ou notícias - tem horas que eu quero ler uma coisa mais light, só por vontade mesmo. E acho bom nos dias de hoje, onde tudo vêm tão fácil e tão rápido, as pessoas terem o hábito de ler, seja ele desde pequeno ou criado agora. Minha mãe é professora de literatura, e quando perguntam pra ela "o que você acha das porcarias que estão sendo lançadas no mercado hoje?" ela simplesmente responde "pelo menos as pessoas estão lendo" rs.

    Seja bem vinda ao mundo da blogosfera, te convido para conhecer meu blog também =)

    Beijos!

    www.belezamista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal sua mãe ser professora de literatura! E concordo com ela!

      Excluir

  6. Amiga eu acho que essa moda é tudo de bom lê faz bem para todos
    post maravilhoso ótimo blog venha participar do sorteio da Kenitz
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  7. Acho que até agora é a melhor moda que inventaram rs
    Eu particularmente leio desde de pequena e adoro ler romances,mas não quer dizer que não leio outras coisas.
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o mais importante é ler, e melhor ainda ler o que você goa, independente da opinião dos outros.

      Excluir
  8. Acho besteira isso de as pessoas criticarem as outras porque adquiriram o hábito de ler, eu prefiro modinha de leitura do que qualquer outra coisa, sou super a favor de as pessoas adquirirem o hábito de ler.

    Tenha Uma Ótima Semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas realmente, as pessoas encrencam e acham preconceitos em tudo, né?! :/ Incrível


    Beijos
    Sorteio de $50 pra gastar na Sheinside
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  10. Eu também acho isso uma grande frescura! Eu acho ótimo que as pessoas comecem a ler, como não gostar disso? Gosto principalmente quando eu influencio as pessoas (xD), mas uma coisa que eu não gosto são os verdadeiros posers, que compram ou pegam um livro emprestado, tiram uma foto, posta em uma rede social, mas nem leu o livro e não tem o interesse de ler.
    Beijos

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Concordo contigo! Amo ler e adoro as sugestões de leitura!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  12. Nossa, concordo totalmente contigo!
    Parece que algumas pessoas ficam com ciúmes mesmo, querendo ser as únicas a ter "conhecido" aquele livro.Acho muito bom que as pessoas tenham essa hábito, é triste ver que não tinham antes, mas nunca é tarde para ter o gosto da leitura.
    e-nquantoisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você. Que bom seria se essa modinha se espalhasse, contagiasse todo mundo e chegasse aos menos favorecidos. Quanto mais gente lendo, melhor. Melhora a educação, o pensamento crítico, agrega cultura e tem mais assunto pra conversar. Que comecem agora, que comecem velhos, mas que não vivam sem nunca começar a ter prazer em ler.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  14. A leitura mostra um outro caminho a muitas pessoas, fico feliz que ela tenha se popularizado, gostaria que virasse mais modinha ainda! Eu leio desde que aprendi a ler, lembro que minha mãe é super responsável pela minha escrita correta, pela minha leitura perfeita. Todos devem ter esse direito. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. "ler é acima de tudo um ótimo exercício que deveria ser incentivado e não hostilizado." Concordo plenamente com cada palavra tua Raíssa.

    Eu digo isso sempre pra minha pequena de 8 anos. Vc não precisa nem ler um livro de 300 páginas. Basta q LEIA ! Qq coisa q te interesse... um gibi, uma revista de moda, o jornal do dia e, pq não o livro de 300 páginas tb, mesmo q ele fale de um elefante apaixonado por uma borboleta ?

    Gente pelo amor de Deus... bons leitores são bons oradores, bons escritores e por aí vai. Ando vendo tantos Blogs com meninas q não conseguem sequer usar palavras no plural. E eu fico tão triste com isso sabe.

    Aí quando mais pessoas começam a se interessar pela leitura ainda tem uns bobinhos q criticam se achando os únicos a ter direito de dizer: "Eu sou leitor !"

    Ah vá ! Q mais e mais gente se interesse por livros ! O Brasil precisa de cultura (boa).

    Parabéns por ter abordado esse tema viu lindona ! Parabéns mesmo !

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  16. Eu bato palmas para quem para e ler um livro por horas e horas com desejo de saber o desfecho. Eu confesso que sou sou de leituras longas, mas parabéns!!
    Tem SORTEIO rolando no meu blog
    clique aqui e participe!
    Beijinhos da Jana
    Jana Nogueira| FanPage| Instagram| Youtube

    ResponderExcluir
  17. Assim como ler virou modinha, criticar ou mostrar a sua opinião na internet, seja ela contra ou a favor tal assunto, também virou modinha. Reflita.

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com você! É realmente muito bom que mais pessoas tenham pegado o hábito da leitura e não vejo motivo algum para criticá-las!
    Muito boa postagem, parabéns!
    Já estou seguindo o blog!!
    http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, passei para conhecer o seu blog, e adorei a postagem também concordo que ler é sempre bom, mesmo que seja só por modinha! Bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito de saber que a leitura tem se propagado. Ler permite ampliar a nossa perspectiva de mundo e somos convidados a melhor interpretar as situações, simplesmente porque aprendemos a pensar sob outros prismas que não apenas os nossos. Isso acontece pelo vínculo que estabelecemos com cada personagem… Aprendemos a entendê-lo e, assim, aprendemos a entender a vida como ele também. <3 Isso é tão rico que não deve pertencer somente a um seleto grupo privilegiado.
    Adorei seu desabafo, flor.

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei!!!
    Com toda a certeza do mundo a sociedade só tem a ganhar com pessoas "leitoras".
    Os livros ampliam horizontes e deixam as pessoas mais críticas.
    Acredito q esse preconceito, aparentemente, tão "bobo" seja apenas o reflexo de uma sociedade, na qual o estatus diz muito do indivíduo e da classe social q ele pertence.
    Bjs,
    Nina
    http://avirge.wordpress.com

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Obrigada por me visitar!
Beijos.

contatoooldr@outlook.com

Canal

Canal
Se inscreva!

Facebook

Estou lendo

Estou lendo
A Maldição do Tigre